e-Financeira : Atualizações no Guia do Desenvolvedor
Área do Cliente
Notícia
Novembro chegando: quem são as pessoas que terão direito ao 13º salário?
Idosos, trabalhadores CLT e domésticas estão entre os milhões que terão um reforço no orçamento
Com a proximidade de novembro, a expectativa pelo 13º salário cresce entre milhões de brasileiros. Este abono, instituído por lei, representa um salário adicional ao longo do ano e oferece um significativo alívio financeiro, especialmente no período de festas e despesas de final de ano.
No entanto, embora o 13º salário seja amplamente esperado, é fundamental compreender quem tem direito a ele e como seu pagamento é estruturado.
Acompanhe a leitura!
Quem recebe o benefício e quais as exceções?
O direito ao 13º salário é uma garantia a todo trabalhador sob a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), abrangendo uma vasta gama de categorias. Isso inclui os trabalhadores do setor privado, os servidores públicos, os empregados domésticos e até mesmo o Jovem Aprendiz.
Além disso, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também têm acesso a este recurso extra. Contudo, para este grupo específico, a Previdência Social costuma antecipar o pagamento das duas parcelas entre abril e maio.
Assim, apenas aqueles que começaram a receber o benefício previdenciário a partir de junho é que serão contemplados no cronograma padrão de final de ano.
Por outro lado, alguns grupos de trabalhadores e beneficiários ficam de fora da lista de contemplados. Não têm direito ao abono os indivíduos que recebem programas assistenciais (como BPC e Bolsa Família) ou aqueles cujos contratos de trabalho não possuem vínculo formal. Ademais, o trabalhador demitido por justa causa também perde o direito ao 13º salário.
Como é calculado e quando é pago o 13° salário?
O cálculo do 13º salário é relativamente simples, sendo proporcional ao tempo de serviço. Para determinar o valor devido, o trabalhador deve dividir o salário bruto por doze e, em seguida, multiplicar o resultado pelo número de meses trabalhados no ano vigente.
Assim, por sua vez, o pagamento é obrigatoriamente desmembrado em duas parcelas para os trabalhadores da iniciativa privada:
- Primeira Parcela: Deve-se pagar até o dia 30 de novembro, correspondendo a 50% do valor total do benefício. Em 2025, o prazo é até dia 28/11.
- Segunda Parcela: Deve-se pagar até o dia 20 de dezembro e representa o valor restante. (Em 2025, será no dia 19/12). É importante notar que é nesta segunda parcela que incidem os descontos obrigatórios, como INSS e Imposto de Renda (se aplicável), gerando uma quantia líquida ligeiramente menor.
Dessa forma, o 13º salário se consolida como uma peça fundamental do planejamento financeiro de fim de ano, exigindo apenas que os trabalhadores e empregadores atentem-se aos prazos e às regras de cálculo estabelecidas por lei.
Notícias Técnicas
Portal da Nota Fiscal Eletrônica lança Informe Técnico 2025.002 v1.31 com atualizações para IBS e CBS. Confira as novidades
Prefeituras que não implementarem o sistema até 1º de janeiro de 2026 podem ter repasses voluntários suspensos, segundo regras da reforma tributária
Data Cempro promove webinar sobre o assunto na próxima sexta-feira, 19/12, às 10h
Obrigação tributária exige detalhamento de pagamentos recebidos por profissionais e empresas de saúde
Notícias Empresariais
Se você ainda não incorporou os mais recentes avanços tecnológicos na sua estratégia de tesouraria, não há tempo a perder
Uma cultura barulhenta pode até parecer forte por um tempo. Mas a cultura que dura é a que funciona quando o entusiasmo acaba
Educação corporativa precisa voltar a colocar o aprendiz no centro, conectar teoria à prática e usar a tecnologia de forma estratégica para preparar profissionais para um mundo em constante transformação
A inteligência artificial é uma tecnologia que vem transformando diversos setores, da indústria e educação ao setor jurídico e de saúde
Especialistas apontam que confiança, escuta ativa e cultura forte são fatores decisivos para construir equipes de alta performance
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional