O Aproxime é o programa nacional de atendimento proativo da Receita Federal voltado à conformidade tributária
Área do Cliente
Notícia
MT - Abertura de empresa é facilitada
Visando reduzir a burocracia no Palácio Alencastro, o prefeito Mauro Mendes (PSB) assinou nesta segunda-feira
Visando reduzir a burocracia no Palácio Alencastro, o prefeito Mauro Mendes (PSB) assinou nesta segunda-feira um termo de cooperação com a Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) que define a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). A partir de agora, a abertura ou fechamento de empresas no município poderá ser feita em até 48 horas.
Cuiabá é a 7ª capital do país e 1ª cidade do Estado a aderir ao sistema. “Trata-se da simplificação do processo de abertura de empresas. A ideia é padronizarmos todo este processo burucrático de abertura e fechamento de empresas em um só lugar, na Junta Comercial. Isso vai tornar este processo mais célere”, explica o presidente da Jucemat, Roberto Peron.
De acordo com ele, a medida ainda irá reduzir os custos para ao erário. “A Redesim foi criada para facilitar os trâmites tanto de abertura de empresa como de alteração de cadastro. Em no máximo 40 dias o sistema já estará em pleno funcionamento”, frisa.
Peron ainda acrescenta a facilidade que o portal empreendedor irá trazer para os futuros empresários. “Todos aqueles cidadãos que quiseram abrir uma empresa poderão pesquisar, online, antes de tomar qualquer decisão, informações a respeito da localização onde pretende instalar sua empresa”.
Para Mendes, a medida vem de encontro com as metas traçadas pela atual administração. “A Prefeitura tem o dever de buscar soluções para o desenvolvimento da cidade. Agora podemos diminuir a burocracia e oferecer meios para que novos empresários gerem renda, emprego e pagamento de impostos, estimulando a economia em Cuiabá”, afirmou. “Este processo demorava até 120. Com esse convenio e com este decreto que nós baixamos na sexta-feira, onde nós eliminamos a vistoria prévia para autorizar a abertura de uma empresa, nós queremos que em 48 horas a pessoa tenha sua empresa em funcionamento”, pontua.
Desta forma, as empresas que se encaixem no perfil de baixo ou médio impacto poderão passar posteriormente pela vistoria de fiscais da Prefeitura e, então, solicitar o Alvará de Funcionamento. (KA)
Notícias Técnicas
Mais de 22 mil empresas não optantes pelo Simples Nacional têm divergências e podem se autorregularizar.
A Dmed 2026 deverá ser apresentada até as 23h59min59s (horário de Brasília) do dia 27 de fevereiro de 2026
Nova Instrução Normativa adequa o CRS no Brasil à versão mais recente da OCDE
A medida tem por objetivo disciplinar os artigos 2º a 8º da Lei nº 15.265, de 21 de novembro de 2025
Notícias Empresariais
Empreendedor precisa se organizar para que erro ou atraso no repasse das informações não se tornem um peso no bolso
Uma notícia histórica para o bolso do trabalhador: a Caixa Econômica Federal inicia nesta segunda-feira, 29 de dezembro, o pagamento dos recursos do FGTS que estavam retidos
Muita gente acredita que abrir um MEI significa perder automaticamente o Bolsa Família, mas isso não é verdade
Os CNPJs com ao menos uma conta vencida acumularam R$ 204,8 bilhões em dívidas. Mais de 94% inadimplentes são de micro, pequenas e médias empresas
Mercado projeta cortes que vão de 12,75% a 11,25%; queda depende de um equilíbrio sensível entre o 'horizonte relevante' de 2027 e as pressões fiscais de um ano eleitoral
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional