Novas regras para multas por atraso na entrega (MAED) do PGDAS-D e na DEFIS começam em 01 de Janeiro de 2026
Área do Cliente
Notícia
Call centers dizem ao STF que bloqueio derruba empregos, mas chamadas são feitas por robôs
A decisão da Anatel de coibir o uso abusivo de robôs de telemarketing deve gerar novas disputas judiciais, até porque atinge o coração do que se tornou o serviço de telefonia na era dos aplicativos de mensagens.
A decisão da Anatel de coibir o uso abusivo de robôs de telemarketing deve gerar novas disputas judiciais, até porque atinge o coração do que se tornou o serviço de telefonia na era dos aplicativos de mensagens. A maior parte do tráfego telefônico gerado atualmente é por call centers, o que ajuda a entender porque a sucessão de medidas anteriores, desde o cadastro Não Me Perturbe, jamais contou com apoio entusiasmado das operadoras de telecomunicações.
“Em uma única empresa, com cerca de 80 milhões de usuários, em torno de 350 deles são responsáveis por 60% do trafego da rede. Então temos resistência de empresas de telemarketing e resistência de operadoras para que essas medidas sejam efetivas e para que haja racionalidade maior nesse serviço, que é lícito, mas vem sendo utilizado de forma irracional e sem o mínimo de razoabilidade”, disse o conselheiro Emmanoel Campelo, que está à frente desse tema na Anatel.
A resistência, como já se viu, chegou ao Supremo Tribunal Federal, em uma ação direta de inconstitucionalidade que tenta derrubar a determinação da Anatel de que todas as chamadas de telemarketing ativo sejam identificadas pelo prefixo 0303. As empresas de call center alegam no STF que a possibilidade de os usuários identificarem previamente que a chamada é de telemarketing vai prejudicar o setor e provocar demissões.
A julgar pelos números apresentados pela Anatel, no entanto, quem corre mais risco de ficar sem emprego são robôs. “Robôs fazem 60% da rede, sem fazer o serviço”, resumiu o superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da agência, Vinícius Caram.
E apesar da grita de algumas entidades de call centers, pelo menos parte do segmento já se movimentou para adotar as novas regras. Desde que a exigência do 0303 foi adotada, no início de março deste ano, 440 empresas solicitaram 1.022 códigos 0303 junto à Anatel, que tem pedidos para outros 438 na fila. Vale lembrar que essa medida, que começou obrigatória para chamadas de telemarketing originadas em celulares, passa a valer também para telefones fixos a partir de 8 de junho.
“Estamos diante de um mercado grande de empresas de telemarketing que usam desses mecanismos para viabilizar o negócio. Mas não se pode utilizar os atendentes de telemarketing como escudo para que se permita um incômodo desenfreado aos consumidores. Chegamos a um patamar em que temos que pensar em quem está do outro lado. Acabar com o robocall, que liga de forma autônoma, pode gerar até um efeito contrário, de contratar mais atendentes e de que fato seja uma pessoa ligando para o consumidor. É um argumento apelativo, falacioso e não cabe como forma de tentar impedir as medidas”, completou Emmanoel Campelo.
Notícias Técnicas
Norma inclui mais 85 benefícios fiscais e atualiza regras de informação à Receita Federal
O Fisco publicou, nesta 2ª feira (15.dez.2025), um informe técnico que traz orientações relacionadas as tabelas cClasstrib
O novo relatório na Câmara do 2º projeto de lei que regulamenta a reforma tributária rejeitou as mudanças que o Senado determinou na lei que instituiu o Simples Nacional
Foi com grande alarde que muitos profissionais que publicam posts e informações nas redes sociais comemoram a publicação da Solução de Consulta COSIT nº 244/2025
Notícias Empresariais
A maioria das empresas perde clientes por um erro emocional, não por um erro técnico
Quando ignorada, a sobrecarga torna-se a porta de entrada para a exaustão e o burnout, e é muito mais comum do que a maioria dos líderes imagina
Com pico de contratações temporárias e múltiplas demandas, Inteligência Artificial ganha protagonismo ao automatizar triagens, onboarding e escalas no mês mais crítico para o RH
Reforma tributária, gestão de caixa e uso de dados pressionam empresas a rever competências financeiras
Instituição aderiu ao Programa Acredita no Primeiro Passo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional