O documento orienta contribuintes sobre o novo regime de revisão estrutural de incentivos federais, detalhando critérios técnicos e exceções
Área do Cliente
Notícia
IPI não recuperável e a fronteira da legalidade: o que está em jogo no Tema 1.373 do STJ
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) retomou, no mês de outubro, o julgamento dos Recursos Especiais nº 2198235/CE e nº 2191364/RS, afetados na sistemática dos recursos repetitivos, sob o Tema 1373.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) retomou, no mês de outubro, o julgamento dos Recursos Especiais nº 2198235/CE e nº 2191364/RS, afetados na sistemática dos recursos repetitivos, sob o Tema 1373. A Corte decidirá se o IPI não recuperável incidente sobre a operação de compra de mercadoria para revenda integra a base de cálculo dos créditos da contribuição ao PIS/Pasep e da Cofins. A relatora, ministra Maria Thereza de Assis Moura, apresentou voto desfavorável aos contribuintes, e o ministro Paulo Sérgio Domingues pediu vista, suspendendo o julgamento.
A questão gira em torno da possibilidade de o valor de IPI, quando incorporado ao custo de aquisição das mercadorias, sob a ótica contábil, compor também a base de cálculo dos créditos de PIS e Cofins. Até o ano de 2019, com base na Instrução Normativa n° 1.911/209 e na Solução de Consulta COSIT n° 579/2017, a Receita Federal admitia esse creditamento.
O ponto de virada veio após a edição das Instruções Normativas nº 2.121/2022 e nº 2.152/2023 pelo órgão federal, que alteraram o entendimento anteriormente adotado quanto à apuração de créditos de PIS e Cofins. Essas normativas modificaram a forma de interpretação das Leis nº 10.637/2002 e nº 10.833/2003, restringindo a possibilidade de aproveitamento do crédito referente ao IPI não recuperável, comprometendo diretamente a efetividade do regime não cumulativo.
Na verdade, o que está em cheque aqui é o alcance da competência normativa da Receita Federal para disciplinar os aspectos operacionais do sistema de créditos sem, contudo, haver uma modificação no conteúdo das leis que regem a matéria. As referidas Instruções Normativas, ao limitarem o direito ao crédito sem a devida alteração legislativa, suscitam questionamentos sobre sua validade jurídica e conformidade com o princípio da legalidade tributária. Assim, ao restringir o crédito por meio de ato infralegal, a Receita Federal ultrapassa sua função regulamentar.
A controvérsia sobre o IPI não recuperável evidencia a importância da legalidade como garantia de previsibilidade e segurança no sistema tributário. As leis tributárias não são apenas instrumentos de arrecadação, mas limites ao poder estatal e garantias do contribuinte. Quando a Receita Federal, por ato infralegal, restringe direitos previstos em lei, rompe-se a coerência do sistema e mina-se a confiança necessária às relações fiscais.
O resultado do julgamento do Tema 1373 no STJ será determinante para a definição dos limites da atuação administrativa frente a legislação tributária assim como para a consolidação da interpretação sobre o conceito de custo de aquisição na apuração de créditos de PIS e Cofins no regime não cumulativo.
Notícias Técnicas
A Receita Federal, por meio da Solução de Consulta COSIT nº 4/2026, esclareceu os limites de dedução do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ)
O CARF decidiu, por voto de qualidade, negar provimento ao recurso apresentado por uma empresa do setor alimentício que buscava afastar autuação fiscal
O Portal da Nota Fiscal Eletrônica do Gás (NFGás) informou que o ambiente de homologação da NFGas para empresas já está disponível no sistema autorizador da Sefaz Virtual RS
O Comitê Gestor do IBS publicou quatro cartilhas com orientações técnicas sobre os impactos dos documentos fiscais eletrônicos DFe
Notícias Empresariais
Inteligência emocional no trabalho não é apenas saber o que dizer. É saber quando o silêncio temporário protege a decisão
Quando o trabalho volta a fazer algum sentido, mesmo que não seja ideal, algo se reorganiza
A proteção de dados é caracterizada por investimentos em cibersegurança, governança, normas e cultura de privacidade
O Banco Central aumentou sua estimativa de crescimento da economia brasileira neste ano
PIX em 2026: 5 erros que podem levar seu negócio à malha fina e como evitá-los
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional