Novas regras para multas por atraso na entrega (MAED) do PGDAS-D e na DEFIS começam em 01 de Janeiro de 2026
Área do Cliente
Notícia
Especialista lista investimentos que ajudam a reduzir o Imposto de Renda
Especialista lista opções como Poupança, RDC, LCI, Prevcoop e VGBL, além de dicas importantes para aproveitar os benefícios
Com o pagamento do último lote da restituição do Imposto de Renda, que será no dia 30 de setembro, muitos brasileiros voltam a avaliar formas de equilibrar as finanças e reduzir a carga tributária. Uma alternativa ainda pouco explorada por grande parte da população são os investimentos com vantagens fiscais, que ajudam a pagar menos imposto de forma legal.
Segundo Giordano Gorham Miolo, Especialista em Investimentos da Central Ailos, alguns produtos se destacam por oferecer benefícios tanto na rentabilidade quanto na economia com o Imposto de Renda, sendo verdadeiros aliados do planejamento financeiro pessoal. Pensando nisso, o especialista listou alguns investimentos que podem ser aliados nesse planejamento:
Poupança
Isenta de Imposto de Renda para pessoa física, a poupança segue sendo uma alternativa de baixo risco e adequada para fins de constituição de uma reserva de curto prazo. No caso das cooperativas do Sistema Ailos, ainda há possibilidade de rendimento adicional com a distribuição de sobras.
RDC (Recibo de Depósito Cooperativo)
Similar aos CDBs, o RDC é um investimento de renda fixa conservador. A vantagem fiscal está na ausência do “come-cotas” (cobrança antecipada do Imposto de Renda realizada na maioria dos fundos de investimento, inclusive os de renda fixa), o que possibilita pagar o imposto apenas no resgate, favorecendo o rendimento dos investimentos no longo prazo.
LCI (Letra de Crédito Imobiliário)
Com rendimento isento de Imposto de Renda para pessoas físicas, a LCI geralmente oferece rentabilidade líquida superior a investimentos tributáveis. É indicada para objetivos de médio e longo prazo, devido à carência mínima exigida para resgate.
Prevcoop (Previdência Fechada)
A previdência privada Prevcoop se assemelha ao formato de PGBL no que tange à tributação e permite que o participante economize Imposto de Renda por meio da dedução de até 12% da sua renda bruta anual com as contribuições que realiza, reduzindo a base de cálculo do imposto devido. Para aproveitar esse benefício fiscal, é necessário estar em dia com a previdência social (INSS) e fazer a declaração de IR pelo modelo completo.
VGBL (Previdência Aberta)
Adequado a quem declara pelo modelo simplificado ou já utiliza o benefício da dedução fiscal no limite máximo, o VGBL possibilita investir a longo prazo, sem pagar come cotas e ainda com uma alíquota de IR que pode chegar a meros 10% sobre o rendimento, conforme o tempo de aplicação.
Outra vantagem de ambos os tipos de previdência que oferecemos é o fato de os recursos investidos não passarem por inventário, o que favorece o planejamento sucessório.
Além do que foi trazido, a escolha do investimento deve considerar o perfil do investidor, os prazos e os objetivos financeiros. Por isso, é importante contar com o apoio de profissionais qualificados, como contadores e especialistas em investimentos, para garantir o melhor aproveitamento possível dos benefícios fiscais.
“Tem investimento que ajuda a fazer o dinheiro render mais e ainda pagar menos imposto. É uma forma simples de organizar as finanças sem infringir nenhuma regra”, finaliza Giordano.
Notícias Técnicas
Norma inclui mais 85 benefícios fiscais e atualiza regras de informação à Receita Federal
O Fisco publicou, nesta 2ª feira (15.dez.2025), um informe técnico que traz orientações relacionadas as tabelas cClasstrib
O novo relatório na Câmara do 2º projeto de lei que regulamenta a reforma tributária rejeitou as mudanças que o Senado determinou na lei que instituiu o Simples Nacional
Foi com grande alarde que muitos profissionais que publicam posts e informações nas redes sociais comemoram a publicação da Solução de Consulta COSIT nº 244/2025
Notícias Empresariais
A maioria das empresas perde clientes por um erro emocional, não por um erro técnico
Quando ignorada, a sobrecarga torna-se a porta de entrada para a exaustão e o burnout, e é muito mais comum do que a maioria dos líderes imagina
Com pico de contratações temporárias e múltiplas demandas, Inteligência Artificial ganha protagonismo ao automatizar triagens, onboarding e escalas no mês mais crítico para o RH
Reforma tributária, gestão de caixa e uso de dados pressionam empresas a rever competências financeiras
Instituição aderiu ao Programa Acredita no Primeiro Passo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional