Neste momento, a API está disponível somente para testes pelas empresas participantes do projeto piloto da CBS
Área do Cliente
Notícia
Inovação e empreendedorismo no ensino médio como política educacional
Integração é um passo importante na articulação entre educação, desenvolvimento econômico e inclusão social
A recente aprovação, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do projeto que incentiva a inovação e o empreendedorismo no ensino médio público marca um passo importante na articulação entre educação, desenvolvimento econômico e inclusão social. A proposta, aprovada em 9 de dezembro, vai além do discurso ao criar mecanismos concretos de fomento: editais específicos para apoiar projetos integradores desenvolvidos por estudantes, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e voltados à melhoria da própria escola pública.
O desenho da política é particularmente relevante ao prever apoio financeiro combinado com orientação pedagógica, o projeto reconhece que inovar na educação exige mais do que boa vontade. Exige estrutura, método e acompanhamento qualificado. Os projetos integradores, previstos na BNCC, passam a ser um instrumento estratégico para conectar teoria e prática, estimulando os estudantes a identificar problemas reais de seu contexto escolar ou comunitário e propor soluções criativas, tecnológicas ou organizacionais.
Outro ponto central é o protagonismo estudantil, destacado no debate da comissão. Ao colocar os jovens no centro do processo, como autores de projetos, e não apenas receptores de conteúdo, a iniciativa contribui para o desenvolvimento de competências-chave para o século XXI: pensamento crítico, trabalho em equipe, comunicação, autonomia e capacidade de empreender. Trata-se de uma mudança de paradigma, em que a escola pública passa a ser vista também como espaço de experimentação, inovação e geração de valor social.
Do ponto de vista econômico, a medida dialoga com uma agenda mais ampla de fortalecimento da base inovadora do País. Experiências nacionais e internacionais mostram que o estímulo precoce ao empreendedorismo e à inovação amplia o horizonte profissional dos jovens, reduz a evasão escolar e cria condições para o surgimento de soluções locais para desafios sociais, ambientais e produtivos. Ao focar no ensino médio, a política atua em um momento decisivo da formação, quando muitos estudantes definem seus caminhos futuros.
O caráter inclusivo da proposta também merece destaque. Ao direcionar os incentivos às redes públicas, o projeto contribui para reduzir desigualdades de acesso à cultura da inovação, historicamente concentrada em escolas privadas ou iniciativas isoladas. Com isso, talentos de diferentes realidades podem ser identificados, estimulados e conectados a ecossistemas locais de inovação, envolvendo universidades, institutos de ciência e tecnologia, empresas e organizações da sociedade civil.
O desafio, daqui para frente, estará na implementação. A efetividade dos editais dependerá da capacitação dos professores, da governança do programa e da articulação com políticas educacionais e de inovação já existentes. Ainda assim, a decisão da CAE sinaliza um entendimento cada vez mais claro: investir em inovação começa pela educação básica. Fortalecer o ensino médio público com foco em empreendedorismo é, acima de tudo, investir no futuro econômico e social do Brasil.
Notícias Técnicas
O Fisco publicou nesta 4ª feira (17.dez.2025) uma nota técnica da NF3e que trata das alterações necessárias
A Receita Federal explicou na 3ª feira (16.dez.2025) que os resultados de lucros e dividendos apurados pelas empresas até o final de 2025 podem ser remetidos ao exterior até 2028
Entidade reforça posição contrária à taxação e alerta para insegurança jurídica e impactos em empresas e empreendedores
O CARF rejeitou, por unanimidade, o pedido de ressarcimento de IPI feito por uma empresa do setor automotivo, sob o argumento de que a operação envolvia apenas atividade comercial
Notícias Empresariais
Se as empresas aprendessem a operar o ano inteiro como operam em dezembro, muitas decisões deixariam de ser urgentes no fim do calendário
Ano expôs limites da liderança tradicional e antecipou um novo ciclo em que contexto, maturidade emocional e coragem definem quem permanece relevante
Estudos mostram que flexibilidade, bem-estar e protagonismo dos colaboradores aumentam engajamento, inovação e retenção nas empresas
Para 62% dos MEIs, 2025 foi igual ou melhor que ano anterior; conheça os cuidados para negócios digitais não morrerem na praia
Integração é um passo importante na articulação entre educação, desenvolvimento econômico e inclusão social
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional