Descontos eram realizados na folha de pagamento dos benefícios previdenciários de aposentados e pensionistas
Área do Cliente
Notícia
Prova que o Brasil tem uma complexidade tributária enorme é efetivada pela IA
O Brasil apresenta uma complexidade fiscal enorme e, diariamente, surgem novas modificações no setor.
O Brasil apresenta uma complexidade fiscal enorme e, diariamente, surgem novas modificações no setor. Por conta disso, torna-se cada vez mais difícil acompanhar essas mudanças, já que são frequentemente apresentadas novas regras pelos governos de todos os Estados do país.
Neste sentido, a Systax, empresa de inteligência fiscal e única a sistematizar a tributação de todos os segmentos nas 27 Unidades Federativas, acaba de ultrapassar a marca de 25 milhões de regras tributárias.
Este número não só evidencia a consolidação da rica base de regras da empresa, como também possibilita que negócios de diferentes setores estabeleçam conformidade adequada com o Fisco. Além disso, o banco de dados da Systax, alimentado e atualizado diariamente, possui o potencial de otimizar o cotidiano de diversas empresas, de maneira que elas estejam em compliance.
A “base-mãe” é o acervo de dados da Systax que, agora, ultrapassa 25 milhões de regras fiscais estaduais e federais, abrangendo ICMS, ICMS-ST, PIS, Cofins e IPI. Esta base é criada a partir da “tradução” da legislação em regras lógicas, complexas, sistematizando a tributação de todos os segmentos econômicos em todo o Brasil. E essas 25 milhões de regras lógicas são diariamente atualizadas e combinadas com as informações operacionais de cada empresa usuária das soluções, gerando e monitorando muitos bilhões de operações comerciais e industriais com os itens transacionados pelos clientes.
Dessa forma, a base de dados veio para simplificar o cenário de complexidade da legislação tributária brasileira. Além de ser integrada nos ERPs, também é utilizada para tarefas como parametrização fiscal, softwares de compras e logística, auditoria de NF-e e arquivos do SPED, entre outras.
Diante de tantas regras, muitas vezes, o contribuinte acaba tendo dificuldades de preparar e declarar suas tributações. De acordo com dados do BM (Banco Mundial), em 2021, as empresas brasileiras levam cerca de 1.483 a 1.501 horas por ano resolvendo suas obrigações tributárias. “Sabemos que o cenário das regras tributárias pode ser difícil para muitas pessoas, especialmente as que não atuam no mercado. Exatamente por isso buscamos consolidar uma base de dados tão expressiva. Alcançar essa marca confirma nossa capacidade de nos mantermos sempre atualizados e conectados com o mercado. O resultado é uma segurança muito maior para nossos clientes”, pontua Jerson Prochnow, CEO da Systax.
Jerson ainda ressalta a importância do trabalho realizado durante esses anos, captando e armazenando tantos dados. “Posso dizer com tranquilidade que somos a única empresa que conseguiu formular e consolidar uma base de dados, com regras de tributação, com essa profundidade e abrangência. Nossa base de conhecimento, definitivamente, é o nosso diferencial no mercado e nosso principal ativo”, conclui o CEO.
Notícias Técnicas
É possível verificar diretamente pelo Meu INSS, site ou app
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, entre os dias 29 e 30 de abril, o workshop “Capacitação de multiplicadores das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Ciências Contábeis”, em Brasília
Registro no CRC é obrigatório para exercer a contabilidade. Veja o que pode ou não ser feito sem essa habilitação profissional.
Mesmo quem não foi encontrado não precisa se preocupar: bloqueio de pagamento por falta de comprovação de vida foi suspenso por seis meses
Notícias Empresariais
Médicos e profissionais da saúde que se organizam e buscam assessoria contábil profissional pagam menos impostos e trabalham com mais tranquilidade sabendo que estão dentro da lei
No Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral no Trabalho (2/5) saiba o que o Judiciário Trabalhista vem fazendo para combater a prática
O acordo histórico é o mediado pelo TST entre a Vale e os familiares das vítimas da tragédia de Brumadinho
Os principais motivos pela alta são: alta do dólar e as tarifas americanas. Especialistas recomendam trocar o índice: do IGP-M pelo IPCA.
Relatório do Tesouro Nacional indica que cenário global teve influência determinante sobre o comportamento da dívida, em meio às incertezas quanto à política tarifária dos Estados Unidos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.