O Aproxime é o programa nacional de atendimento proativo da Receita Federal voltado à conformidade tributária
Área do Cliente
Notícia
GO - Receita cobra certidão de contribuintes
A intenção da Receita é que a Sefaz passe a exigir a certidão mensalmente a partir de agora e durante todo o tempo de vigência do contrato.
A Delegacia da Receita Federal do Brasil de Goiânia comunicou à Secretaria da Fazenda que vai exigir das empresas que tenham benefícios fiscais concedidos pelo Estado, como Fomentar/Produzir e Termos de Acordo de Regime Especial (Tare), a Certidão Negativa de Débito Previdenciária (CND). O documento é exigido pela pasta na assinatura dos contratos com os empresários, mas constatou-se que, após obtido o benefício fiscal, nem todos os empresários mantêm o pagamento previdenciário até o fim do contrato, que é longo na maioria das vezes.
A intenção da Receita é que a Sefaz passe a exigir a certidão mensalmente a partir de agora e durante todo o tempo de vigência do contrato. Quem não apresentar a certidão terá o benefício fiscal suspenso até a regularização do documento.
A exigência da Certidão Negativa de Débito (CND) consta da Lei 8.212/91 e da Constituição Federal. A lei é clara e o artigo 47 diz: “É exigida a certidão Negativa de Débito, fornecida pelo órgão competente, nos seguintes casos: a) - na contratação com o poder público e no recebimento de benefícios ou incentivos fiscal ou crédito concedido por ele. A Constituição Federal estabelece no artigo 195, inciso 3º: “A pessoa jurídica em débito com o sistema da seguridade social, como estabelecido em lei, não poderá contratar com o Poder Público nem dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou créditos”.
A cobrança do documento a partir de agora foi comunicada por ofício ao secretário da Fazenda, Jorcelino Braga, pelo delegado da RRFB de Goiânia, Ronaldo Sérgio Silveira Genu. Também foi discutida pelos técnicos da Receita com técnicos da Sefaz.
Notícias Técnicas
Mais de 22 mil empresas não optantes pelo Simples Nacional têm divergências e podem se autorregularizar.
A Dmed 2026 deverá ser apresentada até as 23h59min59s (horário de Brasília) do dia 27 de fevereiro de 2026
Nova Instrução Normativa adequa o CRS no Brasil à versão mais recente da OCDE
A medida tem por objetivo disciplinar os artigos 2º a 8º da Lei nº 15.265, de 21 de novembro de 2025
Notícias Empresariais
Empreendedor precisa se organizar para que erro ou atraso no repasse das informações não se tornem um peso no bolso
Uma notícia histórica para o bolso do trabalhador: a Caixa Econômica Federal inicia nesta segunda-feira, 29 de dezembro, o pagamento dos recursos do FGTS que estavam retidos
Muita gente acredita que abrir um MEI significa perder automaticamente o Bolsa Família, mas isso não é verdade
Os CNPJs com ao menos uma conta vencida acumularam R$ 204,8 bilhões em dívidas. Mais de 94% inadimplentes são de micro, pequenas e médias empresas
Mercado projeta cortes que vão de 12,75% a 11,25%; queda depende de um equilíbrio sensível entre o 'horizonte relevante' de 2027 e as pressões fiscais de um ano eleitoral
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional