A ausência de justificativa pode acarretar diversas sanções, incluindo a baixa do registro do profissional
Área do Cliente
Notícia
Pedidos de Restituição indevidos - requerente vinculado a Regime Próprio de Previdência Social-RPPS
Existem distinções nas regras entre os regimes de Previdência: o destinado aos servidores públicos titulares de cargo efetivo e o destinado aos demais trabalhadores.
Desde janeiro de 2009 os pedidos de restituição de contribuições previdenciárias indevidas ou a maior, pedidos de restituição de retenção (art. 11 da Lei nº 9.711, de 1998) e pedidos de reembolso passaram a ser apresentados pelos contribuintes por intermédio do programa Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PER/DCOMP).
Entre os pedidos de pessoa física, a Secretaria da Receita Federal do Brasil identificou que milhares de servidores públicos vinculados a Regime Próprio de Previdência Social apresentaram pedidos de restituição eletrônicas indevidamente a este órgão.
Existem distinções nas regras entre os regimes de Previdência: o destinado aos servidores públicos titulares de cargo efetivo e o destinado aos demais trabalhadores.
O regime de Previdência assegurado exclusivamente aos servidores públicos titulares de cargo efetivo é o mantido pelos entes públicos da Federação (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) sendo, nesse caso, denominado de Regime Próprio de Previdência Social - RPPS e suas normas básicas estão previstas no artigo 40 da Constituição Federal e na Lei 9.717, de 1998.
O regime de Previdência dos trabalhadores da iniciativa privada e dos demais servidores públicos não filiados ao RPPS é o Regime Geral de Previdência Social – RGPS, gerido pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, e suas normas estão previstas no artigo 201 da Constituição Federal e nas Leis 8.212, de 1991 - Organização da Seguridade Social e Plano de Custeio - e 8.213, de 1991 - Planos de Benefícios da Previdência Social, regulamentadas pelo Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto 3.048, de 1999.
O Pedido de Restituição de valores recolhidos indevidamente a título de contribuição previdenciária, cuja recepção e análise está a cargo da RFB, restringe-se ao Regime Geral de Previdência Social – RGPS, regulamentado pela Lei 8.212, de 1991.
Assim sendo, os Pedidos de Restituição relativos a RPPS serão indeferidos por não se tratarem de receita administrada pela Receita Federal do Brasil.
Não caberá manifestação de inconformidade dos despachos que indeferirem esses pedidos.
Os requerentes devem dirigir-se ao órgão que administra suas contribuições previdenciárias para pleitear a restituição de eventuais pagamentos indevidos ou a maior para o RPPS.
Notícias Técnicas
Especialista destaca boas práticas e pontos críticos que os contadores devem revisar antes da entrega
Contadores precisam se preparar para a chegada dessa nova obrigação. Veja as dicas
Desafios e oportunidades de uma profissão em transformação
Novo Guia Prático orienta que documentos contendo apenas IBS, CBS e IS não devem ser incluídos na EFD, exceto quando houver fatos geradores de ICMS ou IPI no mesmo documento
Notícias Empresariais
Negócios que se constroem com inteligência emocional ganham resiliência, adaptabilidade e reputação três ativos cada vez mais valiosos no cenário atual
A inteligência emocional não é uma tendência — é uma exigência para quem quer liderar com impacto real
Como a falta de gestão financeira impacta a inadimplência e como um plano pode ajudar
Mais de 570 mil MEIs superaram o teto de R$ 81 mil e foram desenquadrados da categoria
A Receita Federal e o Serpro planejam liberar APIs gratuitas para integração com o sistema de IVA, mas com restrições. Funcionalidades extras serão cobradas, visando um equilíbrio entre simplificação e custos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional