A incorporação de ferramentas digitais como o PIX ao monitoramento realizado junto às instituições financeiras e de meios de pagamento fortalece a segurança fiscal, preserva o sigilo bancário e não cria nenhum imposto novo para os brasileiros
Área do Cliente
Notícia
Compromisso com a Inclusão: Petrobras e MTE celebram termos para contratação de PcDs e jovens em vulnerabilidade social
Os termos visam ampliar oportunidades para pessoas com deficiência e a contratação de jovens em situação de vulnerabilidade extrema. A cerimônia marcou a Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Petrobras reforçaram hoje (3) o compromisso de promover inclusão e diversidade no ambiente de trabalho, com a celebração de dois termos, um relacionado à Lei da Aprendizagem Profissional (10.097/00) e outro à Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (PcD) (8.213/91). A cerimônia marcou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com a presença do ministro Luiz Marinho e da presidente em exercício da Petrobras, Clarice Coppetti, que é diretora de Assuntos Corporativos, na sede do MTE, em Brasília.
Os termos visam fortalecer ações para garantir oportunidades a pessoas em situação de vulnerabilidade e ampliar a representatividade de PcDs nos quadros da empresa, alinhando-se às legislações que promovem inclusão no mercado de trabalho.
Em sua fala, Luiz Marinho destacou o achatamento dos salários no país e a importância de uma grande empresa, como a Petrobras, assumir essas responsabilidades, pois serve de exemplo para outras empresas. “A Petrobras pode ser uma líder nesse debate, para um desenvolvimento saudável do mercado de trabalho no país. É uma grande luta que estamos travando para recuperar valores em relação ao capital e trabalho”, disse o ministro.
Cotas para PcDs
A Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do MTE liderou a elaboração desses termos, visando assegurar que a Petrobras cumpra as cotas estabelecidas pela legislação. De acordo com a auditora-fiscal do trabalho, Dercylete Lisboa, o termo referente à Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência determina que 25% das vagas em editais públicos de seleção sejam reservadas para candidatos com deficiência, até que o quadro da empresa atinja 5% de empregados com esse perfil. Para isso, os editais de concursos públicos incluirão anexos prevendo a adaptação de provas e etapas dos processos seletivos. “Este termo estabelece um novo patamar para editais de processos seletivos públicos e concursos de empresas da administração pública, assegurando a eliminação de barreiras e promovendo a inclusão, além de ser um modelo para futuras fiscalizações”, explicou a auditora.
O técnico em operação da Petrobras, Reinaldo Chimene dos Santos, que é cadeirante, destacou em seu depoimento o apoio recebido da empresa para sua adaptação no ambiente de trabalho. “Acredito que a Petrobras está muito comprometida em acolher todos os PcDs que fazem parte do quadro de funcionários”, afirmou Reinaldo.
Além de garantir a entrada dos PcDs no mercado de trabalho, o diretor do escritório da Organização Internacional no Brasil (OIT), Vinícius Pinheiro, destacou a importância de assegurar a ascensão e permanência dessas pessoas nas empresas. “A OIT reafirma seu compromisso com iniciativas que ampliem as oportunidades de qualificação e promovam o direito ao trabalho para pessoas com deficiência”, afirmou Pinheiro.
Aprendizagem Profissional
Na área da aprendizagem, o termo prevê que 5% das vagas sejam destinadas para adolescentes em situação de vulnerabilidade social, como egressos do trabalho infantil, em cumprimento de medidas socioeducativas, jovens em acolhimento institucional e pessoas com deficiência. No 4º Ciclo do Programa Petrobras Jovem Aprendiz, iniciado em setembro último, foram contratados 1.014 aprendizes. Destes, 169 foram indicados pela SIT e estavam dentro do perfil de vulnerabilidade social. O termo assinado este ano é o segundo firmado entre a Petrobras e o MTE em dois anos.
Um exemplo positivo do termo, é Luan Fabiano dos Santos, contratado por meio da Lei da Aprendizagem Profissional. Antes, ele trabalhava 13 horas por dia como ajudante de padeiro, ganhando apenas R$ 50,00 como folguista. Graças à orientação do MTE, Luan se inscreveu no programa Jovem Aprendiz da Petrobras e foi aprovado. “O funcionário do Ministério do Trabalho e Emprego me deu vários conselhos. Agora, tenho a chance de aprender em outra área e sou muito grato por essa oportunidade”, contou.
A presidente em exercício da Petrobras, Clarice Coppetti, falou sobre os planos de investimentos da empresa para os próximos anos e que para isso será necessário pessoas, governança e sustentabilidade. “Por isso, hoje estamos aqui, formalizando esses dois termos de serviço. Eu sei o quanto o programa jovem aprendiz tem mudado a vida das pessoas”, ressaltou Clarice.
Participaram ainda da cerimônia pelo MTE os secretários Luiz Felipe Brandão de Mello (Inspeção do Trabalho) e Magno Lavigne (Qualificação, Emprego e Renda), o diretor do Departamento de Políticas de Trabalho para a Juventude, João Victor da Motta, e os auditores fiscais Taís Arruti Lisboa, Marcelo de Freitas e Rafael Giguer. Pela Petrobras também participou, virtualmente, a gerente executiva de Recursos Humanos, da Petrobras, Lilian Soncin.
Notícias Técnicas
Valores começam a valer para aposentadorias de janeiro
Ajuste considera os últimos aumentos da taxa Selic
As inscrições começaram dia 7 e vão até o dia 24 janeiro
O P&R visa a esclarecer as atualizações e a aplicação do sistema
Notícias Empresariais
Especialistas em marketing digital analisam os impactos das mudanças nas práticas de moderação de conteúdo da Meta para as marcas anunciantes
Inflação oficial do país fechou 2024 em 4,83%, puxada por alimentação, educação e saúde. Os alimentos têm sido, inclusive, o principal motivo do mau humor dos consumidores.
Inscrições até 14 de janeiro para selecionar 500 agentes da Economia Popular e Solidária.
Dados são do Ministério do Trabalho e Emprego, que monitora o cumprimento da Lei da Aprendizagem
Criminosos estão aproveitando a onda de "fake news" relacionadas à fiscalização da Receita Federal sobre declarações prestadas por instituições financeiras e de pagamento para enganar cidadãos e aplicar golpes.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.