O Aproxime é o programa nacional de atendimento proativo da Receita Federal voltado à conformidade tributária
Área do Cliente
Notícia
MT - Acaba burocracia de autenticidade para arquivamento de empresas
Mensalmente são transitadas para arquivamento cerca de 3.500 empresas na JUCEMAT, cuja morosidade de analise dos processos chega até 15 dias.
Os contadores e empresários de Mato Grosso não precisam mais recorrer ao site do Tribunal de Justiça para atestar a idoneidade do selo digital nos reconhecimentos de firmas das assinaturas dos sócios nos documentos de arquivamento das empresas na Junta Comercial do Estado - Jucemat. A medida atende pleito do Sescon - Sindicato das Empresas Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Mato Grosso, que detectou que o Estado é o único a exigir tal procedimento, onerando e causando atrasos nos procedimentos.
Mensalmente são transitadas para arquivamento cerca de 3.500 empresas na JUCEMAT, cuja morosidade de analise dos processos chega até 15 dias. O mais agravante era a inconveniência, o retardamento para a juntada da documentação na espera da transmissão pelos cartórios dos arquivos digitais dos selos, para obtenção da certidão de autenticidade junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso. "Transtorno e custos para os escritórios de contabilidade e para os empresários " - enfatiza o presidente do Sescon Anderson Sampaio de Oliveira.
Segundo Anderson, a próxima meta é desvincular o reconhecimento de firmas dos contratos sociais, com base na Lei Federal 8.954/94 que estabelece em seu artigo 63 que "os atos levados a arquivamento nas juntas comerciais são dispensados de reconhecimento de firma, exceto quando se tratar de procuração". No Decreto 1.800/96 a medida é reforçada e complementada na questão de empresas estrangeiras, quando diz " (...) em documentos oriundos do exterior, se neste caso, tal formalidade não tiver sido cumprida no consulado brasileiro".
"Imagine uma empresa de Matupá, ou Água Boa, que dependa de buscar a autenticidade por um cartório civil de um documento instituído pelo Poder Judiciário de Mato Grosso demandando custos e principalmente burocracia e tempo?" - questiona Anderson Oliveira. Segundo ele, a responsabilidade de verificação da autenticidade do selo é de competência da Junta Comercial, uma vez que o escritório de contabilidade institui o processo do cliente com todos os dados estabelecidos em leis.
"O que vamos esperar com essa conquista é a agilidade na baixa das empresas de Mato Grosso, suprimindo uma série de estágios que implicavam em demanda desnecessária de tempo por parte das empresas, recorrimento desnecessário aos cartórios públicos para validar um documento que tem a chancela do Poder Judiciário de Mato Grosso e cuja análise de veracidade é feita por meio eletrônico, o que não implicará em tamanha demanda para a Junta Comercial de Mato Grosso" - finalizou o presidente do Sescon.
Notícias Técnicas
Mais de 22 mil empresas não optantes pelo Simples Nacional têm divergências e podem se autorregularizar.
A Dmed 2026 deverá ser apresentada até as 23h59min59s (horário de Brasília) do dia 27 de fevereiro de 2026
Nova Instrução Normativa adequa o CRS no Brasil à versão mais recente da OCDE
A medida tem por objetivo disciplinar os artigos 2º a 8º da Lei nº 15.265, de 21 de novembro de 2025
Notícias Empresariais
Empreendedor precisa se organizar para que erro ou atraso no repasse das informações não se tornem um peso no bolso
Uma notícia histórica para o bolso do trabalhador: a Caixa Econômica Federal inicia nesta segunda-feira, 29 de dezembro, o pagamento dos recursos do FGTS que estavam retidos
Muita gente acredita que abrir um MEI significa perder automaticamente o Bolsa Família, mas isso não é verdade
Os CNPJs com ao menos uma conta vencida acumularam R$ 204,8 bilhões em dívidas. Mais de 94% inadimplentes são de micro, pequenas e médias empresas
Mercado projeta cortes que vão de 12,75% a 11,25%; queda depende de um equilíbrio sensível entre o 'horizonte relevante' de 2027 e as pressões fiscais de um ano eleitoral
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional