O parecer do senador Eduardo Braga para o 2º projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária (PLP 108 de 2024) trouxe algumas mudanças sobre a aplicação de multas e penalidades
Área do Cliente
Notícia
2021: o ano para finalmente usar inteligência de dados na sua empresa
Já faz algum tempo que a inteligência de dados deixou de ser uma novidade e passou a ser encarada como um componente indispensável na estratégia de vendas de qualquer empresa B2B de grande porte, em qualquer lugar do mundo.
Já faz algum tempo que a inteligência de dados deixou de ser uma novidade e passou a ser encarada como um componente indispensável na estratégia de vendas de qualquer empresa B2B de grande porte, em qualquer lugar do mundo. No entanto, esse recurso demorou a chegar no Brasil e no cotidiano das pequenas e médias empresas, que só agora perceberam que podem e devem se beneficiar das vantagens competitivas que essa tecnologia traz para os negócios, sobretudo nas estratégias multicanal.
Em 2020, a crise causada pela pandemia escancarou ainda mais a necessidade do uso de inteligência digital para a sobrevivência dos pequenos negócios. Esse cenário também trouxe uma série de mudanças no perfil e comportamento do consumidor, que agora está mais digital, tornando os dados algo ainda mais vital para a saúde dos negócios. O crescimento de novas formas de consumo foi potencializado, principalmente, pela questão endêmica e sanitária imposta pelo distanciamento social decorrente da pandemia. Isso não significa que as vendas físicas acabaram, pelo contrário. Basta ver a movimentação intensa registrada no comércio físico durante os primeiros dias em que seu funcionamento voltou a ser autorizado. Mas certamente indica que os negócios precisam se reinventar para suportar trabalhadores e consumidores remotos, aumentando assim sua presença online.
Nesse contexto, a inteligência de dados vem assumindo uma importância ainda maior, quase que vital, para o futuro das empresas de qualquer tamanho, mas principalmente para as pequenas e médias. Quer um exemplo? De acordo com o Dell Technologies Index 2020, índice que mede a maturidade da transformação digital das empresas, 87,5% das empresas com escritório no Brasil tiveram alguma estratégia relacionada à transformação digital durante o ano passado. Uma vez dado esse o passo, a preocupação é entender todos os dados gerados por essa realidade e garantir a segurança neste ambiente. Ainda segundo o estudo, a principal preocupação com investimento dos respondentes é com cibersegurança e privacidade (66%) e a segunda é com análise e gestão de dados (65,5%).
Estudos como esse trazem um ponto de atenção muito forte que as empresas devem levar em consideração para os próximos anos: fazer com que a (tão falada e pouco praticada) cultura do data-driven faça parte das estratégias dos negócios visando o aumento da produtividade das organizações. Resumindo, todas as áreas de uma empresa devem estar preparadas para tomar decisões baseadas em dados estruturados, que possam se ajudar entre si e impulsionar o atingimento de metas e objetivos.
Com auxílio de tecnologias inovadoras de inteligência de dados, como as já conhecidas das grandes corporações, mas em breve trending topics entre as pequenas e médias, DMP (Data Management Platform) e CDP (Customer Data Platform), é possível identificar, por exemplo, as interações mais indicadas dadas o às particularidades de cada cliente, identificando o que é preciso fazer para atraí-lo e quais as ações mais efetivas para fidelizar esse consumidor. Portanto, a empresa passa ter em suas mãos o conhecimento da melhor abordagem, oferta e comunicação para cada tipo de mídias utilizado em sua estratégia de marketing e vendas.
Mas para alcançar eficiência no uso de dados, há dois desafios principais. O primeiro deles é contar com profissionais capacitados para implementar e manter as ferramentas em uso. Aqui estamos falando do desafio que a tecnologia nunca será capaz de substituir, o olhar humano para o processo. Em negócios de baixa maturidade tecnológica, de acordo com uma pesquisa da Gartner, os profissionais perdem 37% do tempo captando dados e 23% os gerenciando, apesar disso apenas 3% das informações captadas são realmente relevantes para o negócio. Agora imagine a tecnologia sendo responsável por todo esse processo e as pessoas voltadas para analisar os dados relevantes e tomar decisões com base neles.
O segundo desafio é ter em mãos as principais plataformas de maneira unificada. Nesse caso, para uma escolha atenta e criteriosa de provedores de tecnologia, passa a ser necessário considerar a capacidade técnica e o entendimento de negócio do provedor. Não adianta ter todo seu estoque cadastrado em um ERP que não está integrado à sua plataforma de vendas online e esta, por consequência, à sua estratégia de mídia.
A partir de 2021, a inteligência de dados e a personalização da experiência multicanal não podem andar separadas, para qualquer porte de empresa. O futuro que falamos por tanto tempo, chegou. Essa prática não é mais exclusiva para grandes empresas, a tecnologia está disponível e ao alcance de todos. Mais do que uma oportunidade, é o segredo para o sucesso!
Notícias Técnicas
A medida entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026, observando-se integralmente o princípio constitucional de anterioridade, seguindo as regras estabelecidas pelo artigo 150, inciso III.
Entenda os impactos e como se preparar para o novo cenário até 2032
Por lei, quem não se adaptar deve pagar tributos mesmo no período de teste, mas o maior risco é operacional
Implicações do novo sistema de recolhimento para o fluxo de caixa e a infraestrutura tecnológica
Notícias Empresariais
Levantamento do Sebrae mostra que o país criou 412 mil novos empreendimentos no mês; setor de Serviços lidera
Ao lidar com falhas de forma madura, profissionais mostram resiliência, inteligência emocional e disposição para evoluir
Uma das Comissões da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que eleva o limite de faturamento do MEI para R$ 150 mil ao ano
Houve salto de mais de 1.000% nas contratações em julho, com 6.099 novos contratos firmados
Estimativa aponta que impacto seria de 138 mil empregos perdidos, mas será mitigado pelo pacote de socorro do governo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional