Novas regras para multas por atraso na entrega (MAED) do PGDAS-D e na DEFIS começam em 01 de Janeiro de 2026
Área do Cliente
Notícia
TRF-6 libera indústrias da obrigação de divulgar relatórios salariais
Decisão limita efeitos de decreto e portaria do MTE e garante, por ora, sigilo às indústrias do Estado
A 4ª turma do TRF da 6ª Região decidiu suspender, em caráter provisório, a obrigatoriedade de publicação dos relatórios de transparência salarial e de critérios remuneratórios prevista no decreto 11.795/23 e na portaria MTE 3.714/23.
A medida vale para todas as empresas do setor industrial em Minas Gerais com mais de cem empregados.
O caso
A ação foi proposta pela Fiemg - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, que contestou a legalidade dos atos normativos sob o argumento de que eles extrapolam os limites da lei 14.611/23, que trata da igualdade salarial entre homens e mulheres.
Para a entidade, a regulamentação impôs obrigações não previstas em lei, como a ampla divulgação de dados sensíveis, com risco de violação à LGPD e de práticas anticoncorrenciais.
O juízo da 10ª vara Federal de Belo Horizonte havia negado liminar à Fiemg, mas a decisão foi revertida pelo relator do agravo de instrumento, desembargador Lincoln Rodrigues de Faria, que reconheceu a plausibilidade dos argumentos apresentados.
Voto do relator
Para o magistrado, os atos do Executivo extrapolaram o poder regulamentar ao criar obrigações autônomas não previstas na lei, como a forma detalhada de exposição das remunerações e critérios de promoção interna.
Segundo ele, ainda que os dados fossem anonimizados, em muitas estruturas empresariais seria possível identificar os profissionais, especialmente em cargos de direção ou funções específicas, o que afrontaria a LGPD.
O relator também destacou parecer técnico do Cade que apontou riscos de práticas anticoncorrenciais decorrentes da ampla publicidade das informações salariais, já que poderiam favorecer coordenação entre concorrentes.
Com base nisso, votou por dar provimento ao agravo e confirmar a suspensão da exigência de divulgação dos relatórios, limitada às indústrias de Minas Gerais com mais de cem empregados.
Processo: 6002221-05.2024.4.06.0000
Notícias Técnicas
Norma inclui mais 85 benefícios fiscais e atualiza regras de informação à Receita Federal
O Fisco publicou, nesta 2ª feira (15.dez.2025), um informe técnico que traz orientações relacionadas as tabelas cClasstrib
O novo relatório na Câmara do 2º projeto de lei que regulamenta a reforma tributária rejeitou as mudanças que o Senado determinou na lei que instituiu o Simples Nacional
Foi com grande alarde que muitos profissionais que publicam posts e informações nas redes sociais comemoram a publicação da Solução de Consulta COSIT nº 244/2025
Notícias Empresariais
A maioria das empresas perde clientes por um erro emocional, não por um erro técnico
Quando ignorada, a sobrecarga torna-se a porta de entrada para a exaustão e o burnout, e é muito mais comum do que a maioria dos líderes imagina
Com pico de contratações temporárias e múltiplas demandas, Inteligência Artificial ganha protagonismo ao automatizar triagens, onboarding e escalas no mês mais crítico para o RH
Reforma tributária, gestão de caixa e uso de dados pressionam empresas a rever competências financeiras
Instituição aderiu ao Programa Acredita no Primeiro Passo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional