Especialista avalia que quando a transição estiver completa em 2033 (incluindo a operação plena do split payment, já a partir de 2027), débitos e créditos tributários serão automatizados
Área do Cliente
Notícia
Mais folga e resultado: Estudo prova sucesso da semana de trabalho de 4 dias
Resultados apontam maior bem-estar e desempenho profissional
Trabalhar apenas quatro dias por semana, com três dias de folga e sem redução salarial, pode ser a chave para funcionários mais saudáveis e produtivos. É o que aponta uma nova pesquisa publicada na renomada revista científica Nature Human Behaviour.
O estudo sugere que essa mudança na jornada de trabalho não só melhora o bem-estar dos colaboradores, mas também impulsiona seu desempenho profissional.
Detalhes da Pesquisa
Conduzido por pesquisadores do Boston College, nos Estados Unidos, o estudo acompanhou 2.896 funcionários de 141 organizações em seis países (Estados Unidos, Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido) ao longo de seis meses.
O objetivo foi entender como diferentes modelos de jornada afetam a saúde física e mental dos trabalhadores. Para efeito de comparação, outras 12 empresas que mantiveram a semana tradicional de cinco dias também foram analisadas.
Os pesquisadores monitoraram mudanças em indicadores como burnout, fadiga, qualidade do sono e desempenho profissional após a adoção da jornada reduzida. Um ponto importante foi a manutenção dos salários dos funcionários que passaram a trabalhar quatro dias, garantindo que a variável principal fosse a redução da carga horária.
Impacto positivo no bem-estar e na contratação
Os resultados são promissores: trabalhadores que adotaram a semana de quatro dias relataram uma melhora significativa no bem-estar físico e mental, além de maior satisfação no trabalho.
Esses efeitos positivos não foram observados no grupo que manteve a jornada tradicional.
Além dos benefícios para os colaboradores, o estudo também indicou um impacto positivo no recrutamento e retenção de talentos. Empresas que enfrentavam dificuldades para atrair novos profissionais viram essa situação melhorar após implementar a semana de quatro dias.
A pesquisa sugere que a jornada reduzida é altamente valorizada por quem busca emprego, com alguns funcionários chegando a afirmar que “nem mesmo um aumento salarial os faria voltar à semana de cinco dias”.
O relatório final revela que 90% das empresas participantes que testaram o novo modelo optaram por mantê-lo após o fim do estudo, reforçando sua viabilidade e eficácia.
Limitações do estudo
Apesar dos resultados animadores, os pesquisadores reconhecem algumas limitações. O estudo foi realizado com empresas que já demonstravam uma preocupação com o bem-estar de seus funcionários e estavam dispostas a promover mudanças estruturais. Esse perfil pode ter “inflado” os efeitos positivos observados.
Adicionalmente, os pesquisadores ressaltam que os benefícios para a saúde física, em particular, exigem um período de acompanhamento mais longo para serem plenamente identificados e comprovados.
Semana de 4 dias no Brasil
Cerca de 19 empresas brasileiras participaram de um experimento relataram aumento de produtividade, engajamento e bem-estar dos funcionários.
A redução da jornada de trabalho sem diminuição de salários é uma reivindicação histórica do movimento sindical brasileiro. O fim da escala 6×1 é tema da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), da deputada Erika Hilton (Psol-SP), que pretende estabelecer a jornada máxima de trabalho de 36 horas semanais em quatro dias por semana.
O relatório sobre a percepção dos chefes e funcionários sobre a semana de 4 dias no Brasil teve dados coletados em parceria com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV (FGV-EAESP). Após um ano de teste, o expediente foi reduzido para cerca de 35 horas semanais.
Os resultados registraram alta de 60% no engajamento dos funcionários e 44% na capacidade de cumprir prazos, além de aumento de faturamento em mais de 70% dos casos.
Além disso, 70% das empresas, por sua vez, disseram ter aumentado o faturamento no último ano.
Notícias Técnicas
A Receita Federal publicou o MOC v1.00 da Nota Fiscal da Água e Saneamento Eletrônica (NFAg), que moderniza processos fiscais, garante validade jurídica digital e substitui modelos tradicionais em papel
Atualização traz adequações nos leiautes do CT-e, CT-eOS e GTV-e para atender às regras da Reforma Tributária do Consumo
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas como multas, juros e restrições
AGU e TCU devem apresentar em 15 dias cronograma detalhado de análise dos recursos orçamentários
Notícias Empresariais
Em vez de reinventar a roda, o fundador da Microsoft recomenda aprender com quem já resolveu o problema uma estratégia com respaldo de pesquisas em criatividade e estratégia
Cortes nos EUA atraem capital para mercados emergentes, mas inflação e política fiscal pressionam o Brasil
Edital da Fazenda Nacional oferece transação tributária com condições especiais em multas e juros
A Instituição Fiscal Independente divulgou nesta quinta-feira (18) o Relatório de Acompanhamento Fiscal (RAF) de setembro, com projeções mais cautelosas que as do governo para o desempenho da economia brasileira em 2026
Plataforma nacional já reúne 1.053 negócios de impacto, que combinam resultado financeiro com benefícios sociais e ambientais
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional