Aplica-se o entendimento, quanto ao afastamento da responsabilidade tributária, fixado no Parecer Normativo Cosit nº 1, de 24/09/2002, considerando a ineficácia das normas no período
Área do Cliente
Notícia
Como são feitos os pagamentos e recebimentos do PIX?
O PIX foi recebido com bastante empolgação pela maioria dos brasileiros, contudo, uma grande parcela da população ainda não tem a menor ideia de como esse novo sistema de pagamentos funciona.
O PIX foi recebido com bastante empolgação pela maioria dos brasileiros, contudo, uma grande parcela da população ainda não tem a menor ideia de como esse novo sistema de pagamentos funciona.
A verdade é que algumas pessoas ainda estão inseguras com relação ao seu uso. Todavia, isso acontece porque ainda não sabem exatamente como esse mecanismo rápido para transferir dinheiro e efetuar pagamentos pode ajudar no dia a dia das pessoas física e jurídica.
Como pagar uma conta usando o PIX?
Pagar ou transferir dinheiro ficou muito mais fácil e principalmente rápido usando o PIX. A boa notícia é que não importa qual é o banco, nem dia e muito menos horário.
Portanto, se a necessidade é fazer uma transferência ou pagar um boleto no fim de semana ou feriado, com o PIX, o mesmo será feito em tempo real. O sistema promete que em 10 segundos, o dinheiro sai de uma conta e já entra na outra.
Porém, para ter acesso ao PIX, os usuários devem ter uma conta em banco, seja corrente, poupança ou Fintech.
Não é necessário baixar nada de diferente no celular, basta cadastrar uma chave no próprio aplicativo do banco. Essa pode ser o número do celular, CPF, CNPJ, email ou outro número aleatório.
Essa chave elimina a necessidade de pedir a agência e conta bancária da pessoa para qual você precisa fazer uma transferência.
O pagamento ou transferência pelo PIX pode ser feito de duas maneiras:
- Usando o QR CODE criado pela pessoa ou empresa credora;
- Solicitando a chave da pessoa ou empresa pela qual você deseja efetuar o pagamento;
O próprio aplicativo do banco vai mostrar na tela principal um campo chamado ” PIX”, nele você tem a opção ” PAGAR”. Clicando nele, essas duas opções aparecem.
Como receber usando o PIX?
Para receber valores pelo PIX é necessário que o pagador também tenha cadastro no sistema.
Diante disso, esse procedimento pode ser feito de duas formas bem simples:
Entre no aplicativo do banco no campo ” PIX”, clique em ” Recebimentos”. Note que haverá duas opções:
- Crie um QR CODE – Esse pode ser mostrado na tela do celular para o devedor, ou então, compartilhado em aplicativos de mensagem ou email.
- Fornecer a sua chave do PIX para o pagador, dessa forma, ele transferir valores para você em tempo real.
O QR CODE pode ser usado tanto para transferências como para pagamento de Boletos.
Para quem já tem aplicativo do banco no dispositivo móvel, não há segredos. O sistema é bastante intuitivo, o único trabalho é cadastrar a chave que também é um mecanismo simples.
Vale lembrar que a chave PIX é o dado mais importante, pois é ela que faz a identificação da conta que vai receber os valores na hora da transação.
Como cadastrar a chave PIX?
As opções fornecidas de chave PIX pelos bancos são: CPF, CNPJ, número de celular, email ou número aleatório.
Uma pessoa ou empresa pode ter várias chaves, uma para cada banco. É através dessa numeração que será identificado a instituição bancária e o recebedor dos valores.
Não é necessário ter uma conta corrente, pode ser poupança, serve até mesmo a social digital da Caixa Econômica.
Essa chave deve ser cadastrada diretamente no aplicativo do banco em questão e internet banking, ou se tiver dúvidas, é possível comparecer nos terminais de auto atendimento da agência.
Ou seja, não é necessário baixar nenhum aplicativo diferente. Além disso, é fundamental tomar muito cuidado com links enviados por email ou SMS, pois muitos golpes estão ocorrendo por esses meios.
O PIX veio para facilitar as transações financeiras no Brasil. O objetivo do Banco Central e ter uma grande adesão do sistema e mais pessoas usando a rede bancária no País para a movimentação de dinheiro.
Notícias Técnicas
O ADI nº 1/2025 dispõe sobre a interpretação do Ex 01 do código 8706.00.10 da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados, aprovada pelo Decreto nº 11.158, de 29 de julho de 2022
Faltam poucos dias para o fim de julho e a agenda contábil não para! Conheça as 6 obrigações acessórias que vencem entre domingo (20) e o último dia útil do mês
Instrução Normativa traz as condições para fruição dos benefícios fiscais para empresas exportadoras que tenham projeto aprovado pelo Conselho Nacional das ZPEs
Oportunidade em alta: por que o mercado de condomínios cresce no Brasil
Notícias Empresariais
A inteligência emocional organizacional será, cada vez mais, o que separa empresas que apenas funcionam daquelas que realmente inspiram, transformam e prosperam
Descubra quais habilidades vão dominar o mercado de trabalho brasileiro nos próximos anos e como se preparar para garantir sua empregabilidade
A novidade tende a simplificar a gestão financeira dos empreendedores, mas é preciso analisar quando é vantajoso
Equívocos no recolhimento de tributos, falta de planejamento e desconhecimento da legislação podem resultar em autuações e multas de até 225%
Conheça os principais pontos para não cair em erros e desenquadrar do regime
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional