A RFB publicou, em edição extra do Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2025, a Instrução Normativa nº 2.276, que prorroga os prazos de vigência dos regimes especiais do Recof
Área do Cliente
Notícia
10 negócios que bombam no inverno: saiba como lucrar na estação
Lavanderias, chocolate quente, café, artesanato e turismo estão entre os negócios que se favorecem com o frio
Negócios podem faturar mais no inverno. É o caso da cafeteria e restaurante Café com Delícias, das irmãs Renata (54) e Marcella Rosa (51). As duas abriram o restaurante, que fica na Enseada do Suá, em Vitória, em 2005 e garantem que no inverno as vendas são pelo menos 25% maiores do que no verão.
“O frio chega e aumenta muito a venda de doces, lanches à tarde e os clientes deixam as saladas de lado, preferindo comidas como feijão tropeiro, costela de porco, canjiquinha e bacalhau”, afirmou Renata.
No restaurante especializado em massas Casa Nonna, em Maruípe, Vitória, também não é diferente. O proprietário, Marcondes Junior (32), tem o estabelecimento há três anos e percebe um aumento médio de 20% no faturamento de inverno.
“Massas como nhoque, espaguete e talharim, acompanhadas de carnes ou frutos do mar são muito procuradas nessa época porque são produtos servidos bem quentinhos, que acompanham muito bem com vinho, que tem tudo a ver com inverno”, afirmou.
Embora o Sebrae reconheça que as condições macro determinadas pelo inverno favoreçam determinados negócios, a analista da instituição, Jéssika Tristão ressalta a importância de se fazer um planejamento para minimizar fatores de risco ao decidir empreender.
“É preciso iniciar as atividades com planejamento. Entender como vai atuar, em qual mercado; quem vai ser público-alvo; se já há demanda no lugar escolhido para empreender; qual é esse lugar; se há concorrência e o que ela oferece ao consumidor. A partir dessas respostas torna-se necessário estudar a previsão de lucro para avaliar a viabilidade econômica e financeira do negócio”, afirmou.
Confira a lista de 10 negócios que costumam aquecer à medida em que as temperaturas baixam:
1. Lavanderia
Com o frio, é natural que as pessoas tirem do armário cobertores e roupas mais pesadas que passaram o ano todo guardados. Aliado a isso, o fato de que as roupas demoram consideravelmente mais para secar com as temperaturas mais baixas. Por esses motivos, muitas pessoas costumam recorrer para lavanderias durante o inverno, aumentando o faturamento das empresas na estação.
2. Depilação de estética
Parte dos procedimentos oferecidos em clínicas de estética utilizam produtos reativos à exposição excessiva ao sol, como peeling e laser e, por isso, são mais procurados no inverno.
3. Cafeteria
A bebida mais adorada pelos brasileiros é ainda mais consumida no inverno. Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), entre o outono e inverno, o consumo da bebida cresce cerca de 30% no país. Isso porque o café tem a capacidade de nos aquecer e tornar o ambiente frio mais prazeroso.
4. Chocolateria
Quando o clima esfria, logo sentimos a necessidade de ingerir alimentos calóricos como chocolate, que é rico em gordura e possui propriedades que estimulam a sensação de prazer no cérebro.
5. Caldos, sopas e massas
Sopas, caldos e massas também apresentam destaque nas vendas durante o inverno, justamente por serem fontes de energia quentes, que mantém as pessoas alimentadas e as ajudam a se esquentar.
6. Adega de vinho
O consumo de vinho praticamente dobra durante as estações mais frias do ano.
7. Turismo
Com as férias de Julho, o inverno traz muitas oportunidades para o segmento turístico, com aumento da procura por destinos mais frios, como a serra capixaba. Ao empreender no segmento, foque em atrativos que se tornem ainda mais interessantes em baixa temperatura.
8. Doceria
As docerias são repletas de deliciosas tortas, bolos e sobremesas que satisfazem o paladar e supre as energias necessárias no inverno, por isso são muito procuradas.
9. Artesanato
O profissional autônomo não fica de fora da estação. Artistas ganham uma boa chance no inverno para comercializar alguns artigos manufaturados a mão. Além do artesanato sustentável, peças de roupas de crochê ou tricô são bastante procuradas.
10. Queijaria
O aumento do consumo de queijos chega a 30% durante o período frio do ano, o que favorece uma boa margem de lucro aos fabricantes e revendedores do produto.
Notícias Técnicas
Calendário começou em 15 de agosto e o prazo final é 28 de novembro às 19h (de Brasília). Confira editais, com descontos de até 65% e parcelamento até 60 meses
Manual revisado simplifica procedimentos no Sistema Mediador e valoriza exemplos de cláusulas inovadoras já pactuadas
Crescimento em seguidores e visibilidade não garante contratos sem processos de vendas bem definidos e foco em resultados
Reconhecimento representa um marco importante para o Brasil na implementação das regras internacionais do Pilar Dois (tributação mínima global de grandes grupos multinacionais)
Notícias Empresariais
Ao adotar essas práticas, empresas criam bases sólidas para enfrentar crises, inovar de forma consistente e manter relevância em ambientes cada vez mais dinâmicos
Descubra séries que ensinam planejamento financeiro, consumo consciente e hábitos saudáveis para cuidar do seu dinheiro
O dólar é referência monetária nas transações internacionais
Automatização e integração serão fundamentais para o sucesso fiscal
Pesquisa mostra ainda que 76% dos decisores acreditam que, no futuro, todas as áreas passarão pelo cloud
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional