A Deap permite a adesão ao Rearp Atualização e poderá ser transmitida até 19 de fevereiro de 2026.
Área do Cliente
Notícia
GO - Simples Nacional - AUTOPEÇAS. LEVANTAMENTO DE ESTOQUE
Decreto 7.418/2011 (DOE de 09.08.2011)
O Governador do Estado da Fazenda de Goiás, através do Decreto 7.418/2011 (DOE de 09.08.2011), estabelece procedimentos para apuração do ICMS Substituição Tributária, correspondente ao estoque de autopeças, relativamente ao contribuinte optante pelo Simples Nacional.
Nos termos do referido Decreto, o estabelecimento atacadista, distribuidor e varejista, optante pelo Simples Nacional, que possuir estoque relativamente a autopeças no dia 17.07.2011, dia anterior ao da regulamentação do Decreto 7.403/2011, que trata da redução da base de cálculo nas operações destinadas a contribuintes optantes pelo Simples Nacional, deverá adotar os seguintes procedimentos:
- aplicar o percentual de 5% sobre o estoque até 17.07.2011, calculado conforme Decreto 7.339/2011 e art. 80, I do Anexo VIII do RICMS/GO.
- separadamente, calcular o saldo do ICMS ST relativo ao estoque do dia 31.05.2011, que será a diferença entre o ICMS ST relativo ao estoque da referida data e o valor correspondente das parcelas que já tenham sido pagas.
- calcular a diferença entre os valores indicados acima.
Na hipótese da diferença encontrada ser positiva, ou seja, restar valor a pagar, o contribuinte deverá realizar o pagamento deste valor restante, na mesma quantidade de parcelas referente ao estoque levantado em 31.05.2011.
Na hipótese da diferença encontrada ser negativa, ou seja, o valor pago ter sido maior do que o devido, o contribuinte poderá fazer crédito da diferença pago a maior, escriturando o valor em Observações no Livro de Entrada, com a expressão: Crédito do ICMS – ST, conforme art. 1º, inciso V do Decreto 7.418/2011.
Por fim, na hipótese do valor encontrado ser nulo, ou seja, nada a pagar, tão pouco nada a se creditar, o contribuinte fica dispensado do pagamento das parcelas remanescentes correspondente ao estoque levantado em 31.05.2011.
Observando que as disposições deste Decreto não se aplicam para empresas optantes pelo Simples Nacional, cujo início da atividade tenha ocorrido após 31.05.2011, uma vez que para obtenção do ICMS ST correspondente ao estoque em 17.07.2011, deverá ser adotado o procedimento do artigo 81, § 2º, do Anexo VIII do RICMS/GO.
Notícias Técnicas
Com a chegada de 2026, muitos segurados do INSS têm dúvidas sobre novos requisitos para a aposentadoria
Publicada a versão corretiva 6.0.2 do PVA EFD ICMS IPI
Versão 11.3.7 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
Os grupos de WhatsApp de contadores e tributaristas foram inundados por um assunto neste início de ano: a instabilidade na emissão da NFS-e
Notícias Empresariais
Gerir pessoas é, em grande parte, gerir expectativas com clareza e humanidade
Rotina de exercícios semanais melhora foco, reduz estresse e impulsiona o desempenho profissional
Inteligência artificial e digitalização total transformam o monitoramento fiscal
Quando tudo está funcionando bem, ninguém nota, até que o sistema falhe e o negócio pare
Entrada em funcionamento da Reforma Tributária aquece a procura por especialistas em finanças e contabilidade
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional