Restituições no Simples agora exigem Pix; regra vale desde 9 de junho e não permite pedidos referentes a tributos pagos há mais de 5 anos.
Área do Cliente
Notícia
Texto sobre offshores está acordado e fala em rapidez de JCP em outro projeto
"O projeto (sobre offshores), já no seu nascimento, quando veio acoplado em uma medida provisória, já veio acordado".
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quarta-feira, 4, que não pode garantir que o projeto de lei que prevê a taxação de offshores e fundos exclusivos será votado e aprovado ainda nesta quarta, mas ressaltou que o tema já vinha sendo discutido desde a semana passada com líderes e que os pontos sugeridos pela Casa e atendimentos pela equipe econômica foram contemplados no parecer divulgado pelo relator da matéria, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ). "O projeto (sobre offshores), já no seu nascimento, quando veio acoplado em uma medida provisória, já veio acordado", disse.
Lira afirmou ainda que a ideia de incluir no projeto dos fundos a proposta editada pela equipe econômica que põe fim a dedutibilidade dos Juros sobre Capital Próprio (JCP) poderia contaminar a matéria dos fundos. No entanto, ele avaliou que a proposta apresentada pela Fazenda, com um "meio-termo" que não simplesmente ponha fim ao mecanismo tributário, como previsto inicialmente, pode ser boa e o assunto deve avançar rapidamente na Casa.
"O governo, (como) me retratou o relator, fez sugestão que aparentemente, na primeira vista, é boa. (A sugestão) vai trazer o benefício de separar aquele que usa o JCP para investimento, para produção, para gerar realmente as divisas, e aquele que só usa para sonegação. O risco era colocar JCP e esse tema poluir o resto", disse Lira aos jornalistas no período da manhã.
E emendou: "O que conversei, o que era mais prudente, é encampar a ideia. A ideia é boa. Vamos muito rapidamente discutir esse assunto para resolver esse problema do JCP, que tem que vir anexado com IRPJ, PIS Cofins, com outras questões que podem ser tratadas ali também na CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços)."
Como mostrou mais cedo o Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), Pedro Paulo desistiu de incluir no parecer que será votado em plenário a proposta enviada pelo governo sobre fim do JCP.
De acordo com o deputado, o tema ainda está "verde" e poderia contaminar a proposta sobre taxação dos fundos, que está mais madura.
O relator afirmou à reportagem que recebeu na terça-feira contribuições do Ministério da Fazenda para construir um "meio-termo" para o JCP, e não apenas o fim do mecanismo tributário, como previsto no projeto do governo.
Sem dar detalhes sobre a nova proposta, ele disse apenas que o conceito está definido, mas ainda precisa ser aperfeiçoado.
A ideia, segundo Pedro Paulo, é de que o texto sobre JCP seja votado ainda este semestre em um projeto de lei separado, da maneira como foi enviado pelo Executivo.
Notícias Técnicas
Tributação pode reduzir a margem de lucro no e-commerce, mas uma atuação contábil estratégica pode transformar esse impacto em vantagem competitiva
A tecnologia impulsiona a profissão, mas exige adaptação contínua para prosperar no mercado
Conheça os direitos garantidos pela CLT e o cuidado com a saúde neste tipo de jornada
Mirella Pedrol Franco, do Granito Boneli Advogados, analisa os impactos da mudança para as empresas
Notícias Empresariais
O que transforma essa visão em realidade não é só planejamento — é a capacidade emocional de sustentar a jornada com consistência
Capaz de processar muito mais informações que os seres humanos, a inteligência artificial já é uma realidade na gestão de recursos
Você já se viu diante do desafio de montar um time e ficou na dúvida sobre qual perfil de profissional escolher
O empresário não consegue prosperar sozinho; a riqueza que gera é compartilhada por muitos. O que faz o empresário é, em síntese, organizar a produção
Diante da dificuldade de cortar gastos, o governo apela para aumentos de impostos feitos no susto
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional