Descontos eram realizados na folha de pagamento dos benefícios previdenciários de aposentados e pensionistas
Área do Cliente
Notícia
Aposentadoria aprovada; veja como descobrir qual será o seu salário
O pedido de aposentadoria pode ser feito online, usando o Meu INSS.
Depois de uma longa espera, que pode ser de até 90 dias por lei, o status de aposentadoria aprovada é finalmente encontrado no pedido enviado ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A partir daí, o trabalhador já pode começar a se preparar para deixar o seu emprego e finalmente usufruir dos benefícios do descanso remunerado. Incluindo o salário que será recebido todos os meses.
O pedido de aposentadoria pode ser feito online, usando o Meu INSS. Para isso é preciso alcançar a idade mínima exigida, normalmente de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. Além do mínimo de 15 anos de contribuição para os dois casos, o que totaliza 180 pagamentos para a Previdência Social. A partir disso, o INSS analisa se o cidadão tem direito a se aposentar.
A lei estabelece que o pedido seja respondido em no máximo 90 dias, com exceção da aposentadoria por invalidez permanente em que o tempo de resposta deve ser de até 45 dias. Durante esse período o cidadão pode fazer a consulta sobre o andamento do requerimento, na opção “Resultado” nos mesmos canais que usou para fazer o pedido.
O mínimo a ser pago para o aposentado é de R$ 1.302 em 2023, quantia que vai subir em maio com a mudança no salário mínimo. Para o teto, máximo a ser recebido, nada vai mudar e o valor é de R$ 7.507,49. Recebem os valores maiores aqueles que tinham grandes salários e faziam contribuições mais significativas.
Como consultar valor da aposentadoria aprovada?
Assim que tiver sua aposentadoria aprovada, o INSS disponibiliza um documento comprovando que o benefício será pago e informando qual será o valor liberado. Além da data de pagamento do salário previdenciário, e da conta em que ele será depositado.
Cada aposentadoria possuí um cálculo diferente. Mas, em todas elas é usado como referência a média salarial do contribuinte. O que significa somar todas as contribuições feitas a partir de julho de 1994, e calcular a média a partir disso. Isso não quer dizer que o cidadão vai receber o resultado dessa média, mas sim terá esse ponto como partida para o cálculo.
Para consultar o quanto vai receber de aposentadoria siga o passo a passo:
- Acesse e faça login no Meu INSS;
- No menu escolha “Extratos” e depois “Extrato de pagamento”;
- Tenha acesso ao valore de pagamento do seu benefício.
Notícias Técnicas
É possível verificar diretamente pelo Meu INSS, site ou app
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, entre os dias 29 e 30 de abril, o workshop “Capacitação de multiplicadores das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Ciências Contábeis”, em Brasília
Registro no CRC é obrigatório para exercer a contabilidade. Veja o que pode ou não ser feito sem essa habilitação profissional.
Mesmo quem não foi encontrado não precisa se preocupar: bloqueio de pagamento por falta de comprovação de vida foi suspenso por seis meses
Notícias Empresariais
Médicos e profissionais da saúde que se organizam e buscam assessoria contábil profissional pagam menos impostos e trabalham com mais tranquilidade sabendo que estão dentro da lei
No Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral no Trabalho (2/5) saiba o que o Judiciário Trabalhista vem fazendo para combater a prática
O acordo histórico é o mediado pelo TST entre a Vale e os familiares das vítimas da tragédia de Brumadinho
Os principais motivos pela alta são: alta do dólar e as tarifas americanas. Especialistas recomendam trocar o índice: do IGP-M pelo IPCA.
Relatório do Tesouro Nacional indica que cenário global teve influência determinante sobre o comportamento da dívida, em meio às incertezas quanto à política tarifária dos Estados Unidos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.