A Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil publica a 2ª edição do Manual de Atendimentos NAF – Passo a passos executivos
Área do Cliente
Notícia
MP do novo Refis já recebeu 309 emendas
Após muitas negociações entre parlamentares e a equipe econômica, o texto da MP 783 poderá ter novas mudanças
Deputados apresentaram emendas para impedir que empresas que distribuem lucros ou dividendos possam aderir ao Programa Especial de Regularização Tributária (PERT), criado por medida provisória enviada pelo governo na semana passada.
Após muitas negociações entre parlamentares e a equipe econômica, que resultaram no envio de uma segunda medida provisória para a criação do novo Refis mais vantajoso para os devedores, o texto da MP 783 poderá ter novas mudanças. Antes mesmo da instalação da comissão especial que analisará o tema, o texto recebeu 309 emendas. Muitas flexibilizam ainda mais as novas condições, ampliando prazos de parcelamento e reduzindo a parcela que terá de ser paga à vista.
O deputado Newton Cardoso Júnior, relator no Congresso Nacional da medida provisória Foto: Dida Sampaio/Estadão
As emendas que barram empresas que distribuem lucros foram costuradas com a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco) e apresentadas pelos deputados Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Ênio Verri (PT-PR) e Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). Os auditores são contra novos programas de parcelamentos e a categoria ficou insatisfeita com a tramitação de outra MP, quando foi alterado o texto que criava um bônus de produtividade para esses servidores.
Uma das emendas prevê que não poderão aderir ao programa empresas que distribuíram lucros ou dividendos a sócios ou acionistas nos últimos três anos. Outra determina que, se houver distribuição de lucros ou dividendos no período em que a empresa desfruta dos benefícios do programa, haverá o vencimento antecipado e imediato de parcelas dos débitos no montante equivalente a, no mínimo, duas vezes o valor do lucro ou dividendo distribuído.
LEIA MAIS: NOVO REFIS DÁ DESCONTO GENEROSO A EMPRESAS
A justificativa é que isso “ajustaria” a lei ao objetivo do programa, que é ajudar a empresa a enfrentar a crise econômica. “Evidentemente que tal objetivo pressupõe que as empresas estejam passando por uma crise de tal modo que não estejam apurando lucros em sua atividade e, consequentemente, não possuam capacidade de distribuir lucros aos sócios ou acionistas”.
Os deputados dizem ainda que, para empresas com lucros expressivos não se justificam benefícios como alongamento do prazo para pagar dívidas e descontos em multas e juros.
Notícias Técnicas
Principais regras, obrigações acessórias e prazos de recolhimento do IRRF conforme a Lei nº 15.270/2025
As alterações abrangem a redução do imposto devido, a tributação mensal das altas rendas e o ComprovaBet
Último dia para pagamento dos documentos de arrecadação será 30 de dezembro (terça-feira)
A Receita Federal disse nesta 5ª feira (18.dez.2025) que é bastante simples garantir o direito à não retenção do IRRF no caso de lucros apurados até 2025.
Notícias Empresariais
Uso indevido de dados no treinamento dessas ferramentas e vigilância excessiva são apontados pelos principais riscos. Confira também outros destaques de Legislação
Quando a empresa reduz o risco social de tentar e aumenta a clareza do que importa, o brilho volta
A equação é simples. IA não cria inteligência do nada. Ela amplifica aquilo que a empresa já tem
Erros de planejamento e na gestão financeira são os principais responsáveis pelo fechamento de 60% das pequenas empresas com menos de cinco anos no país
Prática cresceu com o aumento da preocupação com a saúde mental e sua relação com os indicadores de produtividade, engajamento e retenção
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional