Começa a valer agora em maio a nova tabela do imposto de renda (IR), com a faixa de isenção progressiva mensal ampliada.
Área do Cliente
Notícia
Ciclo de validação cadastral do governo federal atinge adesão de 34%
Prazo se encerrará em 30 de abril
O Ciclo 2025 da Validação Cadastral, iniciado no dia 1º de março, já conta com a adesão de cerca de 167 mil participantes, o que representa 34% do total esperado até o fim do prazo, que é 30 de abril. A atualização dos dados cadastrais, incluindo número de telefone, endereço e setor de atuação, é obrigatória para todos os agentes públicos ativos, estagiários, aposentados e pensionistas.
A maior parte das validações até o momento foi realizada por agentes públicos ativos, com 105 mil registros concluídos, o que equivale a 46,73% da adesão entre esse grupo. Entre os aposentados, 42,7 mil já realizaram o procedimento, representando 27,03% do total esperado. Os pensionistas somam 18 mil cadastros (9,43%), e os estagiários, 983 (23,15%).
O procedimento de Validação Cadastral deve ser realizado exclusivamente na plataforma SouGov.br, disponível tanto no aplicativo quanto no site oficial (https://sougov.sigepe.gov.br/). Os agentes públicos ativos precisam seguir cinco etapas, enquanto aposentados e pensionistas precisam concluir apenas três. Uma novidade deste ano é que aposentados e pensionistas podem realizar a prova de vida logo após a conclusão da validação cadastral.
A atualização é obrigatória conforme a Portaria MGI 1.035, de 23 de fevereiro de 2024. A não realização da validação dentro do prazo pode resultar em penalidades para os servidores ativos, incluindo a abertura de um processo administrativo passível de advertência.
Crescimento acelerado
Antônio Fiuza, diretor de Soluções Digitais da Secretaria de Pessoas (SGP) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), destacou que o índice de 34% de cadastros validados nos primeiros 20 dias está dentro das expectativas.
De acordo com Fiuza, a porcentagem de adesão tende a crescer de forma mais acelerada nos próximos meses, especialmente a partir de abril, assim como ocorreu nos ciclos anteriores.
Fiuza também fez um alerta sobre a segurança do processo de validação. Ele enfatizou que os servidores não devem compartilhar seus dados com terceiros, nem clicar em links recebidos por WhatsApp ou utilizar outros canais não oficiais.
— A validação deve ser feita exclusivamente através da plataforma SouGov.br para garantir a segurança e privacidade dos dados.
Notícias Técnicas
Em live especial pelo Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, MTE destaca número de ocorrências, setores mais afetados e reforça a importância da prevenção nos ambientes laborais
Base de dados substitui gradativamente os sistemas Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)
O reembolso é feito quando o cidadão precisa comparecer à avaliação social/médica em localidade diferente de onde mora
Para saber de forma segura se houve desconto de mensalidade associativa no seu contracheque, verifique diretamente pelo Meu INSS (site ou app)
Notícias Empresariais
A partir de 26/03/2025, o MEI pode fazer até três pedidos de desenquadramento, mas há algumas condições para que isso ocorra
Expectativa do mercado aponta para a sexta alta seguida da Selic, com aumento de 0,5 ponto, chegando a 14,75% ao ano
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou alta de 0,43% em abril, 0,21 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa registrada em março (0,64%)
Corte de até 20% no bônus surpreende auditores e é visto como retaliação à greve; Sindifisco promete intensificar mobilização
O limite individual para dedução é de R$ 3.561,50, abrangendo tanto os gastos do próprio declarante quanto os de seus dependentes. É crucial que o contribuinte esteja atento ao declarar essas despesas, evitando erros que possam resultar em penalidades
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.