Descontos eram realizados na folha de pagamento dos benefícios previdenciários de aposentados e pensionistas
Área do Cliente
Notícia
Presidente do CFC participa de evento sobre governança e destaca importância do tema para a contabilidade
Em sua explanação, o presidente do CFC destacou a estrita relação entre a contabilidade e a governança
O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, participou, na manhã desta quinta-feira (11), da abertura do 17º Seminário de Governança Municipal para Prefeitos, Gestores e Contadores Públicos, realizado em São Luís (MA). Em sua explanação, o presidente do CFC destacou a estrita relação entre a contabilidade e a governança.
“A contabilidade é a ciência da informação. Não há como se falar em transparência e controle dissociados da contabilidade. É ela que gera os instrumentos para a transparência. Os frutos da contabilidade dependem, sobretudo, de uma boa estrutura de governança, transparência, conformidade, compliance”, apontou.
Aécio Dantas ressaltou, ainda, a necessidade de os profissionais da contabilidade se apropriarem cada vez mais do tema tratado pelo evento. “Esse evento tem também o sentido de mostrar que os profissionais de contabilidade precisam se apropriar de um tema tão importante e que faz parte da ordem do dia da nossa atuação profissional. Ninguém melhor que o profissional contábil para atuar numa área tão relevante como a administração pública”, asseverou.
Augusto Nardes, ministro do TCU; Ana Lígia Martins, presidente do CRCMA; e o presidente do CFC, Aécio Dantes em evento sobre governança.
Anfitriã do seminário, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRCMA), Ana Lígia Martins, destacou o empenho da sua gestão em levar o evento para o Estado. “Esse seminário é mais uma prova do nosso incansável esforço de entregar ao profissional da contabilidade o que há de melhor para a classe contábil maranhense”, disse.
Participaram ainda da cerimônia de abertura do evento o superintendente de Rede Varejo da Caixa Econômica Federal, Romero Emmanuel Cavalcanti Silva; a presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Elvira Gomes Santiago; o secretário da Transparência e Controle do Maranhão, Raul Cancian Mochel, que representou o governador do Estado na ocasião; e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da Rede Governança Brasil (RGB), Augusto Nardes.
O evento
O Seminário de Governança Municipal para Prefeitos, Gestores e Contadores Públicos tem como objetivo apresentar aos gestores as últimas estratégias de governança e gestão pública eficiente. Nesta edição, o evento conta com a participação de mais de 500 profissionais da contabilidade e de áreas afetas, que acompanham as atividades de forma virtual e presencial.
O evento foi organizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), em conjunto com a Rede Governança Brasil (RGB) e o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), com patrocínio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), do Portal de Compras Públicas e da Caixa. Apoiam o evento o CRCMA, o Programa de Governança Municipal (PRONAGOV), a Escola Brasileira de Direito (EBRADI) e a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio do Maranhão (SEINC).
Notícias Técnicas
É possível verificar diretamente pelo Meu INSS, site ou app
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, entre os dias 29 e 30 de abril, o workshop “Capacitação de multiplicadores das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Ciências Contábeis”, em Brasília
Registro no CRC é obrigatório para exercer a contabilidade. Veja o que pode ou não ser feito sem essa habilitação profissional.
Mesmo quem não foi encontrado não precisa se preocupar: bloqueio de pagamento por falta de comprovação de vida foi suspenso por seis meses
Notícias Empresariais
Médicos e profissionais da saúde que se organizam e buscam assessoria contábil profissional pagam menos impostos e trabalham com mais tranquilidade sabendo que estão dentro da lei
No Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral no Trabalho (2/5) saiba o que o Judiciário Trabalhista vem fazendo para combater a prática
O acordo histórico é o mediado pelo TST entre a Vale e os familiares das vítimas da tragédia de Brumadinho
Os principais motivos pela alta são: alta do dólar e as tarifas americanas. Especialistas recomendam trocar o índice: do IGP-M pelo IPCA.
Relatório do Tesouro Nacional indica que cenário global teve influência determinante sobre o comportamento da dívida, em meio às incertezas quanto à política tarifária dos Estados Unidos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.