A Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil publica a 2ª edição do Manual de Atendimentos NAF – Passo a passos executivos
Área do Cliente
Notícia
Fim da burocracia com a NFS-e: como a Reforma exige um novo papel do Contador
Entenda os impactos da NFS-e padrão na rotina contábil e prepare-se para as mudanças
A Nota Fiscal de Serviços (NFS-e) passará por uma grande transformação, saindo do modelo atual, que é uma colcha de retalhos de leis municipais, para um padrão único em todo o Brasil.
Esse novo sistema será mais unificado e digital, exigindo que os emissores de notas fiscais se adaptem a novos campos e validações, como os detalhes das alíquotas de IBS e CBS, além de informações sobre o local de destino do serviço.
A NFS-e não será apenas um documento, mas uma ferramenta conectada. Ela estará integrada aos sistemas do Comitê Gestor do IBS e da Receita Federal, com validações automáticas e em tempo real. Isso trará mais transparência e rastreabilidade às operações, mas também exigirá um novo nível de preparo técnico.
O Novo Papel do Contador
Com a nota fiscal se tornando o ponto central da arrecadação no novo sistema tributário, o contador terá um papel mais estratégico e menos burocrático. Será fundamental que ele:
- Atualize cadastros de clientes e fornecedores.
- Monitore a classificação correta dos serviços.
- Fique atento às regras de destino e incidência.
Na prática, isso exigirá a requalificação da equipe, a atualização constante dos sistemas e uma comunicação mais próxima com a área de TI e com os clientes. O contador precisará, ainda, acompanhar de perto os regimes de transição e os testes de conformidade.
Os riscos da inércia
O novo sistema fiscal será altamente automatizado e implacável com os erros. A malha fiscal eletrônica, mais rigorosa, identificará rapidamente qualquer inconsistência, podendo gerar autuações e bloqueios de créditos tributários. Empresas que não se adaptarem correm o risco de perder competitividade e prejudicar sua saúde financeira.
Dessa forma, a nova nota fiscal de serviços será um elemento-chave para a conformidade fiscal. Contadores que se anteciparem, estudarem as novas regras e se posicionarem como especialistas nesse novo ambiente fiscal, terão uma vantagem competitiva.
A reforma tributária está a caminho e, com ela, a chance de a contabilidade se destacar como uma peça fundamental na gestão dos negócios.
Notícias Técnicas
Principais regras, obrigações acessórias e prazos de recolhimento do IRRF conforme a Lei nº 15.270/2025
As alterações abrangem a redução do imposto devido, a tributação mensal das altas rendas e o ComprovaBet
Último dia para pagamento dos documentos de arrecadação será 30 de dezembro (terça-feira)
A Receita Federal disse nesta 5ª feira (18.dez.2025) que é bastante simples garantir o direito à não retenção do IRRF no caso de lucros apurados até 2025.
Notícias Empresariais
Uso indevido de dados no treinamento dessas ferramentas e vigilância excessiva são apontados pelos principais riscos. Confira também outros destaques de Legislação
Quando a empresa reduz o risco social de tentar e aumenta a clareza do que importa, o brilho volta
A equação é simples. IA não cria inteligência do nada. Ela amplifica aquilo que a empresa já tem
Erros de planejamento e na gestão financeira são os principais responsáveis pelo fechamento de 60% das pequenas empresas com menos de cinco anos no país
Prática cresceu com o aumento da preocupação com a saúde mental e sua relação com os indicadores de produtividade, engajamento e retenção
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional