O parecer do senador Eduardo Braga para o 2º projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária (PLP 108 de 2024) trouxe algumas mudanças sobre a aplicação de multas e penalidades
Área do Cliente
Notícia
Presidente do CFC participa de evento sobre governança e destaca importância do tema para a contabilidade
Em sua explanação, o presidente do CFC destacou a estrita relação entre a contabilidade e a governança
O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, participou, na manhã desta quinta-feira (11), da abertura do 17º Seminário de Governança Municipal para Prefeitos, Gestores e Contadores Públicos, realizado em São Luís (MA). Em sua explanação, o presidente do CFC destacou a estrita relação entre a contabilidade e a governança.
“A contabilidade é a ciência da informação. Não há como se falar em transparência e controle dissociados da contabilidade. É ela que gera os instrumentos para a transparência. Os frutos da contabilidade dependem, sobretudo, de uma boa estrutura de governança, transparência, conformidade, compliance”, apontou.
Aécio Dantas ressaltou, ainda, a necessidade de os profissionais da contabilidade se apropriarem cada vez mais do tema tratado pelo evento. “Esse evento tem também o sentido de mostrar que os profissionais de contabilidade precisam se apropriar de um tema tão importante e que faz parte da ordem do dia da nossa atuação profissional. Ninguém melhor que o profissional contábil para atuar numa área tão relevante como a administração pública”, asseverou.
Augusto Nardes, ministro do TCU; Ana Lígia Martins, presidente do CRCMA; e o presidente do CFC, Aécio Dantes em evento sobre governança.
Anfitriã do seminário, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRCMA), Ana Lígia Martins, destacou o empenho da sua gestão em levar o evento para o Estado. “Esse seminário é mais uma prova do nosso incansável esforço de entregar ao profissional da contabilidade o que há de melhor para a classe contábil maranhense”, disse.
Participaram ainda da cerimônia de abertura do evento o superintendente de Rede Varejo da Caixa Econômica Federal, Romero Emmanuel Cavalcanti Silva; a presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Elvira Gomes Santiago; o secretário da Transparência e Controle do Maranhão, Raul Cancian Mochel, que representou o governador do Estado na ocasião; e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da Rede Governança Brasil (RGB), Augusto Nardes.
O evento
O Seminário de Governança Municipal para Prefeitos, Gestores e Contadores Públicos tem como objetivo apresentar aos gestores as últimas estratégias de governança e gestão pública eficiente. Nesta edição, o evento conta com a participação de mais de 500 profissionais da contabilidade e de áreas afetas, que acompanham as atividades de forma virtual e presencial.
O evento foi organizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), em conjunto com a Rede Governança Brasil (RGB) e o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), com patrocínio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), do Portal de Compras Públicas e da Caixa. Apoiam o evento o CRCMA, o Programa de Governança Municipal (PRONAGOV), a Escola Brasileira de Direito (EBRADI) e a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio do Maranhão (SEINC).
Notícias Técnicas
A medida entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026, observando-se integralmente o princípio constitucional de anterioridade, seguindo as regras estabelecidas pelo artigo 150, inciso III.
Entenda os impactos e como se preparar para o novo cenário até 2032
Por lei, quem não se adaptar deve pagar tributos mesmo no período de teste, mas o maior risco é operacional
Implicações do novo sistema de recolhimento para o fluxo de caixa e a infraestrutura tecnológica
Notícias Empresariais
Levantamento do Sebrae mostra que o país criou 412 mil novos empreendimentos no mês; setor de Serviços lidera
Ao lidar com falhas de forma madura, profissionais mostram resiliência, inteligência emocional e disposição para evoluir
Uma das Comissões da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que eleva o limite de faturamento do MEI para R$ 150 mil ao ano
Houve salto de mais de 1.000% nas contratações em julho, com 6.099 novos contratos firmados
Estimativa aponta que impacto seria de 138 mil empregos perdidos, mas será mitigado pelo pacote de socorro do governo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional