O parecer do senador Eduardo Braga para o 2º projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária (PLP 108 de 2024) trouxe algumas mudanças sobre a aplicação de multas e penalidades
Área do Cliente
Notícia
Não basta haver diversidade, também é preciso ter inclusão
Há poucas semanas, lançamos o Comitê de inclusão, diversidade e ações sociais da Lockton Brasil, formado por 3 integrantes fixos, Glauco Ormond – Head de Marketing, Kátia Sayour – Superintendente de RH e Priscila Ali – CFO e mais 6 integrantes rotativos. A criação levantou algumas questões, que precisam ser esclarecidas. Em primeiro lugar, por que pensar em diversidade e inclusão é importante?
Há poucas semanas, lançamos o Comitê de inclusão, diversidade e ações sociais da Lockton Brasil, formado por 3 integrantes fixos, Glauco Ormond – Head de Marketing, Kátia Sayour – Superintendente de RH e Priscila Ali – CFO e mais 6 integrantes rotativos. A criação levantou algumas questões, que precisam ser esclarecidas. Em primeiro lugar, por que pensar em diversidade e inclusão é importante?
Apesar de, no último ano, o número de buscas sobre os temas na internet ter crescido 71% e 24%, respectivamente, o Brasil ainda está muito longe de ser referência, induzido principalmente por uma questão cultural que acompanha a nossa sociedade há anos.
Enquanto algumas empresas, como a Lockton Brasil, saem na frente ao ter iniciativas específicas a respeito do tema, outras encontram barreiras, não apenas para inserir atividades relacionadas em sua rotina, mas até mesmo para entender o significado dessas palavras em uma corporação.
De forma geral, a diversidade é uma fotografia da empresa que deve parecer o máximo possível com o retrato da sociedade. Ter uma empresa diversificada significa contar com uma força de trabalho multicultural. Além de ser uma questão social, é também pensar de forma estratégica, agregando desenvolvimento. Quanto mais diversa for a equipe, maior será o número de pontos de vista, possibilitando novos insights. Agrega também valor de mercado, crescimento organizacional e o orgulho dos colaboradores em trabalhar em uma empresa com estes ideais.
Diversas pesquisas apontam que outro benefício visto nas empresas que investem em diversidade e inclusão é o estabelecimento de uma cultura de inovação, em que os colaboradores não veem barreiras para inovar e têm menos medo de errar.
Mas é importante dizer que, a diversidade, por si só, não garante a inclusão destes grupos nos ambientes de trabalho e não os coloca em igualdade em relação aos grupos majoritários. Inclusão nas empresas significa criar políticas e processos que desenvolvam as habilidades profissionais de todos(as), levando em conta a individualidade de cada um. Quando não se investe em inclusão, a empresa pode ter uma força de trabalho pluralizada, mas seguirá reconhecendo e promovendo pessoas de grupos maioritários, o que significa a manutenção de uma hierarquia desigual e injusta.
Mas então, como promover a diversidade e inclusão de modo efetivo? Não existe uma receita de bolo. É preciso buscar formação sólida para iniciar um projeto como este, que demandará estratégia, plano de ação, metas, acompanhamento desses funcionários, entre outros.
Confira algumas ações que a Lockton Brasil está implantando junto aos seus colaboradores:
• Engajamento da liderança – Qualquer projeto relacionado à diversidade e inclusão só pode ser bem-sucedido quando há o engajamento genuíno e consistente da liderança da empresa. Só assim será possível a adesão por todas as áreas da organização. Contrate, retenha e desenvolva pessoas pertencentes a grupos minoritários. A partir do momento em que a empresa forma times plurais, a transformação começa a acontecer.
Começamos com as entrevistas às cegas, onde os candidatos não são vistos pelos entrevistadores, que têm como principal objetivo priorizar as competências técnicas e comportamentais. Em outras palavras, é um modelo que busca diminuir a incidência de discriminação (consciente e inconsciente) dentro do sistema admissional da empresa. Outra pequena ação é sobre o preenchimento da ficha cadastral, onde não é mais questionado o sexo do funcionário, e sim, o gênero com o qual se identifica. Também iniciamos a contratação de jovens aprendizes através do Grupo Vocação, que busca auxiliar jovens de baixa renda com cursos e auxiliando até a universidade.
• AMMS associação das mulheres do mercado de seguro – Associamo-nos a AMMS, que é constituída por representantes de todos os intervenientes do mercado, ou seja, segurados, seguradoras, resseguradoras, corretoras, prestadoras de serviços e demais instituições do segmento. Conscientiza e luta para a equidade de gênero neste setor.
• Estamos formando um time de líderes diversificado – Ao desenvolver e promover estas pessoas, a empresa constrói um time de líderes plural, com diferentes ideias e perspectivas. Isso transmite segurança ao time, mostrando que não é necessário pertencer a um grupo majoritário para ganhar reconhecimento e prestígio.
• Transparência nos resultados – Para manter o engajamento de toda empresa é preciso que haja transparência quanto aos resultados das ações. Manter uma comunicação aberta sobre diversidade e inclusão também é importante para relembrar seu propósito e objetivos. Mais do que focar exclusivamente na conquista de lucros, as empresas devem assumir um compromisso de bem-estar com a comunidade que as rodeia e procurar criar impacto positivo no mundo. É importante fazer parte da solução e desempenhar um papel participativo, de mudança que beneficia a todos.
Notícias Técnicas
A medida entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026, observando-se integralmente o princípio constitucional de anterioridade, seguindo as regras estabelecidas pelo artigo 150, inciso III.
Entenda os impactos e como se preparar para o novo cenário até 2032
Por lei, quem não se adaptar deve pagar tributos mesmo no período de teste, mas o maior risco é operacional
Implicações do novo sistema de recolhimento para o fluxo de caixa e a infraestrutura tecnológica
Notícias Empresariais
Levantamento do Sebrae mostra que o país criou 412 mil novos empreendimentos no mês; setor de Serviços lidera
Ao lidar com falhas de forma madura, profissionais mostram resiliência, inteligência emocional e disposição para evoluir
Uma das Comissões da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que eleva o limite de faturamento do MEI para R$ 150 mil ao ano
Houve salto de mais de 1.000% nas contratações em julho, com 6.099 novos contratos firmados
Estimativa aponta que impacto seria de 138 mil empregos perdidos, mas será mitigado pelo pacote de socorro do governo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional