Publicada orientação de preenchimento da EFD Contribuições para concessionárias de serviços de exploração de rodovia
Área do Cliente
Notícia
Superquarta: BC e Fed anunciam hoje primeiras decisões de juros de 2026
Mercado aposta em manutenção dos juros no Brasil e nos EUA
O Banco Central do Brasil e o Federal Reserve anunciam hoje suas respectivas decisões de política monetária.
Às 16h, o Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) anuncia a decisão tomada para os juros norte-americanos. Depois, à16h30, o presidente do Fed, Jerome Powell, realiza coletiva de imprensa para detalhar a discussão do colegiado.
Mais tarde, por volta de 18h30, o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC deve anunciar sua decisão.
Na primeira superquarta do ano, a expectativa do mercado é de que os juros sejam mantidos como estão tanto no Brasil como nos Estados Unidos.
No Brasil, a taxa Selic - que mede os juros básicos do país - está estacionada em 15% ao ano desde junho de 2025. Já nos Estados Unidos, a autoridade monetária trabalha com juros na banda de 3,5% a 3,75% após corte em dezembro.
O Sistema Expectativas de Mercado, apurado semanalmente pelo BC, mostra que a mediana dos agentes econômicos aposta em manutenção dos juros de 15% nesta quarta-feira (28). Nos EUA, a ferramenta CME Fedwatch mostra que 96,1% dos agentes econômicos precificam juros mantidos, contra 3,9% que ainda esperam por corte.
Cenário no Brasil
A expectativa de mais uma manutenção do BC é respaldada pelas indicações do presidente da autarquia, Gabriel Galípolo, da dependência dos dados para a tomada de decisões.
Números recentes do mercado de trabalho mostram que o desemprego segue nas mínimas históricas, indicando uma economia ainda aquecida.
Por outro lado, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) segue gradualmente para o centro da meta, enquanto o dólar mantém sinais de arrefecimento no mercado doméstico.
Em nota, analistas do Santander reforçam que o cenário desde início de 2026 está bastante semelhante ao de dezembro, quando o Copom realizou a última reunião de 2025 e optou por deixar os juros em 15% pela quarta decisão seguida.
Com esses sinais ainda apontando caminhos diferentes, é esperado que o BC siga na toada de manutenção da Selic nesta semana.
Cenário dos EUA
Já a reunião do Fed deve ser ofuscada por uma investigação criminal do governo do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o chair do banco central norte-americano, Jerome Powell, pelo esforço em andamento para demitir Lisa Cook do cargo de diretora e pela próxima nomeação de um sucessor para assumir o lugar de Powell em maio.
Na terça-feira (27), dia em que se iniciaram as reuniões, Trump voltou a afirmar em discurso que deve anunciar em breve o nome escolhido para assumir a cadeira de Powell.
Com tanta coisa em movimento - e a independência do Fed em jogo - o debate sobre política monetária parece quase secundário, embora os analistas, neste momento, esperem que as proteções institucionais ao banco central se mantenham.
Por enquanto, as expectativas de inflação baseadas no mercado e os rendimentos dos títulos de longo prazo dos EUA não demonstram nenhum temor generalizado em relação ao futuro do Fed.
"Não é possível considerar as ações do próximo presidente do Fed como algo separado do ambiente econômico ou da capacidade de influenciar outros participantes do Fomc", declarou Tim Duy, economista-chefe para os EUA da SGH Macro Advisors.
Notícias Técnicas
Originalmente estabelecido nas Cartas‑Convite encaminhadas às pessoas jurídicas habilitadas, fica prorrogado até 15 de fevereiro de 2026
Atualização normativa do CFC deixa explícita, pela primeira vez, a exigência inequívoca de assinatura digital do contador em todos os documentos comprobatórios
Devido aos inúmeros relatos de erros e falhas no Sistema Nacional da NFS-e, a FENACON, encaminhou ofício à Receita Federal, cobrando esclarecimentos e solução técnica
O Carnaval é feriado? Os trabalhadores poderão curtir o Carnaval sem expediente laboral?
Notícias Empresariais
A instabilidade do trabalho moderno é real. Mas ela pesa menos quando existe clareza sobre o que você constrói
Se o aumento de renda compra apenas mais preocupação, algo importante saiu do lugar e merece ser revisto
Edital da PGFN foi prorrogado até o próximo dia 30 de janeiro. Empresas podem garantir até 100% de descontos nos juros dos débitos
A reforma tributária e juros elevados tornam a figura do planejador financeiro um colaborador estratégico nas empresas
Novo salário mínimo altera valor do DAS-MEI; obrigatoriedade da nota fiscal só muda em 2027
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional