O Ajuste SINIEF nº 30/2025, prorrogou algumas alterações importantes na NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica)
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Contabilidade: Evite pedidos de serviços gratuitos disfarçados de dúvidas
Algumas perguntas vinda de colegas podem ser um pedido de serviço gratuito disfarçado, infelizmente profissionais de contabilidade e algumas outras áreas sofrem com isso, mas é preciso saber como reagir
Algumas perguntas vinda de colegas podem ser um pedido de serviço gratuito disfarçado, infelizmente profissionais de contabilidade e algumas outras áreas sofrem com isso, mas é preciso saber como reagir.
Em todas as áreas os profissionais precisam se valorizar, permitir que tratem a sua profissão como algo gratuito pode ser um erro gigantesco. É fundamental reconhecer que aquela pessoa que vive querendo tirar dúvidas ou pedindo a sua ajuda para uma coisa “simples”, está tentando obter seus serviços gratuitamente.
Explicaremos neste artigo como se livrar de alguns inconvenientes que surgem disfarçados de dúvidas inocentes.
Entenda quando estão tentando te desvalorizar
Decidir ajudar alguém voluntariamente por uma ação de caridade é algo normal, que pode acontecer algumas vezes. Porém, pessoas tentando forçar você a prestar serviços gratuitos é algo que não deve ser aceito, sendo fundamental evitar que isso aconteça.
O período de Imposto de Renda está se aproximando, portanto, os meses de março a maio podem ser bastante agitados para os contadores, por ser quando mais pedidos inconvenientes começam a aparecer.
Nesta época muitas pessoas precisam resolver problemas no Imposto de Renda para enviar a declaração, por exemplo: quem caiu na Malha Fina em 2024 e não resolveu, estará em busca de ajuda. Além disso, pessoas que preferem fazer a declaração “sozinhas” podem surgir com dúvidas “pontuais”.
Profissionais de contabilidade, estabelecer limites é fundamental!
Responder dúvidas é diferente de fazer um tutorial completo de como declarar Imposto de Renda e o contador precisa entender isso. Além disso, não pode existir isso de resolver problemas gratuitamente para pessoas que deveriam pagar pelos seus serviços.
Usamos o IR como exemplo, mas isso pode acontecer em diversos outros serviços. Aprender a estabelecer limites é fundamental para que você não acabe prestando serviços gratuitamente.
Seja educado, responda às perguntas básicas e, em determinado momento da conversa, explique sobre os seus serviços e valores, mas não deixe que uma pessoa te induza a prestar serviços gratuitamente. Limites vão preservar as suas amizades e valorizar a sua profissão.
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