Especialista avalia que quando a transição estiver completa em 2033 (incluindo a operação plena do split payment, já a partir de 2027), débitos e créditos tributários serão automatizados
Área do Cliente
Notícia
Tarifaço afeta quase 10 mil empresas brasileiras, que empregam 3,2 milhões, diz Câmara de Comércio
A entidade voltou a pedir a construção de uma solução negociada entre os dois governos para impedir o aumento tarifário
A entidade voltou a pedir a construção de uma solução negociada entre os dois governos para impedir o aumento tarifário, que, em sua visão, 'teria impactos muito severos para a economia brasileira e também para a economia americana'.
O aumento da tarifa de importação dos Estados Unidos a produtos brasileiros, imposto pelo presidente Donald Trump, tem o potencial de afetar quase 10 mil empresas brasileiras que exportam para o governo norte-americano.
Essas empresas, por sua vez, empregam 3,2 milhões de pessoas no Brasil.
Os números foram divulgados pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil).
"O nosso desejo — que é um sentimento, acho que unânime no setor empresarial aqui no Brasil — é o de se buscar a construção de uma solução negociada entre os dois governos", informou a Amcham Brasil, por meio de nota.
O texto prossegue: "e que aconteça de maneira a impedir um aumento tarifário, que teria impactos muito severos para a economia brasileira e também para a economia americana".
A entidade sem fins lucrativos é apartidária e não possui vínculos ou recebe recursos financeiros de governos. Com a intenção de estimular o comércio com os EUA, ela possui mais de 3.500 empresas associadas.
A Amcham Brasil participou de reunião nesta quarta-feira (16) em Brasília com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.
Em nota, a organização informou ter trazido, no encontro, a visão concreta de várias empresas sobre como elas avaliam o impacto dessas medidas para as suas operações.
"Nós esperamos que essa seja a via que aconteça [solução negociada], e o setor empresarial brasileiro e americano tem buscado contribuir com o governo brasileiro — e contribuir também do lado americano — trazendo essas suas percepções", acrescenta a Câmara de Comércio.
Alckmin cita atuação de empresas dos EUA no Brasil
Nesta quarta, o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin lembrou que empresas norte-americanas que atuam no Brasil, como a General Motors, a Johnson & Johnson, a Caterpillar também teriam perdas com a imposição da tarifa de 50% anunciada pelo presidente Donald Trump a partir de agosto.
“Nós queremos todo mundo unido para resolver essa questão. E as empresas têm um papel importante, tanto as brasileiras, que, aliás tem empresa brasileira que tem indústria nos Estados Unidos, quanto as empresas americanas. A General Motors comemorou esse ano, participei do seu centenário no Brasil. A Johnson & Johnson tem 90 anos, a Caterpillar tem 70 anos, muitas delas exportam para os Estados Unidos”, disse o vice-presidente Geraldo Alckmin.
Ele reiterou o desejo do governo brasileiro de se buscar a "construção de uma solução negociada" entre os dois governos para evitar o aumento das tarifas.
“O setor empresarial brasileiro e americano tem buscado contribuir com o governo brasileiro e contribuir também do lado americano, trazendo essas suas percepções”, acrescentou Alckmin.
Tarifas médias de importação
Em fevereiro, a Amcham divulgou dados que mostram que, embora a tarifa média de importação brasileira para o mundo seja de 12,4%, o imposto médio efetivo sobre as importações americanas é de 2,7%.
Segundo a entidade, essa diferença acontece porque:
- grande parte do que o Brasil importa dos EUA é isenta de imposto – aeronaves e peças, petróleo bruto e gás natural, por exemplo;
- mesmo quando há uma alíquota vigente, existem regimes aduaneiros especiais – "drawback", ex-tarifário e Recof, por exemplo – que reduzem ou até eliminam por completo a cobrança nos itens trazidos dos EUA.
"Como resultado, mais de 48% das exportações americanas para o Brasil entram sem tarifas, e outros 15% estão sujeitos a alíquotas de no máximo 2%", informou a Amcham Brasil.
Notícias Técnicas
A Receita Federal publicou o MOC v1.00 da Nota Fiscal da Água e Saneamento Eletrônica (NFAg), que moderniza processos fiscais, garante validade jurídica digital e substitui modelos tradicionais em papel
Atualização traz adequações nos leiautes do CT-e, CT-eOS e GTV-e para atender às regras da Reforma Tributária do Consumo
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas como multas, juros e restrições
AGU e TCU devem apresentar em 15 dias cronograma detalhado de análise dos recursos orçamentários
Notícias Empresariais
Em vez de reinventar a roda, o fundador da Microsoft recomenda aprender com quem já resolveu o problema uma estratégia com respaldo de pesquisas em criatividade e estratégia
Cortes nos EUA atraem capital para mercados emergentes, mas inflação e política fiscal pressionam o Brasil
Edital da Fazenda Nacional oferece transação tributária com condições especiais em multas e juros
A Instituição Fiscal Independente divulgou nesta quinta-feira (18) o Relatório de Acompanhamento Fiscal (RAF) de setembro, com projeções mais cautelosas que as do governo para o desempenho da economia brasileira em 2026
Plataforma nacional já reúne 1.053 negócios de impacto, que combinam resultado financeiro com benefícios sociais e ambientais
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional