No último mês do ano é tempo do pagamento da 2ª parcela do 13º salário. E aí, você já sabe quanto vai receber ou como calcular o valor a ser pago aos empregados?
Área do Cliente
Notícia
Quais são os benefícios do Pix para quem é Microempreendedor Individual
A novidade tende a simplificar a gestão financeira dos empreendedores, mas é preciso analisar quando é vantajoso
O Pix revolucionou a forma como transações financeiras são realizadas no Brasil, e para o Microempreendedor Individual (MEI), essa ferramenta se tornou uma aliada poderosa.
Muito além da simples velocidade nas transferências, o Pix oferece uma série de benefícios que podem otimizar a gestão do seu negócio, facilitar o dia a dia e até mesmo impulsionar suas vendas. Seja na praticidade de receber pagamentos a qualquer hora, na redução de custos ou na melhoria da experiência do cliente, entender as vantagens do Pix é fundamental para todo MEI que busca modernizar e simplificar suas operações financeiras.
Especialistas apontam que essa novidade tem o potencial de simplificar a gestão financeira dos empreendedores que possuem receitas recorrentes, como pagamentos de clientes frequentes ou assinaturas. No entanto, é importante analisar quando essa modalidade é realmente vantajosa.
O que é o Pix Automático?
O Pix Automático permite que os consumidores autorizem pagamentos recorrentes a serem debitados de forma automática em suas contas. Uma vez autorizada, a cobrança ocorrerá nos vencimentos seguintes, com base em parâmetros pré-definidos como valor, data e periodicidade.
Segundo o Banco Central (BC), esse serviço pode beneficiar até 60 milhões de brasileiros que não possuem cartão de crédito.
Quando o MEI pode usar o Pix Automático?
Para o MEI, o Pix Automático é especialmente útil em situações de receitas recorrentes. “É o caso de negócios que possuem mensalidades, serviços contínuos ou entregas periódicas”, explica Heloísa de Castro, vice-presidente de administração e finanças do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).
Ele permite que o MEI facilite a cobrança sem precisar gerar manualmente uma chave Pix a cada operação.
Para utilizar o Pix Automático, o MEI deve verificar as condições oferecidas por cada banco. Especialistas em gestão tributária afirmam que as instituições podem ter requisitos como CNPJ ativo há mais de seis meses, análise do histórico de movimentações e compatibilidade da atividade com o uso do serviço.
Quanto custa para o MEI usar o Pix Automático?
O Banco Central (BC) definiu que bancos e outras instituições financeiras podem cobrar das empresas pelo oferecimento do Pix Automático.
Por isso, o MEI deve entrar em contato com as instituições financeiras onde possui conta para saber as condições e custos específicos. Para pessoas físicas, o uso do Pix Automático será gratuito.
Quais são os benefícios do Pix para o MEI?
A principal vantagem do Pix Automático para os MEIs é a praticidade. Depois que o cliente autoriza, os pagamentos recorrentes ocorrem automaticamente, o que reduz a inadimplência e facilita o controle financeiro.
Além disso, o MEI pode definir limites de valor e periodicidade, garantindo mais segurança e organização nas cobranças.
Cuidados no uso do PIX para quem é MEI
Por certo, o Pix é uma ferramenta ótima, todavia exige cuidados para evitar problemas fiscais. O mais importante é quem é MEI separar as contas pessoais das da empresa, usando uma conta PJ exclusiva para o MEI e chaves Pix vinculadas a ela. Isso impede que o Fisco confunda seu faturamento pessoal com o da empresa e te desenquadre por ultrapassar o limite.
Também é importante monitorar o faturamento rigorosamente, pois todas as movimentações Pix são rastreáveis pela Receita Federal, que tem acesso aos dados de bancos sobre transferências acima de R$ 15 mil/mês para PJs (incluindo MEIs).
Emitir notas fiscais para todas as vendas (mesmo via Pix) é fundamental para evitar sonegação. Por fim, esteja sempre atento aos golpes e fraudes, verificando os dados do recebedor e desconfiando de mensagens suspeitas.
Com essas precauções, o MEI pode aproveitar o Pix com segurança e manter a regularidade do negócio.
Notícias Técnicas
Sanciononada a Lei 15.246, de 2025, que torna permanentes as mudanças propostas pelo Poder Executivo no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).
Nova regra visa evitar uso indevido de faturamento duplo e garantir tratamento fiscal justo
Mudanças da Receita aumentam o rigor sobre deduções de ICMS, afetando contabilidade, planejamento fiscal e compliance das empresas
O painel está disponível na página da Jurisprudência do TST e permite acesso rápido a informações sobre processos, incluindo temas analisados pelo STF
Notícias Empresariais
A autodisciplina transforma rotina em propósito e esforço em crescimento — e é assim que nasce o equilíbrio entre resultado e bem-estar
Veja como proteger seu empreendimento de possíveis sufocos financeiros
Modelo de governança corporativa deixou de ser exclusiva apenas às grandes instituições
Queda na percepção da situação atual é compensada pela alta nas expectativas, com destaque para o comércio
O modelo CLT desabou e o brasileiro precisou se virar para sobreviver
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional