Ministério da Economia esclarece incidência de encargos sobre remuneração paga pelo empregador antes do auxílio-doença
Área do Cliente
Notícia
Ainda é possível reter talentos com tanta competitividade? A era da experiência garante que sim
Por que estamos na era de promover experiências incríveis aos nossos clientes, mas ainda não as levamos também aos nossos colaboradores?
Reconhecer talentos, premiar, bonificar, recompensar e reter. As empresas buscam constantemente formas para manter bons colaboradores, uma vez que a concorrência está cada vez mais acirrada no mercado corporativo. Mas já com diversas ações comumente adotadas pelos gestores de RH, que vão desde presentear com eletrodomésticos a garantir cursos profissionalizantes, será que ainda é possível se destacar nesse universo?
Se você já ouviu falar na era da personalização e, principalmente, da experiência, já deve imaginar a resposta. O público interno sempre será tão ou até mais valioso que o público externo, para qualquer marca e segmento de atuação. E por que estamos na era de promover experiências incríveis aos nossos clientes, mas ainda não levamos isso também aos nossos colaboradores?
Uma pesquisa realizada em Nova York, Estados Unidos, pela Universidade de Cornell, identificou que pessoas que investem em novas vivências são mais felizes, isso porque nesse caso a felicidade aumenta conforme o tempo, ao contrário do que acontece com uma aquisição, por exemplo, que é momentânea.
Assim sendo, um colaborador é ainda mais feliz quando vive uma experiência com pessoas que ama do que quando realiza algum curso profissionalizante, ganha um presente específico ou até mesmo um dinheiro extra, que tendem a ter um efeito de curto prazo.
A pesquisa "O real impacto do talento", feita em 2018 pelo Sebrae e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), que analisou 1.927 corporações, identificou que o sucesso de uma empresa está diretamente ligado ao quanto ela investe em valorização, engajamento e desenvolvimento do seu time. Cerca de 70% das empresas com menor sucesso no mercado que responderam ao estudo não investem em ações que garantem mais felicidade ao colaborador.
Ou seja, a melhor forma de se manter competitivo no mercado, reter e manter os talentos, é valorizá-los. E nada é tão valioso quanto a felicidade e o bem-estar, principalmente no meio corporativo e em tempos tão difíceis. Sendo assim, o momento agora é de investir em experiências! E não só aquelas que envolvam o time, mas que se estendam às pessoas que eles mais amam e mais enxergam valor em vivenciar bons momentos.
Chegou a hora de customizar, adaptar produtos também para o público interno, entendendo que a felicidade plena de cada um dos colaboradores está diretamente ligada ao bem-estar coletivo, a produtividade e ao bom desempenho da empresa perante o mercado. E para se destacar e manter os talentos é preciso fugir do comum e do básico, levando em consideração as experiências, de forma a entregar mais valor ao time.
Notícias Técnicas
Lei 14.905/2024 altera forma de corrigir débitos trabalhistas, exigindo atenção das empresas para evitar impactos financeiros
O parecer do senador Eduardo Braga para o 2º projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária (PLP 108 de 2024) trouxe algumas alterações sobre a incidência de tributos
O País vive um momento de efervescência no ecossistema de inovação. Segundo o Startups Report Brasil 2024, divulgado recentemente pelo Observatório Sebrae Startups, já conta com 18.056 empresas desse tipo em operação
Aprenda como blindar seu negócio e seus clientes com contratos robustos e compliance
Notícias Empresariais
A cena do ambiente de trabalho moderno já deixou claro: colaboradores equilibrados financeiramente tendem a ser mais produtivos, engajados e colaborativos
Unifesp: 10,9 milhões já geram problemas emocionais, familiares ou profissionais
Profissionais fora da curva podem impulsionar inovação, diversidade e resultados, mas exigem atenção especial no recrutamento e gestão
Entre as ações previstas, estão lançamentos de produtos, descontos e combos promocionais
CIOs precisam adotar uma mentalidade de RH para gerenciar a IA agêntica
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional