A Receita Federal informou que, entre os dias 1º e 4 de agosto, foram disponibilizados no DTE-SN os Termos de Exclusão do regime e os Relatórios de Pendências para contribuintes com débitos
Área do Cliente
Notícia
Você não poderá guardar email, telefone e dados dos clientes; o que fazer?
Provavelmente seus clientes já forneceram dados importantes para a sua loja, como email, endereço, WhatsApp, idade, sexo, estado civil, contatos familiares e até mesmo religião. No entanto, essas informações indiscriminadas estão com os dias contados. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entra em vigor em agosto deste ano e para usar qualquer informação dos consumidores, os ecommerces deverão ter o consentimento dos titulares dos dados.
Algumas empresas já estão se antecipando e se adequando à legislação, enquanto outras estão mais preocupadas com o que acontece com o descumprimento. O estudo Brazil IT Snapshot, da consultoria Logicalis, mostra que apenas 17% das instituições consultadas dispõem de iniciativas concretas ou já implementadas em relação à LGPD. Além disso, 24% tiveram contato com o tema somente por meio de apresentações, e outros 24% têm orçamento específico para colocar em prática ações que garantam a proteção de dados de acordo com as exigências legais.
O fato é que o tempo é curto e quem ainda não se informou sobre a lei precisa correr. Afinal, ela vale para empresas de todos os portes, seja pequena, média ou grande. O seu e-commerce já se preparou para as novas exigências? Veja cinco dicas que vai ajudar a deixar sua loja dentro das normas.
Crie uma curadoria de segurança da informação
O primeiro passo é criar uma curadoria que fique responsável por saber onde estão todos os dados recebidos ao longo dos anos e qual seu ciclo de vida dentro da empresa. É bom saber para onde foram, com quem foi compartilhado, como foram usados e onde estão armazenados. A partir daí, é possível avaliar os riscos envolvidos e fazer com que os dados fiquem guardados de maneira segura.
Tome conta da jornada de dados do cliente
Depois da criação de uma curadoria, é necessário mapear as informações, guardar apenas os dados para a finalidade que se destinam e apagar os demais. Com a nova lei, nenhuma empresa pode ficar com informações que não foram autorizadas pelo cliente.
Não peça informação que você não precisa
As lojas precisam criar um roteiro de informações que, de fato, necessitam para concluir uma compra. Se você vende bolsas, por que seria interessante saber a religião do cliente? Essa pergunta é relevante? O que vou fazer com esse dado? Se não é importante, apague. Todos os dados que não tenham a ver com a compra são sensíveis a vazamento e justificar o motivo de serem usados pode sair caro para qualquer lojista.
Tenha consentimento explícito das informações
O titular dos dados deve estar claramente ciente sobre as informações cedidas e como elas serão usadas pela empresa. É importante ressaltar que, com a nova lei, o consumidor tem o direito de liberar ou até mesmo cancelar as informações fornecidas a qualquer momento.
Seja comprometido com seus consumidores
Vivemos em uma sociedade digital e há dados por todos os lados. Se adequar a lei não é tarefa fácil, mas necessária. Por isso, descumpri-la não é o melhor caminho.
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão responsável por acompanhar e aplicar as sanções descritas na lei, vai fiscalizar os dados das empresas, emitir relatórios e aplicar multas. A penalidade pode variar entre R$ 50 milhões e 2% do faturamento da companhia. Além disso, as atividades do e-commerce podem ser suspensas parcial ou totalmente, o que gera prejuízo e perda de credibilidade com os consumidores.
*Alessandra Montini é diretora do LabData da FIA, consultora em análise de dados, Big Data e inteligência artificial e professora de métodos quantitativos e informática da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)
Notícias Técnicas
Saiba como funciona a auditoria no Lucro Presumido, quais pontos a Receita Federal prioriza e como prevenir autuações e multas
Fatores de atualização do INSS para agosto de 2025 foram publicados em portaria oficial, garantindo cálculo correto de benefícios
Cinco teses tributárias estarão disponíveis para negociação com condições diferenciadas, até 30 de novembro e 29 de dezembro
Levantamento aponta que 73% das tarefas refeitas poderiam ser evitadas com processos e indicadores bem definidos
Notícias Empresariais
Descubra como os profissionais 50+ estão vencendo o etarismo, se recolocando no mercado e transformando a maturidade em vantagem competitiva
Ao adotar o quiet firing, empresas correm o risco de perder talentos valiosos junto com os que realmente desejavam desligar
Despesas pequenas e recorrentes podem passar despercebidas, mas acumulam e comprometem o fluxo de caixa, exigindo atenção redobrada na gestão financeira da empresa
O Meta AI, novo aplicativo de inteligência artificial da Meta, está disponível no Brasil, integrado ao WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger
Pacote também prevê portabilidade simplificada, site reformulado e campanhas de educação financeira
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional