O Aproxime é o programa nacional de atendimento proativo da Receita Federal voltado à conformidade tributária
Área do Cliente
Notícia
BA - Parceria entre Sefaz e ANP reforça a fiscalização de combustíveis
As ações para verificar a qualidade e fiscalizar o transporte de combustíveis na Bahia ganharão um importante reforço.
As ações para verificar a qualidade e fiscalizar o transporte de combustíveis na Bahia ganharão um importante reforço. Nesta quarta-feira (08), às 15h, em solenidade na Governadoria, o Governo do Estado, através da Secretaria da Fazenda, e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), autarquia federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia, irão renovar Convênio de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de ações conjuntas. O evento terá a participação do governador da Bahia, Jaques Wagner, do diretor-Geral da ANP, Haroldo Lima, e do secretário da Fazenda, Carlos Martins.
As ações conjuntas compreendem a fiscalização do transporte, distribuição, revenda, comercialização e avaliação de conformidade ou controle de qualidade do álcool etílico hidratado, biodiesel, petróleo, gás natural e seus derivados e também a troca de informações. "Considero fundamental a atuação conjunta entre os órgãos, pois essas medidas são benéficas para a população e também para aqueles contribuintes que pagam de forma correta os seus impostos e sofrem com a concorrência desleal. A renovação do Convênio vai contribuir para a redução das práticas de não conformidade e as práticas de sonegação", afirmou o secretário da Fazenda, Carlos Martins.
As ações de fiscalização serão precedidas de treinamento e capacitação dos servidores envolvidos. Nas fiscalizações serão observados os seguintes pontos: situação cadastral, procedência, destino e identificação dos produtos transportados; coleta de amostras de combustíveis automotivos para análise da conformidade pela ANP e fiscalização da escrituração dos Livros de Movimentação de Combustíveis e de Produtos e da regularidade fiscal/tributária. O prazo de vigência do Convênio é de 24 meses.
Setor de combustíveis na Bahia
Na Bahia, dentro da estrutura da Sefaz, existe uma unidade voltada para acompanhar o setor de combustíveis, a COPEC - Coordenação de Fiscalização de Petróleo, Combustíveis e Derivados. Esse segmento responde por cerca de 30% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do estado.
Desde 2007, a COPEC, junto com as equipes das Inspetorias de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito das Regiões Norte, Sul e Metro, vem intensificando as operações de fiscalização em parceria com as secretarias de outros Estados e também com a ANP, ações que irão aumentar com a renovação do Convênio.
Só durante o ano de 2008, foram efetuadas as operações "Tanque Cheio", "Qualidade Total" e "Olho Vivo", que tinham como objetivo, respectivamente, verificar se as aquisições dos combustíveis estavam sendo feitas com Nota Fiscal Eletrônica, avaliar a conformidade do álcool e da gasolina comercializados nas cidades de Ilhéus e Itabuna e checar a qualidade dos combustíveis vendidos nos postos de Salvador.
Notícias Técnicas
Mais de 22 mil empresas não optantes pelo Simples Nacional têm divergências e podem se autorregularizar.
A Dmed 2026 deverá ser apresentada até as 23h59min59s (horário de Brasília) do dia 27 de fevereiro de 2026
Nova Instrução Normativa adequa o CRS no Brasil à versão mais recente da OCDE
A medida tem por objetivo disciplinar os artigos 2º a 8º da Lei nº 15.265, de 21 de novembro de 2025
Notícias Empresariais
Empreendedor precisa se organizar para que erro ou atraso no repasse das informações não se tornem um peso no bolso
Uma notícia histórica para o bolso do trabalhador: a Caixa Econômica Federal inicia nesta segunda-feira, 29 de dezembro, o pagamento dos recursos do FGTS que estavam retidos
Muita gente acredita que abrir um MEI significa perder automaticamente o Bolsa Família, mas isso não é verdade
Os CNPJs com ao menos uma conta vencida acumularam R$ 204,8 bilhões em dívidas. Mais de 94% inadimplentes são de micro, pequenas e médias empresas
Mercado projeta cortes que vão de 12,75% a 11,25%; queda depende de um equilíbrio sensível entre o 'horizonte relevante' de 2027 e as pressões fiscais de um ano eleitoral
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional