e-Financeira : Atualizações no Guia do Desenvolvedor
Área do Cliente
Notícia
Fique atento! Quais são os erros mais comuns no atendimento ao cliente
Saiba como evitar essas falhas para melhorar as vendas e a fidelização em seu empreendimento
Atender bem os clientes é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Mas também é preciso evitar erros comuns para quem lida com o público. Não se atentar às falhas pode até encerrar um negócio prematuramente, de acordo com a especialista em relacionamento com o cliente do Sebrae, Edleide Alves.
“As consequências de uma experiência ruim para o cliente vão além da perda imediata da venda ou do atendimento, pode fazer com que ele deixe de se relacionar com a marca e, ainda, que fale mal da empresa, atendente ou produto/serviço”, avalia.
Alguns erros comuns que os empreendedores cometem no atendimento são:
- Vendedores ou atendentes despreparados: profissionais que não conseguem compreender a demanda do cliente, esclarecer dúvidas ou fornecer informações adequadas sobre os produtos ou serviços.
- Demora no atendimento: a lentidão no atendimento é uma das principais causas de reclamações dos clientes.
- Falta de canais ou dificuldade na comunicação: a ausência de meios eficazes para que o cliente entre em contato com a empresa pode gerar insatisfação.
- Dificuldade na resolução de problemas: complicações em processos como trocas ou devoluções de produtos defeituosos afetam negativamente a experiência do cliente.
Como evitar os erros
Segundo a analista, cada momento de atendimento faz parte do relacionamento com o cliente. Uma boa experiência pode ser resumida em três palavras: reconhecer, facilitar e encantar.
Avalie o comportamento e a relação do cliente com o mercado – existem muitos dados gratuitos disponíveis na internet – e, principalmente escute, sempre. Só ele poderá dizer qual é a melhor forma de atendê-lo.
Edleide Alves, especialista em relacionamento com o cliente do Sebrae.
Para evitar os principais erros no atendimento, o Sebrae recomenda três ações:
- Capacitação da equipe: treinamentos constantes para que os vendedores conheçam o perfil dos clientes, a área de atuação da empresa e as especificidades dos produtos e serviços oferecidos.
- Estrutura adequada: garantir uma estrutura física e de pessoal que permita um atendimento ágil e eficiente, especialmente em períodos de maior movimento, quando o atendimento é presencial. É importante ter uma boa fluidez no atendimento digital via site, redes sociais, mensagens ou telefone.
- Transparência nas políticas: manter os clientes informados sobre procedimentos de troca e devolução de produtos, para evitar surpresas desagradáveis.
Cursos e capacitações
O Sebrae também oferece diversos cursos que auxiliam o empreendedor a melhorar processos de atendimento e relacionamento com o cliente, como: Atendimento ao Cliente, Qualidade do atendimento ao cliente, Customer Success: Como Conquistar e Manter Clientes e Comunicação no processo de vendas para pequenos negócios.
“Atender não se trata de uma interação isolada. Cada momento de atendimento faz parte do relacionamento com o cliente. Quando ele continua voltando ao longo do tempo, muitas vezes se transforma em um promotor ou ‘advogado da marca’, aquele que divulga seus produtos e serviços, indica para amigos e defende quando alguém fala mal do seu negócio”, completa a analista.
Notícias Técnicas
Portal da Nota Fiscal Eletrônica lança Informe Técnico 2025.002 v1.31 com atualizações para IBS e CBS. Confira as novidades
Prefeituras que não implementarem o sistema até 1º de janeiro de 2026 podem ter repasses voluntários suspensos, segundo regras da reforma tributária
Data Cempro promove webinar sobre o assunto na próxima sexta-feira, 19/12, às 10h
Obrigação tributária exige detalhamento de pagamentos recebidos por profissionais e empresas de saúde
Notícias Empresariais
Se você ainda não incorporou os mais recentes avanços tecnológicos na sua estratégia de tesouraria, não há tempo a perder
Uma cultura barulhenta pode até parecer forte por um tempo. Mas a cultura que dura é a que funciona quando o entusiasmo acaba
Educação corporativa precisa voltar a colocar o aprendiz no centro, conectar teoria à prática e usar a tecnologia de forma estratégica para preparar profissionais para um mundo em constante transformação
A inteligência artificial é uma tecnologia que vem transformando diversos setores, da indústria e educação ao setor jurídico e de saúde
Especialistas apontam que confiança, escuta ativa e cultura forte são fatores decisivos para construir equipes de alta performance
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional