Versão 11.3.3 do Programa da ECF é válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
Área do Cliente
Notícia
User Experience (UX) na digitalização de processos
Revisitar os processos digitais, já implantados, pode trazer ganhos consideráveis na satisfação dos usuários
A digitalização de processos vem sendo adotada em larga escala nas grandes empresas. Já faz parte do dia a dia das áreas de compras, contratos e Recursos Humanos, especialmente. Contudo, ainda existe uma lacuna importante que precisa ser observada e melhorada nos processos digitais. É preciso se atentar para a experiência do usuário para aperfeiçoar tempo e recursos, especialmente em processos com alta demanda.
Recentemente, a Essência Digital, especializada em projetos de inovação digital e no lançamento de produtos disruptivos, embarcou no desafio de atender uma empresa com mais de 20 mil colaboradores. Ela buscava aperfeiçoar a experiência de seu público interno na abertura de mais de 20 processos da área de Recursos Humanos, que iam desde entrega de atestado médico até inclusão de dependentes em planos de saúde.
Nesta empresa, o processo digitalizado já funcionava de forma consolidada e integrada ao sistema de gestão, mas existia uma taxa considerável de insatisfação dos colaboradores pelas dificuldades enfrentadas: tanto no preenchimento de formulários com grande quantidade de campos, quanto pela espera na fila para utilização do Totem de autoatendimento.
Por conta das dificuldades, muitas vezes, estes processos comprometiam o tempo do horário de descanso ou de almoço dos colaboradores. Assumimos o desafio de aumentar a satisfação do usuário, ao mesmo tempo em que nos propomos a diminuir o tempo de solicitação.
Como ponto de partida neste projeto, avaliamos os sentimentos das pessoas durante o uso da ferramenta: frustração e ansiedade estavam no topo da lista: ao abrir o formulário, o usuário se deparava com uma grande quantidade de campos e a frustração vinha com a dificuldade enfrentada na tentativa de preenchê-los.
De posse dessas informações, buscamos referências das melhores práticas em outras aplicações. E, como solução, implementamos o formulário conversational, uma ferramenta que conduz o usuário, passo a passo, direcionando uma única questão por vez e utilizando uma linguagem natural.
Outra disposição que trouxe resultados significativos foi a criação de GIFS animados para as interações com o totem. Durante o autoatendimento, o processo exigia o escaneamento de documentos, etapa que provocava dúvidas e, normalmente, travava o atendimento. Com a apresentação do GIF animado, em poucos segundos o usuário conseguia perceber as ações necessárias e o medo de errar era afastado.
A User Experience (UX) em processos digitais deve ser encarada como um dos pilares mais importantes do processo. Revisitar seus processos digitais, já implantados, pode trazer ganhos consideráveis na satisfação dos usuários, no tempo de vida do processo e na redução de não conformidades.
Notícias Técnicas
Novos CSTs, registros EFD e exemplos práticos para operações com GLP/GLGN
Receita Federal detalha eventos e obrigações acessórias para o IBS e CBS
Nova regra da reforma tributária obriga emissão de NF com finalidade 6 em faturamento antecipado, com recolhimento imediato de IBS e CBS
A Receita Federal disponibilizou, neste mês, a Calculadora de Tributos, uma ferramenta digital que permite simular os impactos da Reforma Tributária sobre o consumo
Notícias Empresariais
A verdadeira produtividade vem de equipes que se sentem seguras para pensar, experimentar, falhar e tentar de novo
Mais do que um ambiente descontraído, a felicidade corporativa se consolida como um pilar estratégico para engajamento, produtividade e retenção de talentos
RHs devem se preparar para novo ciclo de contratações e valorização do capital humano, com foco em inclusão, formalização e desenvolvimento de talentos
Empresas que querem se manter relevantes, precisam ter visão de futuro a longo prazo e estarem abertas à inovação. Nesse contexto, receber bem a Geração Z no mercado de trabalho é mais que preencher uma vaga
Prazo final se aproxima e especialista alerta: entregar a RAIS corretamente é essencial para evitar multas, garantir benefícios trabalhistas e manter a conformidade com o eSocial
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional