O parecer do senador Eduardo Braga para o 2º projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária (PLP 108 de 2024) trouxe algumas mudanças sobre a aplicação de multas e penalidades
Área do Cliente
Notícia
Como montar um negócio em casa: Dicas para começar
Empreender em casa exige cuidados extras, como a separação de horários para trabalhar e para receber amigos e parentes. Confira mais dicas
Nesses tempos incertos, a opção por montar um negócio em casa ganhou força, seja pela mudança de rumo, para poder ter o conforto de trabalhar sem precisar se locomover, ou mesmo para ter uma renda extra.
Esse é o seu caso? Se sim, confira dicas fundamentais para começar a realizar esse sonho. Aliás, parabéns pela iniciativa de empreender e buscar informações a respeito.
DEFINA COM O QUE VOCÊ DESEJA TRABALHAR
Não basta querer descobrir como montar um negócio em casa, é preciso definir que tipo de trabalho será desenvolvido, afinal, cada um possui suas particularidades.
Se a sua ideia é começar a fazer bolos para vender, por exemplo, o processo será diferente das ações necessárias caso decida trabalhar com algo ligado a marketing digital.
VERIFIQUE SE PODE EXERCER A ATIVIDADE ESCOLHIDA EM CASA
Uma das principais dicas é checar junto à prefeitura se a atividade escolhida realmente pode ser exercida em um endereço residencial, e o que é preciso ser feito para que isso aconteça.
Um alvará do Corpo de Bombeiros e uma permissão da Vigilância Sanitária, por exemplo, podem ser necessários.
CRIE UM PLANO DE NEGÓCIOS
O plano de negócios é essencial em qualquer tipo de empreendimento, e nesse caso não é diferente.
Estruture esse documento da forma correta e com o maior número de informações possível, como o público que deseja atender, o produto/serviço com o qual irá trabalhar etc.
Caso você não seja adepto ao Plano de Negócios, conheça o MVP (Mínimo Produto Viável), o método que as startups usam para saber se o seu produto/serviço será aceito.
CERTIFIQUE-SE DE TER O NECESSÁRIO PARA COMEÇAR
Dentro do plano de negócios deve constar a quantia relacionada ao investimento necessário para começar o seu empreendimento.
Portanto, para preencher essa parte, certifique-se de que possui a quantidade necessária para esse começo, lembrando que esse valor deve ser suficiente para tirar a ideia o papel e mantê-la funcionando. Lembre-se do capital de giro, até que o lucro comece a aparecer.
SEPARE UM ESPAÇO PARA DESENVOLVER SUAS ATIVIDADES
O trabalho desenvolvido em casa também necessita de um espaço próprio para ser realizado, um espaço no qual você realmente se sinta trabalhando.
Se possível, separe um cômodo para isso e estruture-o com os móveis e equipamentos necessários.
Em casos como o da confecção de bolos, citado no início, sua própria cozinha servirá de “escritório”, não sendo preciso construir outra para isso. Mas, ainda assim, é preciso ter um espaço para armazenar os materiais que serão usados, dispensa, armazenagem etc.
CONVERSE COM A SUA FAMÍLIA SOBRE ESSA DECISÃO
Uma das maiores dificuldades de quem escolhe trabalhar em casa é ter que lidar com demandas familiares no horário do expediente.
Para evitar que isso atrapalhe os negócios, converse com sua família a respeito, explique que se trata de um trabalho sério que não deve ter interrupções e que seu espaço deve ser respeitado.
Defina o horário em que irá trabalhar, para que tenha tempo também para sua família, para você, e para estudar formas de ampliar o seu negócio.
E agora que você já conhece as principais dicas de como montar um negócio em casa, é só descobrir qual tipo de atividade mais combina com você e ter coragem de dar o primeiro passo.
Afinal, #empreendernavidareal é muito mais legal.
E como dica final, ao escolher a sua atividade, converse com outras pessoas da área para conhecer bem os bastidores do negócio.
Nunca compare o seu início de jornada com o meio ou fim do trabalho de alguém. Abrace o empreendedorismo, ele é um caminho sem volta para o seu desenvolvimento pessoal neste novo ciclo.
Um forte abraço.
Notícias Técnicas
A medida entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026, observando-se integralmente o princípio constitucional de anterioridade, seguindo as regras estabelecidas pelo artigo 150, inciso III.
Entenda os impactos e como se preparar para o novo cenário até 2032
Por lei, quem não se adaptar deve pagar tributos mesmo no período de teste, mas o maior risco é operacional
Implicações do novo sistema de recolhimento para o fluxo de caixa e a infraestrutura tecnológica
Notícias Empresariais
Levantamento do Sebrae mostra que o país criou 412 mil novos empreendimentos no mês; setor de Serviços lidera
Ao lidar com falhas de forma madura, profissionais mostram resiliência, inteligência emocional e disposição para evoluir
Uma das Comissões da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que eleva o limite de faturamento do MEI para R$ 150 mil ao ano
Houve salto de mais de 1.000% nas contratações em julho, com 6.099 novos contratos firmados
Estimativa aponta que impacto seria de 138 mil empregos perdidos, mas será mitigado pelo pacote de socorro do governo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional