O parecer do senador Eduardo Braga para o 2º projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária (PLP 108 de 2024) trouxe algumas mudanças sobre a aplicação de multas e penalidades
Área do Cliente
Notícia
Dúvidas sobre as novas regras de segurança no WhatsApp: o que elas significam?
Mudanças nos termos de uso da plataforma geram preocupação sobre violação de privacidade
Recentemente, fomos surpreendidos com o anúncio das mudanças nos termos de privacidade do WhatsApp. Após uma repercussão negativa sobre essa nova política, o aplicativo de mensagens instantâneas prorrogou o prazo para que seus atuais usuários concordem com as novas regras.
Esse tempo traz fôlego para a empresa esclarecer quais são essas alterações e como as informações são compartilhadas com sua proprietária - o Facebook. Com isso, as duas bilhões de pessoas que utilizam a plataforma podem compreender que tais mudanças realizadas não impactam na sua privacidade.
As informações coletadas e compartilhadas com o Facebook são para a utilização e o aperfeiçoamento do WhatsApp, tais como o tipo de aparelho, acesso via Wi-Fi ou 4G, frequência de uso, tempo de interação com outros usuários, formato de mensagem (texto ou voz), entre outros.
As correspondências pessoais continuam sem acesso e sem possibilidade de compartilhamento com outras plataformas, mesmo porque essas informações possuem criptografia end-to-end, o que significa que, ao serem enviadas do remetente ao destinatário, trafegam totalmente criptografadas entre os servidores, limitando acesso à leitura por terceiros, conforme esclarecimento da empresa.
Em contrapartida, os dados de transação e pagamento, cookies e localização podem ser compartilhados com o Facebook, dependendo das permissões que o usuário tenha concedido ao WhatsApp. De acordo com sua política, as informações coletadas e sua finalidade de utilização não violam nenhum dos princípios relacionados à proteção de dados, inclusive os definidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Entretanto, algumas informações, como o número do aparelho e o endereço do IP, apesar de não armazenadas ou compartilhadas com o Facebook, permitem a identificação do usuário e, mais, se forem utilizadas para outros fins além do aperfeiçoamento da plataforma, constituiriam uma violação à LGPD.
Vale ressaltar que o WhatsApp está aumentando seu mercado de uso para transações com empresas. Sendo assim, essa atualização das políticas têm o objetivo de alertar os usuários de que, em breve, outras instituições utilizarão servidores de propriedade do Facebook para armazenar mensagens com os consumidores.
Porém, a falha na comunicação e no entendimento do público sobre essas novas regras de segurança acabou gerando a perda de usuários, que migraram para outras plataformas de mensagens instantâneas, como a Signal, o Telegram e o Microsoft Kaizala. É importante comentar, entretanto, que alguns desses aplicativos que tiveram incremento no número de downloads possuem um nível de segurança e privacidade menor que o do próprio WhatsApp, segundo a Electronic Frontier Foundation.
Em suma, o risco de acesso às mensagens de usuários pelo WhatsApp é baixo e, independente dessas mudanças nas políticas, as conversas entre as pessoas e seus grupos continuam protegidas. Ou seja, o receio dos usuários é válido e está alinhado com as novas exigências por privacidade e proteção de dados, mas, neste caso específico, o gargalo esteve apenas na comunicação, e não na segurança.
Notícias Técnicas
A medida entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026, observando-se integralmente o princípio constitucional de anterioridade, seguindo as regras estabelecidas pelo artigo 150, inciso III.
Entenda os impactos e como se preparar para o novo cenário até 2032
Por lei, quem não se adaptar deve pagar tributos mesmo no período de teste, mas o maior risco é operacional
Implicações do novo sistema de recolhimento para o fluxo de caixa e a infraestrutura tecnológica
Notícias Empresariais
Levantamento do Sebrae mostra que o país criou 412 mil novos empreendimentos no mês; setor de Serviços lidera
Ao lidar com falhas de forma madura, profissionais mostram resiliência, inteligência emocional e disposição para evoluir
Uma das Comissões da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que eleva o limite de faturamento do MEI para R$ 150 mil ao ano
Houve salto de mais de 1.000% nas contratações em julho, com 6.099 novos contratos firmados
Estimativa aponta que impacto seria de 138 mil empregos perdidos, mas será mitigado pelo pacote de socorro do governo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional