Se atualize e saiba tudo sobre essa obrigação. Veja quem precisa enviá-la
Área do Cliente
Notícia
Semana de trabalho com quatro dias melhora saúde e desempenho de funcionários, aponta estudo
Pesquisa publicada em revista científica acompanhou quase 3 mil trabalhadores em seis países e identificou avanços no bem-estar físico, mental e na satisfação com o trabalho
Trabalhar quatro dias por semana e folgar três, sem redução salarial, pode melhorar não apenas a saúde dos funcionários, como também seu desempenho no trabalho. É o que aponta uma pesquisa publicada nesta segunda-feira na revista científica Nature Human Behaviour.
O estudo, conduzido por pesquisadores do Boston College, nos Estados Unidos, acompanhou 2.896 funcionários de 141 organizações distribuídas por seis países ao longo de seis meses. O objetivo foi entender como diferentes modelos de jornada afetam a saúde física e mental dos trabalhadores.
Para fins de comparação, os pesquisadores também analisaram outras 12 empresas que mantiveram a semana tradicional de cinco dias de trabalho.
Participaram do estudo profissionais dos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. Os pesquisadores avaliaram mudanças nos níveis de burnout, fadiga, qualidade do sono e desempenho profissional após a adoção da jornada reduzida.
Os salários dos funcionários que passaram a trabalhar quatro dias por semana foram mantidos como se ainda cumprissem a carga horária de cinco dias.
Segundo os dados apresentados, os trabalhadores que adotaram a semana de quatro dias relataram melhora no bem-estar físico e mental, além de um aumento na satisfação com o trabalho: efeitos que, de acordo com o estudo, não foram observados no grupo que manteve a jornada tradicional.
Aumento nas contratações
O estudo indica ainda que a redução da carga horária teve efeitos positivos também no recrutamento e na retenção de talentos. Um dos casos analisados, por exemplo, enfrentava dificuldades para atrair novos profissionais e passou a ter menos problemas após adotar a semana de quatro dias.
De acordo com os pesquisadores, isso se deve ao fato de que a redução dos dias trabalhados é altamente valorizada por quem está em busca de emprego. Alguns funcionários relataram, inclusive, que “nem mesmo um aumento salarial os faria voltar à semana de cinco dias”.
O relatório mostra que 90% das empresas que participaram da pesquisa e adotaram o novo modelo optaram por mantê-lo após o fim do estudo.
Limitações
Os pesquisadores reconhecem algumas limitações da pesquisa, como o fato de ela ter sido realizada com empresas que já priorizavam o bem-estar dos funcionários e vinham promovendo mudanças estruturais nesse sentido. Esse recorte, segundo eles, pode ter "inflado" os efeitos positivos observados com a redução da jornada.
Eles também ressaltam que os benefícios para a saúde física exigem mais tempo de acompanhamento para serem plenamente identificados.
Notícias Técnicas
Contribuintes devem revisar declarações e evitar penalidades severas até 30/09/2025
A Receita Federal esclareceu que é indevida a retenção de IRRF sobre honorários de sucumbência pagos a sociedades de advogados optantes pelo Simples Nacional
O entendimento responde à dúvida de um contribuinte prestador de serviços contábeis, optante pelo regime de caixa, sobre o tratamento tributário de valores a receber
Receita Federal esclarece, em soluções de consulta, quais percentuais devem ser aplicados no Lucro Presumido em diferentes atividades econômicas
Notícias Empresariais
O sol é mais do que uma fonte de luz: é um regulador do corpo, um potencial aliado contra doenças e até um “remédio natural” para a felicidade
Especialistas em negócios apontam 5 estratégias para reduzir o esgotamento emocional e manter times comerciais motivados diante de metas agressivas
Para governos, líderes empresariais e educadores, o desafio está em equilibrar inovação com responsabilidade, garantindo que a IA seja um motor de progresso
Empresas com área dedicada a ESG no Brasil chegam a 21%
Aprenda como inovar e impulsionar o crescimento, fidelizando clientes e maximizando o valor de vida útil das contas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional