O parecer do senador Eduardo Braga para o 2º projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária (PLP 108 de 2024) trouxe algumas mudanças sobre a aplicação de multas e penalidades
Área do Cliente
Notícia
Caixa vai cortar juro para micro e pequena empresa
A Caixa Econômica Federal se prepara para anunciar um grande corte nas taxas de juros na próxima semana, agora para micro e pequenas empresas.
A Caixa Econômica Federal se prepara para anunciar um grande corte nas taxas de juros na próxima semana, agora para micro e pequenas empresas. A informação foi dada à Agência Estado pela presidente da instituição, Maria Fernanda Coelho. Assim que o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovar o uso do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para cobrir eventual calote nos empréstimos desse segmento, a instituição passará a praticar as novas taxas. Em alguns casos, o juro será reduzido pela metade.
O FGC deve beneficiar as instituições que emprestarem a micro e pequenas empresas. A maior parte dos recursos do Fundo virá do Tesouro Nacional, que deve iniciar com um aporte de R$ 2 bilhões. A medida é coordenada com a equipe econômica, e tem como objetivo manter aquecida a atividade nesse setor, que ainda não teve a oferta de crédito restabelecida completamente.
Na próxima semana, o CMN deve aprovar a regulamentação do FGC, para permitir que as instituições financeiras recebam recursos para cobrir eventuais prejuízos em caso de inadimplência das pequenas empresas. O novo instrumento é a principal aposta do Ministério da Fazenda para reduzir o custo do crédito e restabelecer a oferta de empréstimos para esse segmento de empresas, que sofre duramente com a restrição de crédito desde o agravamento da crise, em setembro do ano passado. Apesar da melhora das condições da economia, o nível de oferta de empréstimos a empresas menores ainda não é considerado normal.
Segundo Maria Fernanda, essa redução das taxas de juros só será possível porque as operações passarão a contar com o "seguro" do FGC. Com isso, os riscos da operação diminuem drasticamente, abrindo espaço para que a instituição reduza os spreads bancários - margem cobrada na operação - e, por consequência, corte os juros finais.
A linha com a maior redução proporcional será a destinada aos investimentos. Sem citar o produto, a presidente da Caixa disse que a taxa que atualmente é de TR acrescida de 6,5% ao ano cairá para TR somada a juro de 3% a 4%. Na página do banco na internet, é possível constatar que o juro atual citado por Maria Fernanda coincide com o financiamento de máquinas e equipamentos para micro e pequenas empresas. Essa será a sétima queda de juro anunciada pelo banco este ano.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Notícias Técnicas
A medida entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026, observando-se integralmente o princípio constitucional de anterioridade, seguindo as regras estabelecidas pelo artigo 150, inciso III.
Entenda os impactos e como se preparar para o novo cenário até 2032
Por lei, quem não se adaptar deve pagar tributos mesmo no período de teste, mas o maior risco é operacional
Implicações do novo sistema de recolhimento para o fluxo de caixa e a infraestrutura tecnológica
Notícias Empresariais
Levantamento do Sebrae mostra que o país criou 412 mil novos empreendimentos no mês; setor de Serviços lidera
Ao lidar com falhas de forma madura, profissionais mostram resiliência, inteligência emocional e disposição para evoluir
Uma das Comissões da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que eleva o limite de faturamento do MEI para R$ 150 mil ao ano
Houve salto de mais de 1.000% nas contratações em julho, com 6.099 novos contratos firmados
Estimativa aponta que impacto seria de 138 mil empregos perdidos, mas será mitigado pelo pacote de socorro do governo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional