A Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil publica a 2ª edição do Manual de Atendimentos NAF – Passo a passos executivos
Área do Cliente
Notícia
Contador e o eSocial: mudanças exigem maior atenção
O eSocial 2025 e seus efeitos na rotina contábil: simplificou ou complicou?
Em 2025, o eSocial passou por ajustes importantes para tornar o sistema mais integrado e eficiente. As mudanças fazem parte da versão S-1.3, que já vinha sendo implementada gradualmente.
A principal novidade é a substituição da DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte), que a partir de 2025 passou a ter transmissão exclusivamente por meio do eSocial e da EFD-Reinf. Isso elimina a necessidade de enviar uma declaração separada, centralizando as informações em um único lugar.
A seguir, detalhamos os pontos principais que sofreram mudanças em 2025.
O que é o eSocial?
Em primeiro lugar, vale lembrar o que é o eSocial. Trata-se de uma plataforma do governo federal em novembro de 2018, e serve para facilitar e minimizar a burocracia das empresas ao reportarem informações sobre seus funcionários.
Em outras palavras, é o sistema de escrituração digital (das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas). Todas as empresas que têm um funcionário, ou mais, são obrigadas a aderir ao uso da plataforma eSocial.
Mudanças no eSocial em 2025
1. Substituição da DIRF
A principal e mais significativa mudança foi a completa substituição da DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte). A partir de 2025, as informações que antes tinham o envio anualmente por meio da DIRF agora transmitem-se de forma mensal e contínua pelo eSocial e pela EFD-Reinf.
- No eSocial: A declaração de rendimentos e o Imposto de Renda (IRRF) dos trabalhadores assalariados são informados por meio do evento S-1210 (Pagamentos de Rendimentos do Trabalho).
- Na EFD-Reinf: Esta declaração, que também faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), recebe os dados de retenção de Pessoas Jurídicas (o chamado “IRFPJ”) e rendimentos de outras fontes.
Com essa centralização, a Receita Federal tem acesso aos dados em tempo real, eliminando a necessidade de uma declaração anual e reduzindo a burocracia para as empresas.
2. Mais Detalhes sobre a Folha de Pagamento
Para garantir uma apuração tributária mais precisa, o eSocial exige agora informações mais granulares em relação à folha de pagamento, com novos campos nos eventos S-1010 e S-1200:
- Dependentes e Pensão Alimentícia: Detalhes sobre dependentes e o cálculo de pensão alimentícia judicial. Isso permite que a Receita Federal fiscalize se as deduções do IRRF estão sendo aplicadas corretamente.
- Deduções e Reembolsos de Plano de Saúde: Novos campos para informar com precisão as deduções de IRRF relacionadas a planos de saúde e seus reembolsos. Essa mudança está alinhada ao novo cenário de modelos flexíveis de planos de saúde, garantindo a conformidade fiscal.
- Empréstimos Consignados: Aprimoramento na forma como os descontos de empréstimos consignados são informados, especialmente para novas linhas de crédito.
3. Integração com a DCTFWeb
A integração dos dados do eSocial com a DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos) foi aprimorada. Agora, as informações de contribuições sociais, IRRF, e FGTS têm transmissão de forma mais fluida, permitindo que a DCTFWeb gere as guias de pagamento (DARF) automaticamente, a partir dos dados que recebe.
Essa automação reduz o risco de erros humanos e divergências entre as declarações, simplificando o processo de recolhimento de tributos para as empresas.
4. Processos Trabalhistas
Uma nova funcionalidade permite que as empresas informem dados sobre processos trabalhistas diretamente no eSocial. Esse recurso centraliza as informações sobre decisões judiciais, acordos e pagamentos relacionados a litígios trabalhistas, garantindo que os tributos e o FGTS devidos sejam calculados e recolhidos corretamente, de acordo com o que foi definido pela Justiça.
Essas mudanças visam um sistema de declaração mais robusto e interconectado, facilitando o trabalho das empresas ao mesmo tempo que reforçam a fiscalização por parte do governo.
Conclusão
Por fim, a nova realidade exige mais atenção aos detalhes, mas promete um processo mais fluído e menos burocrático, alinhando a profissão contábil às exigências de um mercado cada vez mais digitalizado.
Notícias Técnicas
Principais regras, obrigações acessórias e prazos de recolhimento do IRRF conforme a Lei nº 15.270/2025
As alterações abrangem a redução do imposto devido, a tributação mensal das altas rendas e o ComprovaBet
Último dia para pagamento dos documentos de arrecadação será 30 de dezembro (terça-feira)
A Receita Federal disse nesta 5ª feira (18.dez.2025) que é bastante simples garantir o direito à não retenção do IRRF no caso de lucros apurados até 2025.
Notícias Empresariais
Uso indevido de dados no treinamento dessas ferramentas e vigilância excessiva são apontados pelos principais riscos. Confira também outros destaques de Legislação
Quando a empresa reduz o risco social de tentar e aumenta a clareza do que importa, o brilho volta
A equação é simples. IA não cria inteligência do nada. Ela amplifica aquilo que a empresa já tem
Erros de planejamento e na gestão financeira são os principais responsáveis pelo fechamento de 60% das pequenas empresas com menos de cinco anos no país
Prática cresceu com o aumento da preocupação com a saúde mental e sua relação com os indicadores de produtividade, engajamento e retenção
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional