Novas regras para multas por atraso na entrega (MAED) do PGDAS-D e na DEFIS começam em 01 de Janeiro de 2026
Área do Cliente
Notícia
Mentoria Reversa para potencializar líderes conscientes
É preciso tratar a mentoria reversa como estratégia para oxigenar o repertório de líderes
Sim. Precisamos falar sobre liderança consciente diariamente, afinal, quem ensina o líder a continuar aprendendo, conscientemente, quando o mundo está imerso a uma estratosférica velocidade de mudanças tecnológicas, sociais e econômicas? E quem pode despertar nova energia e novos olhares para que a aprendizagem ressignifique o conhecimento, senão a nova geração que está conectada com as transformações que renovam o mundo corporativo?
Este é um ponto extremamente urgente e relevante, se quisermos falar de processos de aprendizagem no contexto das lideranças e das estratégias organizacionais.
Tratar a mentoria reversa como estratégia para oxigenar o repertório de líderes, conectando-os a novas realidades pode ser um movimento salutar e renovador. E, neste momento, nada mais estimulante do que profissionais mais jovens compartilharem conhecimento, perspectivas e tendências com líderes mais experientes. Explico: vejo muitos ganhos estratégicos com essa mentoria reversa: atualização constante, aproximação com as novas gerações, possibilidades reais de inovação disruptiva e cultural, tomada de decisão mais conectada com o presente e futuro, dentre outros.
É oportuno, para clarear e validar a importância desta visão, colocar aqui uma relação entre a velha economia (onde a liderança é baseada no acúmulo de experiência, autoridade hierárquica, foco em eficiência e previsibilidade) e a nova economia (que propõe uma liderança em rede, abertura para vulnerabilidade, inteligência emocional, diversidade, colaboração e inovação contínua). Este paralelo sinaliza e destaca a urgência existente na mudança de mindset e de comportamento das lideranças para uma atitude mais consciente, diariamente. Proponho, assim, nesta reflexão, 3 comportamentos essenciais para um Líder-Aprendiz:
Curiosidade ativa, pois o líder que busca constantemente novas perspectivas, pergunta mais do que afirma, observa tendências e se abre para o inusitado. E isto conecta a liderança à curiosidade, preparando-o para o porvir.
Humildade intelectual, que fortalece a ideia de que o conhecimento está distribuído em diversos agentes e que a experiência não é sinônimo de completude. Um líder humilde, quase sempre, aprende com estagiários, trainees, pares e ímpares, transformando vulnerabilidade em força estratégica.
Intencionalidade no aprendizado para não esperar que a aprendizagem aconteça por acaso, mas estruturar rotinas, mentorias reversas e interações que geram novos repertórios. Isso ajuda, e muito, o posicionamento do líder como protagonista da própria evolução.
Os líderes que sobreviverão no futuro são aqueles que entendem que ensinar e aprender são vias de mão dupla. Você já se colocou no papel de aprendiz hoje?
Notícias Técnicas
Norma inclui mais 85 benefícios fiscais e atualiza regras de informação à Receita Federal
O Fisco publicou, nesta 2ª feira (15.dez.2025), um informe técnico que traz orientações relacionadas as tabelas cClasstrib
O novo relatório na Câmara do 2º projeto de lei que regulamenta a reforma tributária rejeitou as mudanças que o Senado determinou na lei que instituiu o Simples Nacional
Foi com grande alarde que muitos profissionais que publicam posts e informações nas redes sociais comemoram a publicação da Solução de Consulta COSIT nº 244/2025
Notícias Empresariais
A maioria das empresas perde clientes por um erro emocional, não por um erro técnico
Quando ignorada, a sobrecarga torna-se a porta de entrada para a exaustão e o burnout, e é muito mais comum do que a maioria dos líderes imagina
Com pico de contratações temporárias e múltiplas demandas, Inteligência Artificial ganha protagonismo ao automatizar triagens, onboarding e escalas no mês mais crítico para o RH
Reforma tributária, gestão de caixa e uso de dados pressionam empresas a rever competências financeiras
Instituição aderiu ao Programa Acredita no Primeiro Passo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional