A Lei 11.419/2006, que regulamenta o processo eletrônico, prevê esse limite
Área do Cliente
Notícia
Importância da perícia médica para a concessão do adicional de 25% na aposentadoria por invalidez
Entenda os critérios médicos para a concessão do adicional de 25% na aposentadoria por invalidez.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concede um adicional de 25% no valor da aposentadoria por invalidez aos segurados que necessitam de assistência permanente de outra pessoa. Especialista em perícia médica explica quais os critérios médicos avaliados para concessão do adicional.
O adicional de 25% no valor da aposentadoria por invalidez para os segurados que precisam da assistência permanente de outra pessoa estão previsto no artigo 45 da Lei nº 8.213/1991. A médica Caroline Daitx, especialista em medicina legal e perícia médica, explica que a concessão do adicional depende de uma avaliação minuciosa das condições de saúde do segurado. "As doenças que justificam a necessidade de assistência permanente são aquelas que comprometem significativamente a autonomia do paciente, impedindo-o de realizar atividades diárias sem auxílio", afirma.
De acordo com o Decreto nº 3.048/99, as condições que justificam a necessidade de assistência permanente incluem: cegueira total; perda de nove dedos das mãos ou mais; paralisia dos dois membros superiores ou inferiores; perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese é impossível; perda de uma das mãos e de dois pés, mesmo que a prótese seja possível; perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese é impossível; alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social; doença que exige permanência contínua no leito e incapacidade permanente para as atividades da vida diária.
A especialista reforça que esse rol é exemplificativo, ou seja, outras condições médicas que demandem assistência permanente também podem ser consideradas para a concessão do adicional. "Cada caso deve ser avaliado individualmente, levando em conta não apenas a patologia em si, mas o impacto funcional na vida do segurado", destaca.
A concessão do adicional requer uma avaliação pericial realizada por um médico do INSS. Essa avaliação inclui exame físico detalhado, análise de exames complementares (laboratoriais, de imagem, histopatológicos) e revisão de relatórios médicos pertinentes. O perito tem acesso aos prontuários médicos do periciado no Sistema Único de Saúde (SUS), desde que haja consentimento prévio do segurado e seja garantido o sigilo dos dados. Após a perícia, o resultado está sujeito à aprovação do supervisor da perícia médica.
Caso o pedido do adicional seja negado, a médica alerta que o segurado pode recorrer tanto administrativamente quanto judicialmente. “Administrativamente, é possível solicitar nova perícia médica através do sistema do INSS. Judicialmente, o segurado pode contestar o resultado por meio de ação judicial. Contar com a assessoria de um perito assistente pode aumentar as chances de sucesso no recurso, auxiliando na identificação de possíveis falhas na documentação ou na comprovação da necessidade do adicional”, ressalta Daitx.
Fonte: Caroline Daitx: médica especialista em medicina legal e perícia médica.
Notícias Técnicas
Sindicatos e entidades de classe autorizadas a cobrar suas mensalidades associativas diretamente dos benefícios previdenciários que seus filiados recebem do INSS
Ao longo desta semana, os dois países debaterão dispositivos do acordo e do ajuste administrativo
Presidente do INSS já disse que pagamentos serão feitos como parte do benefício dos pensionistas e aposentados. Mas ainda não há uma data nem uma logística definida para o ressarcimento.
Grupo Especial avança na construção de proposta de Plano de Ressarcimento Excepcional para os aposentados e pensionistas
Notícias Empresariais
Estimativa é que 42 mil microempreendedores individuais sejam beneficiados com o recurso. Em evento, instituição também fechou acordo de R$ 400 mi com o Sicoob.
A partir desta segunda-feira, 5 de maio de 2025, o WhatsApp deixará de funcionar em iPhones que utilizam versões do sistema operacional iOS abaixo da versão 15. Isso inclui modelos mais antigos, como iPhone 4, 4S, 5 e 5C, que não são compatíveis com essa atualização. Essa mudança afeta diretamente os usuários desses aparelhos, que precisarão adaptar-se a novas soluções para continuar usando o aplicativo de mensagens.
Vagas passaram de 513 para 531 em razão do aumento da população
Indicador Inaf esclarece o que determina se uma pessoa é analfabeta funcional ou funcionalmente alfabetizada no Brasil
Médicos e profissionais da saúde que se organizam e buscam assessoria contábil profissional pagam menos impostos e trabalham com mais tranquilidade sabendo que estão dentro da lei
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional