e-Financeira : Atualizações no Guia do Desenvolvedor
Área do Cliente
Notícia
Entenda seus direitos ao trabalhar no período noturno
Estima-se que 10% dos brasileiros trabalhem à noite. É bom conhecer os direitos trabalhistas
Trabalhar durante a noite pode ter um impacto diferente na rotina e na saúde do profissional, e por isso a legislação brasileira prevê direitos específicos para quem atua nesse período.
Se você é um trabalhador noturno, é fundamental conhecer esses benefícios para garantir que suas condições de trabalho estejam de acordo com a lei. Acompanhe!
Direito ao Adicional Noturno
O principal direito de quem trabalha à noite é o Adicional Noturno. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a hora de trabalho noturno deve ser remunerada em pelo menos 20% a mais sobre o valor da hora diurna. No caso dos trabalhadores rurais, o percentual mínimo do adicional noturno sobe para 25%.
É importante saber que o período noturno, para fins de adicional, é diferente para trabalhadores urbanos e rurais:
- Trabalhadores Urbanos: Considera-se trabalho noturno aquele realizado entre 22h de um dia e 5h do dia seguinte.
- Trabalhadores Rurais: Para quem trabalha na lavoura, o período noturno é das 21h às 5h.
- Atividades Pecuárias: Para a pecuária, é das 20h às 4h.
Além disso, a CLT estabelece que a hora noturna é reduzida. Enquanto a hora diurna tem 60 minutos, a hora noturna equivale a 52 minutos e 30 segundos. Isso significa que, a cada 52 minutos e 30 segundos trabalhados no período noturno, o empregado já completou uma hora de trabalho.
Na prática, um turno de 8 horas noturnas será computado como mais horas para fins de jornada e remuneração devido a essa redução.
Jornada de trabalho e horas extras
A jornada máxima de 8 horas diárias e 44 horas semanais também se aplica ao trabalho noturno. No entanto, devido à hora noturna reduzida, a duração efetiva do turno pode ser menor para cumprir essa jornada.
Caso o trabalhador noturno exceda a sua jornada contratual, as horas extras também devem ser pagas com o acréscimo legal, que é de no mínimo 50% sobre o valor da hora normal.
E se essas horas extras forem realizadas dentro do período considerado noturno, o cálculo deve incluir também o adicional noturno. Ou seja, o valor da hora extra noturna será maior que o da hora extra diurna.
Intervalos e Descanso Semanal Remunerado (DSR)
Trabalhadores noturnos têm os mesmos direitos a intervalos para repouso e alimentação que os diurnos. Para jornadas acima de 6 horas, o intervalo mínimo é de uma hora. Para jornadas entre 4 e 6 horas, o intervalo é de 15 minutos.
O Descanso Semanal Remunerado (DSR), preferencialmente aos domingos, também é um direito assegurado, e o valor do adicional noturno deve ser considerado no cálculo desse descanso.
Férias, 13º Salário e FGTS
O valor do Adicional Noturno e das horas extras noturnas deve ser integrado ao salário para o cálculo de outros direitos, como:
- Férias: Com o acréscimo de um terço constitucional.
- 13º Salário: A média dos adicionais noturnos recebidos deve compor o valor final.
- Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS): O adicional noturno também serve como base para o depósito de 8% do salário em sua conta do FGTS.
Saúde do trabalhador noturno
Além dos aspectos financeiros, é importante destacar que a legislação busca proteger a saúde do trabalhador noturno. A exposição contínua a um ritmo de trabalho que inverte o ciclo natural do sono pode levar a problemas de saúde.
Por isso, empresas que operam em regime noturno devem estar atentas às condições de segurança e medicina do trabalho, realizando exames periódicos e garantindo um ambiente adequado.
Notícias Técnicas
Portal da Nota Fiscal Eletrônica lança Informe Técnico 2025.002 v1.31 com atualizações para IBS e CBS. Confira as novidades
Prefeituras que não implementarem o sistema até 1º de janeiro de 2026 podem ter repasses voluntários suspensos, segundo regras da reforma tributária
Data Cempro promove webinar sobre o assunto na próxima sexta-feira, 19/12, às 10h
Obrigação tributária exige detalhamento de pagamentos recebidos por profissionais e empresas de saúde
Notícias Empresariais
Se você ainda não incorporou os mais recentes avanços tecnológicos na sua estratégia de tesouraria, não há tempo a perder
Uma cultura barulhenta pode até parecer forte por um tempo. Mas a cultura que dura é a que funciona quando o entusiasmo acaba
Educação corporativa precisa voltar a colocar o aprendiz no centro, conectar teoria à prática e usar a tecnologia de forma estratégica para preparar profissionais para um mundo em constante transformação
A inteligência artificial é uma tecnologia que vem transformando diversos setores, da indústria e educação ao setor jurídico e de saúde
Especialistas apontam que confiança, escuta ativa e cultura forte são fatores decisivos para construir equipes de alta performance
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional