Veja quais empresas não precisam entregar a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) em 2025, segundo regras da Receita Federal e legislação vigente
Área do Cliente
Notícia
Prazo maior do Supersimples vai a votação hoje na Câmara
Os 3,4 milhões de micro e pequenas empresas optantes do Simples Nacional (ou Supersimples), regime especial e favorecido do segmento, poderão ter dilatado, do 20º dia do mês seguinte para até 60 dias, o prazo de pagamento do tributo.

A sessão deliberativa de hoje, o que raramente acontece numa segunda-feira, foi convocada pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), para compensar os feriados do carnaval, na próxima semana.
Pelo texto da MP 447, houve aumento de cinco a dez dias dos prazos de recolhimento de diversos tributos federais, que antes variavam do 10º ao 20º dia do mês seguinte. Praticamente unificou os prazos em duas datas: 20º dia e 25º dia. A intenção do governo foi manter na economia cerca de R$ 21 bilhões até o recolhimento dos tributos a fim de compensar a escassez de crédito.
"Queremos abrir uma brecha na legislação para beneficiar um segmento que representa 98% das empresas constituídas no País", disse, ao jornal DCI, o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), autor do destaque que favorece as optantes do Supersimples.
No texto da proposta, Sá propõe apenas a dilatação para 60 dias dos impostos devidos em novembro de 2008, pelas micro e pequenas empresas optantes do Supersimples. Mas disse acreditar que, se isso passar, a dilatação se repetirá nos meses seguintes.
"O próprio Comitê Gestor do Supersimples [órgão vinculado à Receita Federal] poderá determinar a dilatação do prazo de pagamento para os todos os meses", previu.
Nove outras emendas do parlamentar propõem a ampliação do prazo de pagamento de outras empresas não incluídas no regime tributário do Supersimples de mais 10 dias.
"O governo quer passar o trator, mas eu quero abrir uma tenda para o debate. Meu partido é da base do governo, mas eu sou da base da sociedade", afirmou.
Em suas emendas, Sá apresentou a mesma argumentação de que não existe mais inflação que justifique prazo tão curto para o recolhimento dos impostos. "Há 15 anos a inflação está sob controle, mas os prazos continuam os mesmos", reclamou.
O relator da matéria, deputado Átila Lira (PSB-PI), integrante do bloco governista, não alimenta a esperança dos parlamentares interessados em modificar o texto enviado pelo governo. Na semana passada, ele rejeitou todas as 67 emendas apresentadas, e deve contar com o apoio da base aliada do governo para dar o mesmo destino aos destaques.
"Não é uma medida simples aumentar prazo para 30 ou 40 dias. Ainda assim, é pequena em relação ao combate à crise. Mais relevante é a redução das taxas de juros e a ampliação do crédito", argumentou Lira.
A ampliação dos prazos de recolhimento de tributos foi reivindicada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a alegação de que era difícil cumprir os prazos previstos antes da MP, pois, de modo geral, o faturamento das vendas se dá a prazo, não a vista.
No texto da MP 447, o maior período de prorrogação é para a contribuição social da Previdência devida pelo segurado contribuinte individual, que deve ser descontada e recolhida pela empresa na qual trabalha. O prazo passa do 2º dia para o 20º dia do mês seguinte. O mesmo prazo é assegurado às cooperativas de trabalho: passam a recolher a contribuição dos associados no vigésimo dia. Antes, isso ocorria no 15º dia.
Cadastro Positivo x Spread
Outro projeto de interesse das empresas de todos os portes e dos consumidores de modo geral está na pauta de votação da mesma sessão da Câmara. É o Projeto de Lei nº 836/03, de autoria do deputado Bernardo Ariston (PMDB- RJ), que cria o Cadastro Positivo. Houve acordo de líderes partidários para a votação e aprovação dessa matéria. Se aprovada, será enviada ao Senado.
O Cadastro Positivo é um banco de dados nos moldes do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou Serasa, com a diferença de que vai centralizar informações sobre os pagamentos honrados pelo consumidor tanto pessoa física quanto pessoa jurídica.
Durante a tramitação do projeto nas comissões, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, defendeu o Cadastro Positivo como uma forma de reduzir o spread bancário, que é a taxa embutida nos juros do financiamento para cobrir os custos e proporcionar o lucro da operação.
O Brasil ostenta o título de possuir um dos spreads mais elevados do mundo.
A Câmara deve concluir hoje a votação da Medida Provisória 447, editada pelo governo em 2008 para combater a crise econômica mundial. Outro destaque da pauta de votações é o PL que cria o Cadastro Positivo.
Notícias Técnicas
Com a Reforma Tributária aprovada, empresas precisam revisar operações, escolher o regime mais adequado e adaptar sistemas para garantir eficiência fiscal em 2026
Nova exigência da Receita obriga definição prévia do regime tributário e preocupa entidades por elevar burocracia e gerar insegurança jurídica
Serviço mantido pelo MDIC será descontinuado. Alteração está prevista em decreto
Corte decidiu que não incide imposto por entender que não foi formada reserva de capital
Notícias Empresariais
Estresse, insatisfação e falta de flexibilidade alimentam uma nova onda de exaustão emocional no trabalho — especialmente entre os mais jovens
Pesquisa da UCLA revela os benefícios para a saúde de trabalhar por conta própria, especialmente para mulheres
Descubra como usar o ChatGPT de forma mais estratégica com uma simples palavra que transforma comandos comuns em respostas inteligentes e aplicáveis
Em busca de liberdade, propósito e flexibilidade, jovens rejeitam vínculos formais e desafiam o modelo tradicional de trabalho
Empresas brasileiras estão revendo contratos para se adequar à reforma tributária. Cláusulas de preço líquido, fusões, aquisições e concessões estão no foco.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional