Decreto estabelece teto para taxas, reduz prazos de repasse e inicia modernização do programa para ampliar a concorrência e beneficiar trabalhadores e estabelecimentos
Área do Cliente
Notícia
Pix supera cartões de crédito no e-commerce e deve abocanhar fatia de 50% até 2028
O mercado brasileiro de e-commerce viu o Pix responder por 42% das compras online no ano passado
O sistema de pagamentos instantâneos Pix está prestes a ampliar a recém-conquistada liderança sobre os cartões de crédito no e-commerce e responder por metade das transações nesse mercado até 2028, afirmou a fintech de pagamentos Ebanx em um novo estudo.
A projeção destaca a rápida ascensão do sistema criado pelo Banco Central. Desde seu lançamento no fim de 2020, o Pix reduziu de forma acentuada o uso de dinheiro em espécie no país, tendo desde 2023 superado o número combinado de operações feitas com cartões de crédito e débito.
No ano passado, ele também entrou na mira dos Estados Unidos em uma investigação sobre práticas comerciais potencialmente desleais, com Washington questionando o papel duplo do BC como operador do Pix e regulador do sistema financeiro.
A onipresença do meio de pagamento tem pressionado a participação das transações com cartões, segmento em que as empresas norte-americanas Mastercard e Visa seguem dominantes.
Por muito tempo um reduto inconteste dos cartões de crédito, o mercado brasileiro de e-commerce viu o Pix responder por 42% das compras online no ano passado, superando por pequena margem os cartões de crédito, que ficaram com 41%, segundo o Ebanx.
Com base em dados da Payments and Commerce Market Intelligence (PCMI), o Ebanx projeta que a participação do Pix nas compras online chegue a 45% até o fim deste ano e atinja 50% em 2028, quando a vantagem sobre os cartões de crédito deve se ampliar para 14 pontos percentuais.
Avanço do Pix automático
Eduardo de Abreu, líder global de produto do Ebanx, disse que o lançamento da funcionalidade de pagamentos recorrentes com Pix no ano passado, o chamado Pix Automático, ajudou o meio de pagamento a avançar ainda mais sobre os cartões, além da evolução natural da sua curva de adoção no pagamento a empresas após o sistema ter inicialmente ganhado tração com as transferências entre indivíduos.
Dados do Banco Central mostram que os pagamentos de pessoa para empresa (P2B) são, desde setembro, a maior categoria em volume das transações com Pix. Em janeiro, eles responderam por 46% do total, ante 40% das transferências entre pessoas (P2P).
“Houve muito desse ganho de confiança por parte da população com o Pix, combinado com o aumento da disponibilidade nos sites”, disse Abreu.
Cartões continuarão com público cativo
Ele ponderou, contudo, que os cartões de crédito continuarão com um público cativo até pelo hábito profundamente enraizado na cultura brasileira de parcelar as compras com esse meio de pagamento, especialmente as de ticket mais alto, ainda que no pagamento à vista possa ser ofertado desconto no Pix.
“Desconto é bom e ele matematicamente faz sentido para o usuário. Mas a pessoa vê e fala: ‘mesmo com desconto eu não consigo pagar este mês. Se eu fizer isso, fico completamente descapitalizado, mesmo sendo mais barato.’ Então, o parcelado vem cada vez mais para conseguir tocar essa parte da população que precisa mesmo do fluxo de caixa”, afirmou Abreu.
Notícias Técnicas
Órgão orienta cidadão que sofrer alguma cobrança com ameaça de suspensão de conta ou cartão a denunciar o golpe imediatamente à polícia
Advocacia-Geral da União lançou programa que oferece redução de até 50% e parcelamentos de até 60 vezes para dívidas não tributárias
Os direitos de quem é aposentado por incapacidade permanente costumam gerar muitas dúvidas, ainda mais nas relações contratuais trabalhistas
A implementação da Reforma Tributária sobre o consumo avança para uma etapa decisiva com o início das obrigações acessórias relacionadas à CBS e ao IBS
Notícias Empresariais
Carreiras saudáveis não são as que crescem mais rápido, mas as que conseguem crescer sem consumir tudo ao redor
Planejamento, educação contínua e desenvolvimento de habilidades são decisivos para crescer profissionalmente em um mercado cada vez mais competitivo
A reação diante de uma crítica no trabalho é tão estratégico quanto dominar um conhecimento técnico
A mudança virou um fenômeno contínuo, líderes enfrentam dificuldades, e a saída é tratá-la como rotina, não como evento pontual
Em um cenário de transformação estrutural, regras simples já não dão conta da complexidade econômica atual
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional