A Receita Federal informa que foi identificada uma instabilidade no sistema, o que causou lentidão no processamento de opções de novas empresas
Área do Cliente
Notícia
Receita Federal usa IA para clusterizar e avaliar Cnaes contra fraudes
A Receita Federal confirmou que está trabalhando em um projeto para organizar a leitura por meio de algoritmos de inteligência artificial do Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae)
A Receita Federal confirmou que está trabalhando em um projeto para organizar a leitura por meio de algoritmos de inteligência artificial do Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae), o instrumento de padronização de códigos de atividade e dos critérios de enquadramento de empresas no país.
Durante o 15º Congresso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (PLDFT) da Febraban, Pedro Frantz, auditor fiscal da Receita confirmou a iniciativa nesta quinta-feira, 23. Explicou que a ideia é usar dados setoriais e transacionais para evoluir com os algoritmos da Receita no Cnae para detectar heterogeneidade nos setores e inconsistências cadastrais. Essas ações serão feitas por meio de clusterização e criação de perfis comparativos de comportamento setorial.
De acordo com o auditor, o projeto busca não ser punitivo, mas dar um apoio aos auditores fiscais na avaliação de riscos de uma empresa ser fraudadora, por exemplo. Reforçou que a ideia é compreender comportamentos, isso considerando que a atividade econômica real de uma empresa com Cnae pode evoluir, crescer, diversificar ou mudar.
Frantz afirmou ainda que a Receita Federal está começando a utilizar inteligência artificial no cotidiano de suas tarefas, em especial com organização e análise de dados. É o caso do Projeto Analytics, que permite aos auditores criarem painéis e ferramentas de detecção de anomalias por meio de algoritmos de IA que tem como casos de uso avaliar inconsistência cadastral, incoerência de Cnae e análise de relações entre endereços, vínculos e empresas de fachada. Com o Analytics, os profissionais conseguiram reduzir o tempo de uma das análises financeiras de duas horas para 15 minutos.
Gustavo Caldas, diretor responsável pelas áreas de prevenção à lavagem de dinheiro e compliance do C6 Bank (Android, iOS), afirmou que a iniciativa é bem-vinda, em especial se tiver a possibilidade de troca de informações entre o setor privado financeiro e o órgão governamental.
IA e biometria no combate à fraude
Durante painel no LPDFT, os executivos também defenderam novas formas de combater fraudes e lavagem de dinheiro com IA e biometria. Caldas, do C6, afirmou que o banco utiliza modelos de IA para validação cadastral e detecção de fraude em empresas, como ao cruzar dados de endereço da empresa e do sócio, Cnae, porte, faturamento e comportamento transacional para confirmar se uma empresa é fidedigna ou não.
Por sua vez, Mateus Vendramini Polizeli, superintendente de analytics e PLDFT do Itaú (Android, iOS), afirmou que o setor pode se beneficiar do uso de inteligência artificial e georreferenciamento para avaliar a idoneidade de uma empresa. Como usar essas tecnologias para validar localidade e coerência espacial de empresas e sócios para confirmar se existe uma empresa no endereço declarado.
Caldas disse ainda que os bancos estão bem estruturados para combater fraudes de liveness e que as instituições não sofrem mais com isso, apesar de haver tentativas. Por sua vez, Frantz, da Receita, afirmou que a Carteira de Identidade Nacional (CIN) pode colaborar para não ter mais fraudes, uma vez que terá CPF, QR Code e biometrias unificados nacionalmente e, com isso, os fraudadores não conseguem utilizar o CPF em outro estado.
Notícias Técnicas
A RF confirmou, mais uma vez, que desde 1º de janeiro de 2024 os créditos presumidos de ICMS não podem mais ser excluídos da base de cálculo do IRPJ e da CSLL
Entenda a importância da NR-01, riscos psicossociais e a fiscalização integrada do MTE e MPT
Publicada tabela de correlação entre os itens/subitens de serviço do Anexo da Lei Complementar Nº 116/2003
A DCTFWeb passou a ter, em 2025, um papel central na gestão tributária das empresas brasileiras. Desde março, a obrigação acessória deixou de consolidar apenas contribuições previdenciárias
Notícias Empresariais
Ataques de phishing com IA têm taxa de sucesso 4 vezes maior. Saiba como proteger sua empresa dessa nova ameaça
A Black Friday já está batendo na porta, mas nem todos os empreendedores conseguem surfar nessa onda
Por que empresas que fortalecem a segurança psicológica têm equipes mais engajadas, produtivas e humanas sem silenciar emoções
Entenda as mudanças da LCP 214/2025 e prepare sua empresa para o novo sistema tributário
Especialista destaca medidas práticas e acessíveis para que micro e pequenas empresas alcancem conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional