O eSocial terá novas configurações na Tabela 03 a partir de 2026, com alterações em códigos e descrições. Contadores precisam se preparar para as mudanças
Área do Cliente
Notícia
Comissão Tripartite Paritária Permanente define consulta pública para NR 4
Também foram discutidas NRs 6 (EPI), 10 (Eletricidade),15 (Insalubridade),16 (Perigosidade), 22 (Mineração) e 35 (Trabalho em Altura)
Uma consulta pública voltada para a revisão dos graus de risco do Anexo I (Relação da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, com correspondente Grau de Risco – GR) da NR 4 (Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho) será publicada nos próximos dias, conforme decisão da última reunião da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP). O encontro foi realizado nos dias 24 e 25 de junho em Brasília/DF.
As últimas alterações dessa norma regulamentadora ocorreram em 2022, quando a NR 4 ganhou nova redação e depois com a atualização do nome da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio). Na nova consulta pública, serão apresentados os resultados preliminares da metodologia de revisão dos graus de risco.
“É preciso que setores reconhecidamente de risco e perigosos continuem a ser reconhecidos para que sejam adotadas medidas de correção. Deve haver uma atenção especial àquelas atividades que tenham agentes cancerígenos e de alta toxicidade”, avalia o diretor de Conhecimento e Tecnologia, Remígio Todeschini. Ele participou da reunião da CTPP com o presidente da Fundacentro, Pedro Tourinho.
Outras normas regulamentadoras estiveram em pauta. Em relação à NR 6 (Equipamento de Proteção Individual), a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) realizará reunião entre as bancadas de Governo, Trabalhadores e Empregadores e laboratórios de teste de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O objetivo é construir proposta de adaptações de EPIs para pessoas com deficiência, sem que haja qualquer perda de eficácia de proteção.
A NR 22 (Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração) também foi discutida. Haverá ajustes em relação a medidas corretivas de proteção ao calor em minas subterrâneas. Já a redação do Anexo de Poeiras Minerais passará por consulta nas bancadas. “A Fundacentro pode ter um papel importante na discussão de metodologias de verificação de situações inadequadas de saúde e segurança quanto aos ambientes de insalubridade nas minas”, avalia Todeschini.
Haverá encaminhamento de proposta do Anexo de Escadas da NR 35 (Trabalho em Altura), que garanta a efetividade de segurança de escadas avulsas com melhor acompanhamento dos profissionais de SST (Segurança e Saúde no Trabalho).
Já em relação ao Anexo III (Limites de Tolerância para Exposição ao Calor) da NR 15 (Atividades e Operações Insalubres), ficou decidida deliberação futura e nova rodada de reuniões. A Fundacentro se dispôs a organizar um curso para as bancadas sobre a importância do aplicativo Monitor IBUTG , que auxilia trabalhadores, empregadores e profissionais de SST na avaliação da exposição ocupacional ao calor, sem fontes artificiais, em ambientes de trabalho externos, além de possibilitar a indicação de medidas corretivas. A instituição também disponibilizou neste ano nova versão da NHO 06 (Norma de Higiene Ocupacional): avaliação da exposição ocupacional ao calor .
Durante a reunião, também foi informado o andamento das discussões sobre a NR 10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade), o Anexo V (Atividades Perigosas em Motocicleta) da NR 16 (Atividades e Operações Perigosas) e questões gerais das NRs 15 e 16.
Notícias Técnicas
Alterações no Simples Nacional permitem escolha do número de parcelas, prazos de até 60 meses e adesão 100% online
Agosto como divisor de águas: como as empresas podem se preparar para a nova legislação tributária
Em 11 de agosto de 2025, foi sancionada a Lei nº 15.191/2025, que ajusta a tabela progressiva mensal do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)
Nova portaria altera critérios para contratação de serviços de TI, com reajuste salarial, novas exigências de experiência e fim da fiscalização trabalhista obrigatória
Notícias Empresariais
No Brasil, quase 12 milhões de pessoas vivem sozinhas. Movimento reflete mudanças de comportamento, novas demandas de consumo e um mercado imobiliário que aposta nos compactos de luxo
Negócios que tratam a incerteza como gatilho para inovação constroem resiliência, se destacam da concorrência e criam bases sólidas para prosperar no longo prazo
Até 2030, jovens de 16 a 30 anos representarão 58% dos profissionais no mundo. Eles querem mais do que um bom salário: exigem propósito, flexibilidade e respeito
Monitoramento e resposta a ameaças em tempo real
A previdência privada empresarial vem ganhando protagonismo como um dos principais diferenciais na escolha por uma nova colocação no mercado de trabalho
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional