Veja quais empresas não precisam entregar a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) em 2025, segundo regras da Receita Federal e legislação vigente
Área do Cliente
Notícia
Os quatro pilares da Empresa Familiar no Processo de Sucessão
A imagem da empresa familiar é baseada em quatro pilares, adotados pelo fundador no início do negócio
A característica familiar está presente nas empresas de todo o mundo. No Brasil, elas surgiram com as capitanias hereditárias e, até hoje, são o modelo de gestão predominante no mercado. Além disso, respondem por 20% do PIB (Produto Interno Bruto), o que mostra sua importância para a economia do país.
No entanto, pesquisas mostram que grande parte desses empreendimentos não consegue se perpetuar. Aproximadamente, de cada 100 empresas familiares, 30 sobrevivem à segunda geração, e apenas cinco chegam à terceira.
Para Domingos Ricca, consultor especialista em empresas familiares e autor de livros sobre o tema, a realização de um planejamento sucessório é uma das melhores maneiras de assegurar a perpetuação do negócio.
O planejamento sucessório, em primeiro lugar, consiste em entender e analisar a empresa tal como ela é, a fim de fazer com que os valores e objetivos implantados também se perpetuem. Segundo Ricca, a imagem da empresa familiar é baseada em quatro pilares, adotados pelo fundador no início do negócio. São eles:
• Palavra / Credibilidade
• Perseverança
• Carisma / Liderança
• Cultura
Transferir essas características para as próximas gerações é ponto chave do processo sucessório. Os herdeiros precisam compreender e incorporar cada uma delas para dar continuidade ao modelo de gestão consolidado.
“No início, a palavra é tudo que o fundador possui como forma de garantia, ou seja, toda sua credibilidade fica pautada na concretização de suas ações”, explica Ricca. Se o sucessor estiver consciente da força que sua palavra simboliza, a confiança que os clientes possuem em relação ao dono também será transmitida a ele.
Além disso, é preciso que a segunda geração conheça a trajetória de vida do fundador, a fim de compreender a importância da sua perseverança e do seu esforço no desenvolvimento da empresa. “Os herdeiros que sabem das dificuldades que foram enfrentadas tendem a valorizar mais o negócio”, diz o consultor.
A liderança e o carisma são as únicas características que o fundador não consegue transmitir aos seus herdeiros, pois a personalidade é formada a partir de suas próprias conquistas. Além de apresentar capacidade necessária para assumir a gestão da empresa, o sucessor precisa, também, possuir e transmitir os valores que simbolizam a organização.
A palavra, a credibilidade, a perseverança, a liderança e o carisma foram os pilares de apoio na formação e expansão do negócio. Esse conjunto de qualidades traduz a cultura do fundador e, consequentemente, da empresa. Com o processo sucessório, toda a cultura organizacional é compreendida pelos sucessores, a fim de que se possa perpetuar a postura que a empresa assume diante de funcionários, do mercado e da comunidade.
“O motivo do fracasso de muitas empresas é que, quando o herdeiro assume a gestão, ele desconsidera todo o trabalho já realizado, acreditando que possa renovar”, explica Ricca. Com certeza, a segunda geração também possui experiências para acrescentar no empreendimento, gerando vantagens competitivas. No entanto, é preciso conciliar a implantação de inovações, que irão gerar novas oportunidades, com a perpetuação da imagem positiva da empresa, construída pelo fundador através de seus quatro pilares.
Notícias Técnicas
Com a Reforma Tributária aprovada, empresas precisam revisar operações, escolher o regime mais adequado e adaptar sistemas para garantir eficiência fiscal em 2026
Nova exigência da Receita obriga definição prévia do regime tributário e preocupa entidades por elevar burocracia e gerar insegurança jurídica
Serviço mantido pelo MDIC será descontinuado. Alteração está prevista em decreto
Corte decidiu que não incide imposto por entender que não foi formada reserva de capital
Notícias Empresariais
Estresse, insatisfação e falta de flexibilidade alimentam uma nova onda de exaustão emocional no trabalho — especialmente entre os mais jovens
Pesquisa da UCLA revela os benefícios para a saúde de trabalhar por conta própria, especialmente para mulheres
Descubra como usar o ChatGPT de forma mais estratégica com uma simples palavra que transforma comandos comuns em respostas inteligentes e aplicáveis
Em busca de liberdade, propósito e flexibilidade, jovens rejeitam vínculos formais e desafiam o modelo tradicional de trabalho
Empresas brasileiras estão revendo contratos para se adequar à reforma tributária. Cláusulas de preço líquido, fusões, aquisições e concessões estão no foco.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional