O parecer do senador Eduardo Braga para o 2º projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária (PLP 108 de 2024) trouxe algumas mudanças sobre a aplicação de multas e penalidades
Área do Cliente
Notícia
Crédito, débito ou Pix?: os desafios para a adesão à novidade no varejo
Educar o varejista e engajar o consumidor são duas frentes de ação necessárias para tornar o Pix uma realidade nas compras
Praticamente quatro meses se passaram desde a estreia do Pix. Aos poucos, a novidade foi ganhando o espaço prometido: substituir DOC ou TED na transferência de valores entre pessoas físicas. Segundo informações divulgadas pelo Banco Central, o número de transações do novo serviço instantâneo em janeiro superou a marca dos 200 milhões e ultrapassou as transferências realizadas pelos modelos tradicionais. Com essa fase relativamente consolidada, os debates se concentram em entender por que a adesão no varejo não foi tão forte nesse mesmo período.
Para fazer o Pix ser realidade nas compras, são necessárias duas frentes de atuação neste momento: educar o varejista e engajar o consumidor. Para a primeira, o setor já começa a se movimentar. Workshops, lives com especialistas e criação de conteúdo unem forças ao surgimento de novas soluções para integrar o Pix de forma simples e eficiente nos PDVs e e-commerces. Nos últimos meses, vimos surgir novas soluções na indústria e atualizações de ferramentas para colocar o Pix no QR Code e no link de pagamento, entre outros, e fazer a conciliação dos recebíveis em uma plataforma única para o varejista. Toda inovação é pensada para simplificar a vida do comerciante, que não pode enxergar no Pix um gargalo para a gestão do seu negócio.
Oferecer o Pix é mandatório para atrair o cliente cada vez mais exigente em relação à experiência de compra, proporcionando mais facilidade, versatilidade e agilidade. Há tempos se entende a importância de oferecer o maior leque de formas de pagamentos possível, pois isso pode definir a compra, ou não, do cliente na loja. Da base de clientes da Linx Pay Hub, fintech da Linx, cerca de 15% a 20% dos clientes já fizeram a integração para o Pix em suas plataformas. Para eles, o ticket médio de transações da modalidade é em torno de R$ 78, indicando que os consumidores estão dispostos a utilizar a ferramenta mesmo em compras com valores um pouco mais altos.
Do outro lado do balcão, a segunda frente é olhar para o consumidor, criando um ecossistema em torno do Pix que o torne realmente mais vantajoso para as compras. Já provamos que o brasileiro se engaja quando vê benefícios - a instantaneidade e isenção de taxas cobradas para as transferências entre bancos foi um acelerador para o sucesso do Pix na substituição de DOC e TED.
A verdade é que o Pix vai precisar de um estímulo intenso para competir com os meios de pagamento já consolidados. Hoje, as bandeiras de cartões de crédito e as carteiras digitais oferecem uma série de benefícios para quem opta por eles, com descontos especiais, isenção na compra de ingressos, acesso a espaços VIPs, cashback, programa de milhas e muitos outros. Os planos de benefícios e fidelidade são extensos e muito populares.
Para posicionar o Pix nessa briga, a missão deve ficar por conta dos bancos e fintechs, que, agora, protagonizam o centro dessas transações, sem a necessidade de adquirentes e bandeiras na jogada. Criar programas de incentivo e uma experiência fluída para fomentar o uso do Pix será determinante para essa nova modalidade de pagamento se consolidar no varejo.
A chegada do Pix no setor varejista é apenas uma questão de tempo - o comerciante está em uma jornada de implementação gradual. Mas é preciso agilidade para atrair o consumidor e fazer com que a pergunta na hora do pagamento seja, finalmente, "crédito, débito ou Pix?".
Notícias Técnicas
A medida entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026, observando-se integralmente o princípio constitucional de anterioridade, seguindo as regras estabelecidas pelo artigo 150, inciso III.
Entenda os impactos e como se preparar para o novo cenário até 2032
Por lei, quem não se adaptar deve pagar tributos mesmo no período de teste, mas o maior risco é operacional
Implicações do novo sistema de recolhimento para o fluxo de caixa e a infraestrutura tecnológica
Notícias Empresariais
Levantamento do Sebrae mostra que o país criou 412 mil novos empreendimentos no mês; setor de Serviços lidera
Ao lidar com falhas de forma madura, profissionais mostram resiliência, inteligência emocional e disposição para evoluir
Uma das Comissões da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que eleva o limite de faturamento do MEI para R$ 150 mil ao ano
Houve salto de mais de 1.000% nas contratações em julho, com 6.099 novos contratos firmados
Estimativa aponta que impacto seria de 138 mil empregos perdidos, mas será mitigado pelo pacote de socorro do governo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional