A Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil publica a 2ª edição do Manual de Atendimentos NAF – Passo a passos executivos
Área do Cliente
Notícia
Isenção do IR até R$ 5 mil deve impulsionar crédito
A nova faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até cinco mil reais mensais deve reforçar a melhora estrutural do mercado de crédito
A nova faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até cinco mil reais mensais deve reforçar a melhora estrutural do mercado de crédito. A medida aumenta a renda líquida de cerca de 13 milhões de contribuintes e pode acelerar a migração para produtos financeiros de menor custo e risco, como o crédito consignado com desconto em folha , modalidades que utilizam o salário ou o fundo de garantia como lastro e apresentam taxas muito inferiores às do crédito pessoal tradicional.
Segundo Gabriel Ramalho, especialista em crédito e correspondente bancário, esse tipo de alívio tributário tende a melhorar a capacidade de pagamento e estimular um uso mais racional do crédito. “Quando o trabalhador tem mais renda disponível, ele sai do rotativo do cartão e do empréstimo sem garantia, que têm juros muito altos, e passa a usar produtos mais seguros, com taxas até quatro vezes menores”, afirma.
Nos bancos e fintechs, a tendência é de aumento gradual da originação de crédito em linhas com garantias reais, consideradas mais estáveis em termos de inadimplência. Dados do Banco Central mostram que as concessões às pessoas físicas cresceram mais de 10% em 2025, com destaque para o consignado e para operações lastreadas em renda ou Crédito do Trabalhador.
Ramalho destaca que o efeito mais relevante será qualitativo. “Essas linhas dão previsibilidade tanto para quem empresta quanto para quem contrata. A renda disponível aumenta, a inadimplência cai e o sistema volta a operar em um ciclo saudável de confiança”, analisa.
A tendência é que o sistema financeiro responda com maior sofisticação de portfólio. Ao substituir operações caras e de alto risco por produtos com garantias reais, as instituições liberam capital regulatório e reduzem o custo médio de funding. “O crédito barato e o crédito caro não disputam o mesmo cliente. A isenção do IR ajuda o banco a reequilibrar esse mix, estimulando operações mais sustentáveis”, observa Ramalho.
O fenômeno também tem implicações comportamentais. Com renda e crédito formalizados, o consumidor tende a usar melhor as ferramentas digitais e a planejar o orçamento com mais disciplina. O resultado é um avanço silencioso da bancarização, que amplia o mercado endereçável para crédito, seguros e investimentos.
Com inflação sob controle e emprego em alta, a combinação de renda extra, crédito mais barato e maior formalização financeira cria as condições para um novo ciclo de crescimento no crédito ao consumidor. A isenção do IR, nesse contexto, deixa de ser apenas uma medida fiscal e se torna um catalisador de crédito mais eficiente e inclusivo.
Notícias Técnicas
Principais regras, obrigações acessórias e prazos de recolhimento do IRRF conforme a Lei nº 15.270/2025
As alterações abrangem a redução do imposto devido, a tributação mensal das altas rendas e o ComprovaBet
Último dia para pagamento dos documentos de arrecadação será 30 de dezembro (terça-feira)
A Receita Federal disse nesta 5ª feira (18.dez.2025) que é bastante simples garantir o direito à não retenção do IRRF no caso de lucros apurados até 2025.
Notícias Empresariais
Uso indevido de dados no treinamento dessas ferramentas e vigilância excessiva são apontados pelos principais riscos. Confira também outros destaques de Legislação
Quando a empresa reduz o risco social de tentar e aumenta a clareza do que importa, o brilho volta
A equação é simples. IA não cria inteligência do nada. Ela amplifica aquilo que a empresa já tem
Erros de planejamento e na gestão financeira são os principais responsáveis pelo fechamento de 60% das pequenas empresas com menos de cinco anos no país
Prática cresceu com o aumento da preocupação com a saúde mental e sua relação com os indicadores de produtividade, engajamento e retenção
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional