As mudanças entram em vigor a partir de janeiro de 2026 e buscam alinhar o sistema às atualizações trazidas pela Reforma Tributária sobre o Consumo e outros aprimoramentos técnicos
Área do Cliente
Notícia
Senado adia votação do 2º projeto de regulamentação da reforma tributária para a próxima 3ª feira
O Senado Federal adiou para a próxima 3ª feira (30.set.2025) a votação em plenário do 2º projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária (PLP 108 de 2024).
O Senado Federal adiou para a próxima 3ª feira (30.set.2025) a votação em plenário do 2º projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária (PLP 108 de 2024).
O anúncio foi feito pelo presidente da Casa Alta, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), durante o início da atual sessão. Ele afirmou ter sido um pedido do relator do texto, Eduardo Braga (MDB-AM).
O motivo central para o adiamento foi o volume de emendas recebidas ao projeto no plenário Senado. Foram mais de 100 sugestões em 1 dia. Eram 39 protocoladas pelos congressistas até o início da tarde de 3ª feira (23.set). O número aumentou para 156 até as 16h40 desta 4ª feira (24.set).
Alcolumbre disse que o prazo para envio das proposições vai encerrar até 23h59 desta 4ª feira. Assim, Braga ganha fôlego para analisar as alterações.
“Teríamos esses 7 dias para que os senadores e as senadoras que apresentaram novas alterações –seja de destaque, de alterações ou de emendas–
pudessem conversar com ele [Braga]”, declarou o presidente do Senado.
Quando aprovado no plenário da Casa, o texto voltará à Câmara dos Deputados. Será relatado por Mauro Benevides (PDT-CE), que cuidou do projeto quando passou pela 1ª vez na Casa Baixa.
Um dos principais pontos do PLP é a criação do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), formado por indicados pelos estados e municípios. O colegiado será responsável por fiscalizar e colocar em prática a execução do novo tributo.
O texto foi aprovado inicialmente na Câmara em outubro de 2024. Passado quase um ano, sofreu muitas alterações enquanto estava nas mãos de Braga. Destacam-se as alterações na lei complementar já sancionada sobre o tema (LC 214 de 2025).
Notícias Técnicas
Programa de Transação Integral (PTI) almeja arrecadar R$ 9 bilhões, oferecendo descontos substanciais e flexibilização de pagamento baseada no potencial de recuperação do crédito
O governo lançou nesta 3ª feira (30.set.2025) um novo pacote de schemas no âmbito BPe, da NFCom, do NFAg e da NF3e
Muita gente ainda está com dúvidas sobre as adaptações da NF-e e da NFC-e
Entenda as mudanças no Simples Nacional com a LC 214/2025 e o novo IBS/CBS
Notícias Empresariais
Quem entende que valor pode vir em diferentes formas não apenas fecha acordos melhores, mas também constrói confiança e reputação no mercado
Sebrae: em quase 10 anos, proporção de micro individuais trabalhando em casa caiu de 53% para 36%
Descubra como a voz autêntica dos colaboradores pode fortalecer a cultura, engajar equipes e impulsionar a reputação das empresas no mercado
Análise de especialistas aponta para cenário desafiador com juros elevados e conjuntura internacional instável
Meio necessário para viabilizar as estratégias, o orçamento não deve ser o objetivo-fim
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional