O CFC convida todos os escritórios de contabilidade do País a participarem da Pesquisa Global de Informações sobre Sustentabilidade para Pequenas e Médias Empresas
Área do Cliente
Notícia
Entenda como comentários e interações nas redes sociais favorecem os negócios
Campanha do Sebrae “Ser Positivo Transforma” estimula corrente do bem em prol do empreendedorismo
O famoso ‘boca a boca’ está mais forte do que nunca no universo digital. A internet potencializou o alcance dessa estratégia de marketing muito conhecida na hora de atrair a clientela. Comentários, recomendações e avaliações positivas de produtos e serviços não podem ser ignorados por quem empreende. Ao contrário, devem ser vistos como uma oportunidade para conhecer melhor as necessidades do cliente e se aproximar mais dele.
“Antigamente quando um cliente não se agradava de um serviço ou produto, ela divulgava para cinco, seis amigos. Com as redes sociais, quem não está satisfeito facilmente alcança cinco, seis mil pessoas. O impacto tem dimensões escaláveis. Daí a necessidade de o empreendedor estar sempre atento”, afirma a especialista em Mercados e Transformação Digital do Sebrae Nacional, Janaína Camilo.
Segundo ela, as redes sociais oferecem diversas opções para estimular interações que podem contribuir para aprimorar os negócios e contam com ferramentas específicas para colher essas informações.
“É importante engajar o público e responder às mensagens e comentários. O empreendedor deve incentivar o feedback do cliente, fazendo perguntas diretas. Pelas redes sociais pode criar caixas de perguntas, promover enquetes, pedir opiniões e responder aos comentários de maneira interativa. Essa dinâmica demonstra atenção e cuidado com o cliente e estreita o relacionamento entre ele e sua empresa, aumentando o engajamento e fortalecendo a imagem da sua marca”, acrescenta.
Fã ou Hater?
A especialista do Sebrae atenta os donos de pequenos negócios que o feedback do cliente é uma fonte de informação preciosa, e deve ser convertida em melhoria no atendimento e na satisfação do cliente.
“O feedback do cliente permite conhecer a opinião do consumidor sobre a qualidade dos produtos ou serviços, o atendimento, a entrega e a experiência de compra que ele teve no seu estabelecimento. Além disso, ajuda a identificar os pontos fortes e os pontos de melhoria do seu negócio, possibilitando a tomada de decisões mais assertivas e a fidelização da clientela. Essa abordagem proativa, permite que os empreendimentos se destaquem e se mantenham relevantes no mercado”, considera Janaína.
“Good vibes” nas redes
Para apoiar os donos de pequenos negócios e estimular os comentários e avaliações positivas das empresas, o Sebrae lançou a campanha “Ser Positivo Transforma”. A ideia é espalhar uma corrente do bem pelo Facebook, Instagram e Tik Tok, a partir do compartilhamento de mensagens positivas recebidas pelos empreendedores e estimular o engajamento dos seguidores do Sebrae em prol da geração de negócios, apoio ao próximo e positividade.
Com a campanha, o Sebrae quer mostrar como likes, curtidas e boas avaliações podem contribuir para o sucesso dos negócios, atraindo novos clientes, construindo confiança, impulsionando vendas e fortalecendo a economia.
“Queremos furar a bolha de negatividade que, infelizmente, se espalhou pela internet. Sabemos que as redes sociais têm um potencial incrível para gerar conexões genuínas entre as pessoas. Vamos estimular os que sonham empreender, mostrar a força do empreendedorismo e reforçar nosso apoio aos donos de pequenos negócios”, afirma gerente de Comunicação do Sebrae Nacional, Gleber Naime.
Notícias Técnicas
Escritórios adotam marketing digital e novas tecnologias para ampliar carteira e se manter competitivos no mercado contábil atual
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou projeto que desobriga pequenos produtores rurais não inscritos no CNPJ
A Reforma Tributária, instituída pela Emenda Constitucional nº 132/2023, é considerada a mais profunda reestruturação do sistema tributário brasileiro nas últimas décadas
Pagamento de R$ 6 bilhões beneficia cerca de 774 mil trabalhadores demitidos que aderiram ao saque-aniversário; valores médios são de R$ 7,7 mil e serão creditados entre os dias 17 e 20 de junho
Notícias Empresariais
A iniciativa do Governo Federal ofereceu descontos entre 20% e 95% e garantiu a a reinserção de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte no mercado de crédito
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta quinta-feira, 12, em seu perfil no X, que o colégio de líderes da Casa decidiu pautar um requerimento
O setor produtivo recebe novamente com preocupação mais uma tentativa do governo federal de aumentar impostos com objetivos arrecadatórios
"Ninguém vai querer usar uma ferramenta que está presa em 50% de precisão", diz Paul Romer
Segmentos mais impactados pela data esperam movimento 21,7% maior do que o do ano passado, segundo a Fecomércio-DF. Muitos consumidores seguem em busca do presente perfeito para celebrar o amor
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional